sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Ratos

Notícia do Público:

Autoridades espanholas alertam para ameaça no distrito de Bragança
Ministro garante que praga de ratos em Espanha ainda não chegou a Portugal
31.08.2007 - 12h51 Lusa

O ministro do Ambiente, Nunes Correia, garantiu hoje que ainda não foram detectados em Portugal vestígios da praga de roedores que está afectar a região espanhola de Castela e Leão e a aproximar-se da fronteira.

Não sei, não. O Nuno Markl já teve um avistamento, e mora em Benfica ;-)

É Obra - Parte II

Notícia do Público:

Saída deverá ser confirmada esta tarde
Paulo Teixeira Pinto deverá ser substituído no BCP por Filipe Pinhal
31-08-2007 13h02 - Por Lusa, PUBLICO.PT

Pois.
No perfil de Filipe Pinhal no Diario Economico falta uma referência. Se calhar porque não é precisa?

Donos de cães perigosos

Ou donos perigosos de cães?


Donos de cães 'perigosos' sujeitos a exames psicológicos
31-08-2007 10:44:00
O novo regime jurídico de detenção de animais potencialmente perigosos, que obriga os proprietários de algumas raças de cães a fazer exames de aptidão física e psicológica e a ter registo criminal limpo, foi publicado hoje em Diário da República.
(...)
As raças ou cruzamentos "potencialmente perigosas" são sete: o cão de fila brasileiro, o dogue argentino, o pit bull terrier, o rottweiller, o staffordshire terrier americano, o staffordshire bull terrier, e o tosa inu.

Parece-me bem. Infelizmente muitas pessoas optam por estas raças por "macheza". Mas qualquer candidato a dono de cão deveria perceber que é sua obrigação socializar e controlar o seu cão de maneira a este não constituir perigo para ninguém.
Seria bom que tanto a legislação como as sociedades de protecção aos animais e os clubes de canicultura promovessem a responsabilização dos donos.
Seria bom que se fizesse perceber que cruzar um cão e uma cadela também impõe a responsabilidade pela ninhada: não só pelo destino dos cachorros mas pela sua qualidade e saúde.
Seria bom que deixássemos de olhar para os cães com olhos de mouros.

Primeiro a maquilhagem...

... Depois o banho.

Notícia do Sol:

Lisboa
O que cumpriu António Costa num mês de mandato
O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), classificou hoje de «intenso» o primeiro mês de mandato à frente da autarquia. Pintar passadeiras, limpar a cidade e fechar o Terreiro do Paço ao trânsito foram as medidas mais relevantes
(...)
O presidente da Câmara adiantou igualmente que «em meados de Setembro» estará concluído o levantamento da «situação financeira» do Município.

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Verdade e Consequência


"(...) eu faço só e apenas o que me apetece e (...) estou[-me] nas tintas para as consequências do que acho que devo fazer. É exactamente isso."

Ora aí está. O comum dos mortais não pode fazer o mesmo. Tem compromissos.
Eu também gostaria de fazer só o que me apetece, mas as consequências pesam: é a diferença entre epicurismo e hedonismo.

A Arte da Fuga

Um post no Bandeira ao Vento levou-me ao YouTube à procura de mais Glenn Gould, e daí a Bach, contrapontos, fugas... E encontrei este vídeo engraçadíssimo. O autor, que assina Danielpi, define, explica e mostra como se escreve uma fuga a partir de um tema... popular.
Por este trabalho recebeu nota máxima. Merecida, na minha opinião.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

As armas e os barões

Notícia do Público:

Estudo de instituto internacional
Civis têm três quartos das armas em todo o mundo
28.08.2007 - 14h44 AFP

Três quartos das armas de fogo em todo o mundo estão na posse de civis, revela um relatório do Instituto Universitário de Altos Estudos Internacionais (IUHEI) de Genebra, que salienta a relação entre a urbanização galopante e a violência armada.
Dos 875 milhões de armas em circulação no mundo, 650 milhões (75 por cento) estão nas mãos de civis, revelam os responsáveis pelo estudo.Com 270 milhões de armas, os Estados Unidos estão no topo da lista, seguidos da Índia (46 milhões de armas), China (40 milhões), Alemanha (25 milhões) e França (19 milhões).
Os Estados Unidos têm também a maior concentração de armas em relação à sua população, com 90 armas por cada cem pessoas. A seguir surgem o Iémen, a Finlândia e a Suíça.

Mais um daqueles estudos sobre que se começa logo a pôr questões: o que são armas de fogo? Pistolas, caçadeiras, metralhadoras? Canhões e bazookas também contam? Lança-mísseis?
Se os números para os Estados Unidos impressionam (90 armas para 100 habitantes, diz o Público, ou seja 270 milhões de armas para 302 milhões de habitantes), já na Índia 46 milhões de armas para 1,132 milhões de habitantes são "peanuts", ou mais portuguesmente dizendo, "tremoços". Idem para a China, com 40 milhões de armas para 1,318 milhões de habitantes.
O que surpreende é o Iémen, a Finlândia e a Suiça.
Do Iémen e da Finlândia não sei, mas na Suíça os "civis" fazem todos os anos um mês de serviço militar obrigatório e guardam a arma em casa.
De como a estatística engana.

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Amicus sociusque populi Europae

Notícia do Público:

Discurso do Presidente francês
Adesão da Turquia: Sarkozy defende relançamento das negociações mas prefere associação
27.08.2007 - 11h06 AFP

O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, evocou hoje a possibilidade do relançamento das negociações de adesão da Turquia à União Europeia, reafirmando a sua preferência por uma associação entre a UE e Ancara.

Concordo. A Turquia não é um país europeu e a adesão à Comunidade seria forçada; no entanto um estatuto de "amigo e aliado", com condições o mais possível equiparadas de comércio, de acessibilidade e de colaboração estratégica, beneficiaria tanto os turcos como os europeus. E esse estatuto poderia eventualmente vir a estender-se a outros países do Mediterrâneo.

Incêndios - Parte III


Incêndios: Portugal envia avião Canadair para a Grécia
26-08-2007 13:04:00
Portugal vai enviar hoje um Canadair para ajudar a Grécia no combate aos fogos florestais que têm fustigado o país, divulgou hoje a Autoridade Nacional de Protecção Civil.
(...)
Além do Canadair, será também enviada para a Grécia uma equipa constituída por um perito e um oficial de ligação que irá acompanhar a missão, com duração prevista de 3 dias.

Um avião? Um perito e um oficial de ligação? Três dias?
O que é isto, ajuda simbólica?
Mas o incêndio é real, não é?

domingo, 26 de agosto de 2007

Gelados algarvios

Vou pôr isto aqui para não me esquecer.
Lido no Observatório do Algarve:

Gelados “made in Algarve”
26-08-2007 9:58:00
Tudo começou com o Virgílio pai, actualmente o Virgílio filho é o responsável e o Virgílio neto já começou a dar os primeiros passos no negócio de família. Três gerações de fabrico e venda dos gelados Gelvi, os gelados “algarvios”.
Tudo começou em 1951 com os pais de Virgílio Jesus Martins. Naturais de Vila Real de Santo António, o contacto com a vizinha Espanha fê-los conhecer a arte da geladaria impulsionando-os a abrirem o próprio negócio: a Frígida Olhanense.
(...)
Se passar por Olhão e quiser provar um sabor "made in Algarve" pode visitar a loja da Gelvi, no Mercado de Olhão, onde tudo começou há 56 anos.

Incêndios - Parte II

Notícia do Público:

Anúncio será feito esta manhã
Portugal vai enviar meios de combate às chamas na Grécia
26.08.2007 - 10h12 PUBLICO.PT

O apelo de ajuda internacional lançado pela Grécia para combater o flagelo dos incêndios no país, que já fez 51 mortos, vai também ser respondido por Portugal.

Segundo a TSF os detalhes do auxílio a prestar serão anunciados esta manhã pelo Governo. França, Itália, Espanha, Suécia, Israel, Roménia e Sérvia estão entre os países que já enviaram meios aéreos e homens, para auxiliaram os mais de mil bombeiros e quase 500 soldados que combatem os fogos que têm afectado principalmente a península do Peloponeso, no sul do país. Mas ontem vários focos de incêndio ameaçavam, mais a norte a capital, Atenas, que acordou esta manhã mergulhada numa cortina de fumo.

Por favor despachem-se. Se a situação cá dentro está controlada, vamos ajudar lá fora.

sábado, 25 de agosto de 2007

Os incêndios da estação

Notícia do Público:

Secretário de Estado das Florestas satisfeito
Ano de 2007 é o que regista menor área ardida neste século
25.08.2007 - 16h47 Lusa

(...)
Salientando as condições meteorológicas favoráveis à eclosão de incêndios que este Verão têm atingido o país, Rui Gonçalves elogiou a estratégia de combate aos fogos, que têm sido “atacados de forma forte e coordenada”.

Ah! Já tardava. Afinal, este Verão foi quente e seco. Nós é que não demos por isso. E os helicópteros, viram-nos?

Sad

It's sad when you offer news as a comment to a blog you respect and enjoy reading, and the comment is supressed and the same news posted as coming from another source.

Pavarotti deixa o hospital

Notícia de Il Resto del Carlino, via OperaChic:

IL TENORE STA MEGLIO
Pavarotti torna a casa
Dimesso dall'ospedale
Dopo 18 giorni di ricovero, Big Luciano è stato dimesso dal centro oncologico di Modena. Ora continuerà la sua convalescenza nella serenità dell'ambiente familiare dove potrà comunque contare sulla stretta collaborazione dei medici

Modena, 25 agosto 2007 - Luciano Pavarotti ha lasciato l'ospedale di Modena questa mattina intorno alle 6 ed è tornato a casa. Ne dà notizia lo stesso Policlinico, precisando che il tenore ha con concluso tutti gli accurati accertamenti diagnostici disposti dallo staff medico, decisi a seguito dello stato febbrile che nelle settimane scorse lo aveva afflitto.

Le auguro un pronto ricovero
Desejo-lhe rápidas melhoras

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Espiões na rede

Notícia do Sol:

Em Dezembro
CIA vai criar rede social para espiões
A
CIA vai lançar uma rede social para os seus agentes espalhados pelo mundo poderem comunicar e partilhar informação.

Não sei bem o que isto é, mas acho que a contra-espionagem vai ser mais fácil.

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Livros à Bulhão Pato

Acabei de ler o décimo volume da série SPQR de John Maddox Roberts, A Point of Law.
Gosto mais desta série do que da "Roma sub Rosa" de Steven Saylor.

Ambas são histórias de detectives ambientadas na Roma do final da República. Em ambas se encontram até alguns dos "casos de tribunal" mais conhecidos que realmente tiveram lugar na época. Mas na minha opinião o protagonista de Roberts, Decius Caecilius Metellus o Jovem, é mais credível do que o Gordianus de Saylor.

Decius Caecilius é um aristocrata, filho de uma das mais nobres famílias plebeias da república Romana e apesar de um tanto marginal assume os seus direitos e deveres; Gordianus não tem pedigree mas é cidadão Romano; no entanto casa-se com a sua própria liberta, adopta escravos e mendigos e permite que a filha case com um escravo. Apesar disso movimenta-se tão agilmente como Decius nos mesmos meios.

Os livros de Roberts são divertidos, enquanto os de Saylor se tomam mais a sério e descambam por vezes no sobrenatural.

O problema com Roberts, como com outros autores de romances históricos, está nos detalhes. Já me habituei aos anacronismos, a ver Fausta Sulla casada com Titus Milo quando na realidade ainda não se devia ter divorciado do primeiro marido, Memmius. Um dos melhores romances ambientados nesta época é Ides of March the Thornton Wilder, e está cheio de anacronismos. Mas como dizia o amigo de um amigo, comentando um pintor, "Vê-se que o gajo não foi lá porque não quis".

O que me aborrece nos detalhes incorrectos é que interrompem o fluxo da leitura. São como os grãos de areia nas ameijoas à Bulhão Pato. Continua-se a comer, mas irritam.

Desorientação completa

Notícia do Público:

Reunião camarária sobre alteração orçamental
Câmara de Lisboa defende opção "Portela +1" com abstenção do PS
23.08.2007 - 09h50 Lusa

A câmara de Lisboa aprovou ontem, com a abstenção do PS, a sua estratégia em relação ao novo aeroporto, que contemplará sempre a manutenção da Portela, através da opção "Portela+1". A decisão foi baseada numa proposta do Movimento Cidadãos por Lisboa, encabeçado pela vereadora Helena Roseta.

Ou seja, o partido maioritário não sabe que posição tomar?

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Subterfúgios e sofismas

Vários motivos de indignação ao ler o Público:

Impostos
Nova tributação automóvel avançou apesar de críticas da CE
21-08-2007 10h47 - Por Vítor Costa

O Governo já sabia que a Comissão Europeia (CE) considerava ilegal o facto de o IVA incidir sobre o Imposto Automóvel (IA) quando decidiu avançar com a reforma da tributação automóvel actualmente em vigor e onde subsiste a norma que Bruxelas considera ilegal, mantendo o IVA a incidir, agora, sobre o Imposto sobre Veículos (ISV).
(...)
Portugal, por seu lado, (...) considera que o IA, e assim o ISV, "é um imposto especial de consumo que (...) incide sobre a introdução no consumo de determinados veículos automóveis. (...) Como tal, não se trata de um imposto de matrícula, como pretende a Comissão".


Não é um imposto de matrícula? Mas é um imposto de qualquer maneira, ou não é? Continua a haver um imposto sobre outro imposto, ou não?
Enganarão Bruxelas?

Blogue oficial transcreve artigos sobre Torga, Antonioni e Bergman
Textos assinados por Luís Filipe Menezes copiados de sites da Internet
21.08.2007 - 23h31 Ricardo Dias Felner

O weblogue do candidato à presidência do PSD, Luís Filipe Menezes, continha, até ontem ao final do dia, vários plágios de textos publicados em sites da Internet, nomeadamente na Wikipédia, sem qualquer referência à origem. Em alguns artigos assinados por Menezes, que é presidente da Câmara de Gaia, não há uma única linha da sua autoria.
(...)
Questionado sobre a origem dos textos, José Aguiar, um assessor de Luís Filipe Menezes, respondeu através de uma mensagem de SMS: “Eventuais incorrecções na identificação da autoria serão corrigidas e devem ser, naturalmente, tidas como lapso."


Lapso? Omitir as fontes sistematicamente é lapso?
Confesso que quando li os posts julguei que eram originais, e nem me lembrei de ir à procura de fontes exteriores. Mas alguém em boa hora se lembrou.
Enganarão os eleitores?

Falta fazer o pedido de certificação
Helicópteros do Estado em risco de não poder combater fogos nos próximos três meses
22.08.2007 - 09h11 Mariana Oliveira
(...)
Contactada pelo PÚBLICO, a assessora de imprensa do INAC, Sílvia Andrez, adiantou que a autoridade aeronáutica ainda não recebeu qualquer pedido de certificação da EMA. E acrescentou que depois de estar completa a instrução do processo, que implica a entrega de uma multiplicidade de documentos, o INAC tem três meses para analisar o pedido.
(...)
O MAI sublinha, por sua vez, que o facto de os meios aéreos não estarem a operar não afecta a capacidade de prevenção e combate dos fogos(...).

Ah não afecta? Será que os meios aéreos afinal não são necessários? Então porque se compraram?
Enganarão as chamas?

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Desobediência civil

Apesar de a fonte ser a Wikipédia, este post do Blasfémias define correctamente o que é a desobediência civil.
Para que não haja confusões.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Gandhi (outra vez)

No blog Combustões:

16 Agosto 2007
60 anos da Índia:
(...)
Gandhi era adepto do nada mudar, era absolutamente avesso à ideia de progresso e um tradicionalista na expressão radical do termo - não tocou no regime de castas; aliás, como pode um hindú recusar aquilo que é essência da sua concepção do mundo e da vida ?


Parece-me que o Combustões ataca Gandhi por desconhecimento. Gandhi detestava o sistema de castas; dizia que a Índia não podia desejar ser tratada como igual por outros países enquando a discriminação dos párias continuasse; frequentava os intocáveis e recebia-os em sua casa; fez greve de fome em favor deles.

My life would be a burden to me if Hinduism failed me. (...) But then I cannot tolerate it with untouchability...

M. K. Gandhi, citado em The Essential Gandhi, Louis Fischer Ed., NY 1983, pg. 241


Quanto à perspectiva de Gandhi em relação ao progresso, tenho a impressão que hoje há muita gente na Europa a concordar com ela:

Industrialism is, I am afraid, going to be a curse for mankind.

Ibid, pg. 249
Men go on "saving labour" till thousands are without work and thrown on the open streets to die of starvation.

Ibid, pg. 253
... I make bold to say that the Europeans themselves will have to remodel their outlook if they are not to perish under the weight of the comforts to which they are becoming slaves.
Ibid, pg. 250

sábado, 18 de agosto de 2007

Milho verde, milho verde...


Sáb 18 Ago 2007
Eufémia desobediente

Está a dar que falar o primeiro acto de desobediência civil ecológica realizada em Portugal. Ainda bem e gostaria de declarar a minha simpatia com o gesto.
Distancio-me, assim, das respeitáveis opiniões da Quercus e da Almargem - ambas com trabalho mais que meritório - que criticaram o gesto, concordando embora com os seus objectivos.
(...)
O movimento não fez uma acção a coberto da noite e do anonimato. Assumiu-se à luz do dia e com porta-voz.
(...)
O que surge como condenável é a queima de 1 hectare de milho transgénico. Lamento dizê-lo, mas esse aspecto deve ser colocado na balança do ganho social que o gesto induziu. Quando uma população interrompe uma estrada ou uma linha de combóio por uma causa que considera justa, ninguém se lembra de condenar.

Miguel Portas está a confundir as coisas. Este não é um "acto de desobediência civil ecológica" mas sim um acto de vandalismo contra a propriedade de um indivíduo que agia dentro da legalidade. Não teve realmente lugar "a coberto da noite" mas, segundo li, os atacantes tinham a cara tapada o que permitiu alguma confusão em relação ao grupo a que pertenceriam.

E se, quando afirma que "ninguém se lembra de condenar" uma interrupção de "uma estrada ou uma linha de combóio por uma causa (...) justa", não tem razão (condenam pelo menos aqueles que deixam de poder deslocar-se como habitualmente e vêm as suas actividades comprometidas), ainda assim é possível comparar o corte de estrada a uma greve, que também incomoda muita gente - e que hoje em dia funciona mais contra quem a faz do que contra o patrão ou o Estado.

A destruição de um hectare de milho transgénico numa propriedade privada não é comparável. É terrorismo.

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Animais na Palestina

Lido em Terra via Diário Ateísta:

Oriente Médio
Quarta, 15 de agosto de 2007, 15h01 Atualizada às 15h10
Emissora do Hamas é criticada por maltratar animais

Um programa infantil da TV administrada pelo grupo palestino Hamas está sendo acusado por um grupo de direitos dos animais depois de apresentar um personagem maltratando gatos e leões em um zoológico da Faixa de Gaza.
No programa infantil Tomorrow's Pioneers (Pioneiros do Amanhã, em tradução livre), o personagem Nahoul - interpretado por um homem com roupa de abelha - segura gatos pelo rabo e atira pedras em leões. Segundo a agência de notícias AP, um aviso no final do episódio diz às crianças para não imitarem as atitudes de Nahoul.

O video pode ser visto no YouTube, e não há dúvida de que a violência de Nahoul, combinada com a banda sonora de risos de crianças, não é de modo algum compensada pela admoestação final.
Nota: repare-se também na exiguidade da jaula dos leões, que já não se usa em nenhum lugar civilizado. Ou usa?

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

É Obra

Notícia da Sábado, hoje:

Líder do BCP
deixa Opus Dei
> Paulo Teixeira Pinto cortou uma ligação de mais de 20 anos à instituição religiosa.

Graças a Deus? ;-)

Wikipedia

Notícia do Sol:

Polémica
CIA poderá ter alterado artigos da Wikipedia

Uma ferramenta informática que permite identificar quem edita artigos na Wikipedia revelou que a CIA poderá estar envolvida na alteração de alguns artigos, entre os quais o do presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad.
De acordo com a BBC a ferramenta Wikipedia Scanner, desenvolvida por investigadores dos EUA, analisa os dados que surgem na secção História de cada artigo, onde é possível aceder às alterações feitas, comparando-os com uma base de dados de moradas de IP, através das quais é possível identificar a sua localização, mas não o autor.
Foi a partir daqui que chegaram aos computadores da CIA, alegadamente utilizados por funcionários desta organização na edição de artigos.
«Tecnicamente não sabemos se veio de alguém dentro da organização, contudo, sabemos que aquela alteração foi feita por alguém com acesso aquela rede», afirmam os responsáveis pela aplicação.

O blog Do Portugal Profundo faz-se eco da preocupação do Zero de Conduta, que aponta para que o artigo sobre José Sócrates tenha sido alterado pelo CEGER (Centro de Gestão da Rede Informática do Governo).
Ora toda a gente que conhece a Wikipedia sabe, ou devia saber, que os artigos ali publicados podem ser alterados por qualquer pessoa, e que por isso o grau de fiabilidade é muito duvidoso. Confesso que me é razoavelmente indiferente que seja a CIA, o CEGER, o próprio sr. Sousa ou o Zé dos anzóis a fazer as alterações, se por princípio não posso acreditar no que ali está escrito a não ser que o possa confirmar noutras fontes.
De resto, sem ser paranóica nem subscrever teorias da conspiração, estou há muito tempo segura de que lemos o que nos dão a ler, vemos o que nos dão a ver, e que o caminho para a verdade é um labirinto para o qual não temos sequer o fio de Ariadne.

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Cães descartados

Outra notícia do Público:

Número de cães abandonados não tem parado de aumentar
Em Portugal os cães estão a transformar-se num bem descartável
14.08.2007 - 13h42 Clara Viana

Entre os voluntários das associações de defesa dos animais, a apreensão é total. Apesar de todas as campanhas já realizadas, dos apelos sem conta, o número de cães abandonados está a aumentar. Sandra Cardoso, da SOS Animal, descreve assim a situação: "O abandono explodiu este ano".
(...)
O abandono é um sintoma de crise, mas não apenas económica. A falência é mais geral: "Somos um país que maltrata as crianças e abandona os velhos e os animais", constata Dulce Mata.
(...)
Existem também cada vez mais cães de raça pura entre aqueles que são deitados para a rua, alerta Sandra Cardoso. (...) Por outro lado, acrescenta a presidente da LPDA, os cães são também, para certas pessoas, um fenómeno de moda — quando esta passa, troca-se de animal. Aconteceu, por exemplo, com os dálmatas.
(...)
Foi também destes países mais a norte que veio uma ideia que a Câmara de Lisboa tem tentado implementar desde há quatro anos, embora sem grande êxito: um programa de intercâmbio de animais domésticos. Quem adere à iniciativa, compromete-se a ficar com o animal de estimação de outra pessoa quando ela for de férias, devendo ocorrer o inverso também. Segundo Luísa Costa Gomes, do Departamento de Higiene Urbana da autarquia, responsável pela iniciativa, inscreveram-se até agora dez voluntários.

Dez voluntários?!
Eu bem digo: mouros.

Estado fiscal

Notícia do Público:

Resposta ao pedido de Cavaco Silva
Constitucional chumba levantamento do sigilo bancário a quem reclame de decisões do fisco
14.08.2007 - 17h28 Vítor Costa

O Tribunal Constitucional chumbou a possibilidade de a Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) poder aceder às contas bancárias dos contribuintes sempre que estes reclamassem ou impugnassem judicialmente uma decisão do fisco.
O pedido de fiscalização preventiva desta norma tinha sido feito pelo Presidente da República, Cavaco Silva, depois de o Parlamento ter aprovado um decreto que, além destas alterações, prevê também que as situações de contribuintes que evidenciem sinais exteriores de riqueza susceptíveis de levar o fisco a corrigir as suas declarações fiscais sejam comunicadas ao Ministério Público.
Para além desta comunicação, o decreto previa ainda que, no caso de se estar perante contribuintes que fossem funcionários públicos, a comunicação de sinais exteriores de riqueza também deveria ser feita ao chefe de serviço.

Isto está bonito. Eu entendo que se procure impedir abusos de quem anda de helicóptero e só declara salário mínimo. Mas para isso há mandatos judiciais. Qual é a definição de sinal exterior de riqueza? E o que tem o chefe de serviço que ver com a riqueza do seu funcionário? Acaso é ele o guarda do seu funcionário?
Se há suspeitas, que a polícia investigue. Já no princípio do ano se pretendeu ressuscitar o Decreto-Lei 1/83 de 3/1, Art 3º, 1, que impõe aos médicos em regime de exclusividade a entrega nos hospitais de cópia das suas declarações de IRS. O tanas. E quem entrega declaração conjunta - o hospital também tem que saber quanto recebe o conjuge?

Felizmente ainda há algum bom senso no Tribunal Constitucional.

domingo, 12 de agosto de 2007

Doces

Primeiro doce: a XXI Feira dos Doces, Frutos Secos e Bebidas Regionais chega ao Jardim Manuel Bívar, em Faro, de 17 a 26 de Agosto (notícia do Observatório do Algarve)


Segundo doce: a vitória do Sporting no jogo da Supertaça Cândido de Oliveira, contra o FC Porto, com um golaço do Izmailov e contra todas as falhas da arbitragem.

Julgavam o quê? ;-)

BTW, a campanha promocional das Gameboxes no site do Sporting está o máximo.

sábado, 11 de agosto de 2007

Timor

A selvajaria humana não pára de me chocar.

Notícia do Público:

Grupos de jovens manifestaram-se em Viqueque e Baucau
Protestos contra novo Governo de Timor-Leste causam a morte a uma criança
11.08.2007 - 14h24 Reuters

Grupos de jovens armados incendiaram várias casas em Viqueque e Baucau, em protesto contra a nomeação do novo primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana. Num orfanato de Baucau, várias raparigas foram violadas, incluindo uma menina de doze anos. Em Viqueque, uma criança morreu durante os ataques que já estão a ser investigados pela polícia.

Independentemente de que parece que em Timor-Leste, haja ou não haja eleições, são sempre os mesmos que governam, o que têm as pobres raparigas que ver com o assunto? Porque se violam mulheres e crianças com desculpas destas?
(Porque se violam, com ou sem desculpas?)

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Roma em chamas


Notícia do Corriere della Sera (a partir de notícia do Público):

Rogo a Cinecittà, brucia la scenografia di Roma Antica
Una quindicina di mezzi dei vigili del fuoco sono intervenuti durante la notte tra giovedì e venerdì negli studi di Cinecittà a Roma per spegnere il vasto rogo che ha minacciato di distruggere i teatri di posa, la «Nave» di Federico Fellini e le statue di cartapesta del colossal «Ben Hur», rimasti fortunatamente intatti. Le fiamme hanno distrutto invece le scenografie di Roma Antica, completamente bruciate. Il rogo ha colpito un capannone di circa 1000 mq all'interno di una vasta area all'aperto di 5mila mq. Non ci sono stati feriti, né intossicati (Ansa)

A série "Roma", co-produção da BBC e da HBO, apesar de se afastar (cada vez mais em cada episódio) da verdade histórica, tinha pelo menos cenários muito bons e muito autênticos, e é uma pena que se tenham perdido neste incêndio.

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Importa-se de explicar?


Alfa cresce entre Lisboa e Faro
09-08-2007 8:00:00

O número de passageiros que utilizam o Alfa Pendular entre Lisboa e Faro aumentou, entre 2006 e 2007, apesar da concorrência com o automóvel.
(...)
Face ao transporte em automóvel, o preço do comboio é mais caro, para o mesmo trajecto em autoestrada, excluindo o combustível. O preço da portagem Lisboa-Algarve, é de 17,05 euros para os automóveis ligeiros de classe 1.
Mário Lino

Mais caro excluindo o combustível?! Quem é este Mário Lino? Conhecemo-lo, ou estas coisas pegam-se pelos nomes?

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Se algum dia

Se algum dia eu decidir aprender Grego, há-de ser para ler Cavafy no original.

Ithaca

When you set out on your journey to Ithaca,
pray that the road is long,
full of adventure, full of knowledge.
The Lestrygonians and the Cyclops,
the angry Poseidon - do not fear them:
You will never find such as these on your path,
if your thoughts remain lofty, if a fine
emotion touches your spirit and your body.
The Lestrygonians and the Cyclops,
the fierce Poseidon you will never encounter,
if you do not carry them within your soul,
if your soul does not set them up before you.

Pray that the road is long.
That the summer mornings are many, when,
with such pleasure, with such joy
you will enter ports seen for the first time;
stop at Phoenician markets,
and purchase fine merchandise,
mother-of-pearl and coral, amber and ebony,
and sensual perfumes of all kinds,
as many sensual perfumes as you can;
visit many Egyptian cities,
to learn and learn from scholars.

Always keep Ithaca in your mind.
To arrive there is your ultimate goal.
But do not hurry the voyage at all.
It is better to let it last for many years;
and to anchor at the island when you are old,
rich with all you have gained on the way,
not expecting that Ithaca will offer you riches.

Ithaca has given you the beautiful voyage.
Without her you would have never set out on the road.
She has nothing more to give you.

And if you find her poor, Ithaca has not deceived you.
Wise as you have become, with so much experience,
you must already have understood what Ithacas mean.


Constantin P. Cavafy (1863 - 1933)

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

A blogosfera

É fascinante passear na blogosfera... Nunca pensei que os portugueses escrevessem tanto! Curiosamente, enquanto os meus interesses específicos me levam mais facilmente a contactos com estrangeiros, é certo que o mal-estar (o spleen?) de viver em Portugal me leva de blog em blog em estilo carrocel.

Verifico que se mantêm algumas tradições antigas, principalmente a das Cantigas de Escárnio e Maldizer. Também eu comecei a blogar para desabafar sobre o que me irrita. Mas há quem poste fotografias de flores, ou clips do Youtube, ou poemas.

Descobrem-se coisas no carrocel da blogosfera. Desde procupações que ecoam as nossas a textos que nos levam de volta a emoções antigas, ou a simples pedaços de código HTML que nos abrem janelas de felicidade.

Grata ao blog Três Colunas pela descoberta do widget da LastFm.

domingo, 5 de agosto de 2007

Notícias

Notícia do Sol:

Ontem
Ensino Superior
Cerca de 500 investigadores e professores sem subsídio de desemprego

Não foi o sinistro da Ciência que disse que faltava meio milhão de investigadores na Europa?

Outra notícia do Sol:

03 AGO 07
No Reino Unido
Estudo revela que Banda larga poderá não ser tão rápida

Um estudo da Which? Online, a publicação de uma associação de consumidores britânica, revela que existe uma grande diferença entre a velocidade da Internet de banda larga real e aquela que é anunciada pelos operadores.

E ainda ninguém tinha reparado?

Notícia do Público:

Diploma regressa ao Parlamento
Presidente da República não promulgou Estatuto dos Jornalistas
03.08.2007 - 15h02 Eduardo Melo, PUBLICO.PT

O Presidente da República, Cavaco Silva, não promulgou o diploma relativo ao novo Estatuto dos Jornalistas.
Cavaco Silva remete o decreto nº 130/X para uma nova apreciação dos deputados da Assembleia da República e propõe que sejam revistas as matérias relacionadas com as condições da quebra do sigilo profissional dos jornalistas, os pressupostos da revelação das suas fontes e o regime sancionatório aplicado aos profissionais do sector.

Afinal o presidente não estava de férias!

Outra notícia do Público:

Presidente considera trabalho de Dalila Rodrigues "muito meritório"
Cavaco Silva surpreendido com afastamento da directora do Museu de Arte Antiga
04.08.2007 - 19h36 Lusa

Ou estava?


Loulé tem um novo Arquivo Municipal
05-08-2007 8:16:00
O Presidente da República esteve ontem na sua terra natal para ‘cortar a fita’ do Arquivo Municipal de Loulé, agora com cara nova.

Talvez estivesse.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

De natura deorum

A propósito deste post de Miguel G Reis do blog Heart of Saturday Night, sobre a relação do cientista com a possibilidade da existência de Deus, lembrei-me de uns versos de Lucrécio que me apetece transcrever:

omnis enim per se divom natura necessest
inmortali aevo summa cum pace fruatur
semota ab nostris rebus seiunctaque longe;
nam privata dolore omni, privata periclis,
ipsa suis pollens opibus, nihil indiga nostri,
nec bene promeritis capitur neque tangitur ira.


os deuses devem, pela sua natureza,
por toda a eternidade deleitar-se com a paz,
afastados dos nossos assuntos,
realmente imunes à dor, imunes ao perigo,
fortes dos seus próprios recursos, sem necessidade de nós,
intocados pelas nossas oferendas ou pela nossa ira.


(T. Lucretius Carus, De Rerum Natura, Liber II, 646-651)