domingo, 30 de setembro de 2007

Paradoxos

Notícia do Portugal Diário (e da RTP, onde a ouvi):

Soares: Menezes é uma «desgraça» para o partido
2007/09/30 15:01
O antigo presidente da República Mário Soares disse, em declarações à TSF que a vitória de Luís Filipe Menezes nas eleições directas do PSD «foi uma desgraça que aconteceu» ao partido. «Aquilo que sucedeu é uma coisa que não nos agrada», frisou o socialista.

Eu não tenho nada com isso, mas se Mário Soares diz que Luís Filipe Menezes é mau para o PSD, talvez não seja assim tanto...

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

As vozes dos anjos

Há vozes e árias que em conjunto me transportam ao paraíso.
Esta descobri agora.

Händel por Magdalena Kozena.

Casamentos religiosos

Notícia do Sol:

6a-feira, 28 Setembro
Justiça
Casamento religioso com efeito civil deixa de ser exclusivo da Igreja Católica

O casamento celebrado sob forma religiosa perante um ministro de culto de uma igreja ou comunidade religiosa radicada em Portugal passa a partir de agora a produzir efeitos civis à semelhança do casamento católico
Foi hoje publicado em Diário da República o Decreto-Lei n.º 324/2007, que altera o Código de Registo Civil e diversa legislação na mesma área.

É a afirmação de igual respeito por religiões diversas; fico contente. Às vezes também há notícias positivas nos jornais deste país.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Agarrem-me se não vou-me a ele e fico todo negro

Pedro Santana Lopes abandonou uma entrevista da SIC por se sentir ofendido por uma interrupção para transmitir em directo a chegada de José Mourinho ao aeroporto.

Poderia ser um gesto de grande dignidade se já não nos tivesse habituado a outros abandonos e posteriores regressos.

Pelo menos pode dizer-se que este senhor não é rancoroso.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Com vossa licença

Estou a ver um vídeo da conferência de Mahmoud Ahmadinejad na Universidade de Columbia e passados vinte minutos sinto-me estupefacta.

O presidente do Irão foi convidado a falar numa das mais ilustres Universidades americanas e teve de permanecer sentado tranquilamente enquanto o presidente dessa Universidade, Lee C. Bollinger, o brindava com um longo discurso insultuoso.
Se eu convidar alguém para minha casa, é minha obrigação como anfitriã tratá-lo com respeito e fazê-lo sentir-se confortável. Se a pessoa me é demasiado desagradável, pura e simplesmente não convido.

A reacção de Ahmadinejad aos insultos de Bollinger é extraordinária de calma, inteligência e elegância. Diz que no seu país o público de um orador convidado não precisa de levar vacinas contra as palavras deste, pelo contrário é-lhe permitido fazer a sua própria análise e chegar às suas próprias conclusões depois de o ouvir exercer o seu direito à liberdade de expressão.

Que este homem possa dizer coisas tão absurdas como "No Irão não temos homossexuais, não temos esse fenómeno", ou que fuja a perguntas* como "Está apostado na destruição de Israel como estado Judeu?" (embora mais tarde declare que não fala com o "estado Sionista") não desculpa a indelicadeza inicial com que foi recebido.

Vejam o vídeo aqui antes que desapareça.

*como qualqur outro político quando a pergunta não lhe agrada

terça-feira, 25 de setembro de 2007

O Empresário em Albufeira

Não, não estou a falar de mais um pato-bravo armado em hoteleiro nem de um agente futebolístico a jantar no Evaristo* mas desta notícia do Observatório do Algarve:

Ópera em Albufeira e teatro em Lagos
25-09-2007 15:28:00
A ópera “O Empresário” vai estar em Albufeira nos dias 27 e 28 de Setembro. Em Lagos, a peça “O Coração de um Homem” sobe ao palco do Centro Cultural no dia 29.
“O Empresário”, uma ópera de Mozart, numa versão portuguesa co-produzida pela ACTA (A Companhia de Teatro do Algarve) e pela Orquestra do Algarve, é apresentada nos dias 27 e 28 de Setembro, no Largo Engenheiro Duarte Pacheco, em Albufeira, às 22h00.
A dramaturgia e encenação são de Paulo Matos e a direcção musical está a cargo do maestro Osvaldo Ferreira. As interpretações cabem às sopranos Liza Veiga e Ângela Soares, ao tenor Fernando Guimarães e aos actores e actrizes do elenco da ACTA Luís Vicente, Afonso Dias, João Jonas, Luís de A. Miranda, Elisabete Martins, Glória Fernandes e Tânia Silva.

Sou capaz de ir ver. Para que não seja como As Obras Completas de Shakespeare em 97 minutos que correram o país e acabei por perder.

*O Evaristo continua a ter o melhor peixe do mundo.

domingo, 23 de setembro de 2007

Marketing para uso interno


“Algarve é uma referência para outros países”
23-09-2007 8:37:00

O Algarve é visto por outros países, que pretendem apostar no sector do turismo, como "um exemplo a seguir", diz o presidente da AEHTA.
“O Algarve (...) é identificado em todo o mundo como um destino de qualidade”, refere Elidérico Viegas ao Observatório do Algarve.

Confesso que ficaria mais feliz se fossem "outros países" a dizê-lo.

Infelizmente parece claro, ao simplesmente olhar para os turistas que se encontram nas praias e nos centros destruídos de Quarteira, Albufeira ou Armação de Pêra, que o Algarve não é um destino de qualidade. Lagos vai pelo mesmo caminho de massificação, e os projectos para o sotavento não são de molde a tranquilizar ninguém.

O Algarve pode ser relativamente seguro - não costumam, de facto, rebentar bombas como nos países islâmicos - mas os turistas já sofrem roubos com alguma frequência e não recebem, em regra, resposta satisfatória, e nisso já o Algarve se assemelha à Itália ou à Espanha.

No entanto, nem só de segurança vive o turismo, e ainda não entrou na cabeça dos "responsáveis" que construir mais hotéis não é a solução se não se puder oferecer mais nada fora deles. Hoje em dia o povo salta de resort em resort e compara buffets e piscinas, e é-lhe indiferente estar no Algarve, na Tunísia ou na República Dominicana. O Algarve, aliás, sofre em comparação porque a água do mar é mais fria.

Os turistas mais criteriosos, contudo, pedem mais: pedem pirâmides, templos, palácios, história, paisagem. O Algarve, que tem Milreu, que tem Estoi, que tem a igreja de S. Lourenço, que tem Silves, que tem Monchique, que tem a barragem de Santa Clara, apenas vende areais e cerveja.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Qualquer um, criador do céu e da terra?

Notícia do Sol:

Ontem
Metaplace
Ferramenta gratuita vai permitir criar mundos virtuais

Foi desenvolvida uma aplicação gratuita que permite aos utilizadores criarem os seus próprios mundos virtuais que podem ser acedidos por computador ou telemóvel através da Internet. A
Metaplace está agora em fase de testes, mas deverá estar disponível ao público no início do próximo ano
(...)
A ideia surgiu da cabeça de Raph Koster um programador responsável por vários jogos para multijogador on-line, através da sua empresa Metaplace.
(...)
Esta poderá ser uma solução alternativa aos vários programas deste género, como o Second Life ou World of Warcraft, que requerem um registo prévio ou até a compra de software próprio, defende o programador, considerando estes exemplos «jardins com muros».

Se for assim fácil, será muito divertido. A manter debaixo d'olho.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Je ris de me voir si belle en ce miroir

Notícia do Público:

Em causa programa nuclear iraniano
Sócrates admite recurso "a todas as formas de sanções" da UE contra o Irão
18.09.2007 - 21h26 Lusa, PUBLICO.PT

O primeiro-ministro, José Sócrates, admitiu hoje o recurso por parte da União Europeia (UE) "a todas as formas de sanções" contra o Irão, no caso de o país desrespeitar as leis internacionais sobre energia nuclear.

Não há nada como ser presidente temporário da Comunidade Europeia para um tipo se sentir importante ao falar de coisas sobre as quais não tem a mínima influência.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Um olhar cubano


Cuba dá “novo olhar” a VRSA
18-09-2007 13:20:00
Dez munícipes de Vila Real de Santo António regressaram de Cuba com uma visão diferente do mundo, ao abrigo de um protocolo estabelecido entre a autarquia e aquele país latino-americano. Programa é pioneiro a nível nacional.

A iniciativa é inédita e já está a dar resultados. Dez pacientes regressaram, na passada sexta-feira, do outro lado do Atlântico, após terem sido submetidos em Cuba a cirurgias oftalmológicas.
O programa, promovido pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, visa colmatar as falhas sentidas pelos munícipes do concelho, que aguardavam há muito a resposta do Serviço Nacional de Saúde, sem meios para recorrer a serviços privados de saúde.
No próximo dia 22 de Setembro seguirão para Cuba mais 14 pacientes, e em Outubro Cuba receberá outros 15 a 20 pacientes.
No total estão já inscritos cerca de 150 munícipes na Câmara de Vila Real de Santo António para participarem neste programa.

Ou seja: fica mais barato ser operado às cataratas em Cuba do que nas clínicas privadas portuguesas?

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

O jogo também

Notícia do Sol:

2a-feira, 17 Setembro
Internet
Chinês morre depois de três dias seguidos a jogar

Um chinês morreu depois de jogar na Internet durante três dias, informaram os media estatais, num momento em que o país procura afastar os viciados dos computadores
O homem, de cerca de 30 anos, da cidade de Guangzhou, morreu no sábado depois de ser levado de um cibercafé para o hospital, informaram as autoridades, segundo o jornal Pequim News.

Eu sei qual o epitáfio que ele quereria: Game Over.

O desporto faz mal à saúde

No blog Opéra Bouffe encontrei a seguinte citação atribuída a Oscar Wilde:

"Rugby is a sport for barbarians played by gentlemen. Football is a sport for gentlemen played by barbarians".

Fiquei com vontade de reler/ler mais Wilde.

domingo, 16 de setembro de 2007

O Circo McCann

Notícia do Sol:

Domingo, 16 Setembro
Caso Madelaine

Dono da Virgin oferece 150 mil euros aos McCann
Richard Branson, o mediático proprietário do grupo britânico Virgin, ofereceu 150.000 euros aos pais da pequena Madeleine McCann, desaparecida em Maio na Praia da Luz, para custear a sua defesa, noticia hoje o Sunday Times


Mais pormenores no Times:

September 16, 2007
Branson’s £100,000 to defend Gerry and Kate McCann
Steven Swinford, Christina Lamb and Ruairi O’Kane
THE billionaire tycoon Sir Richard Branson is giving £100,000 to create a fighting fund to help the parents of Madeleine McCann to clear their names.
The fund, which will cover both legal and PR expenses, is to seek the support of wealthy businessmen convinced of the McCanns’ innocence. Branson, who has been in regular contact with the couple since their daughter went missing, hopes that it could amass £1m.


Eu não sei se os McCann são culpados ou inocentes*, e suspeito que muito poucas pessoas o sabem de certeza. Não creio que Richard Branson esteja entre eles.
Esta dádiva não me parece mais do que o desejo de se colar a um caso extraordinariamente mediatico. Sir Richard já é rico e famoso? Pois será, mas mais um bocadinho de publicidade nunca é demais.

*sei igualmente que não foram acusados de nada.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

A Grande Muralha

Notícia do Sol:

5a-feira, 13 Setembro
Médio Oriente
Muro de separação entre Árabia Saudita e o Iraque estará terminado em 2009

A primeira fase de construção de um muro de 900 km ao longo da fronteira entre a Árabia Saudita e o Iraque será concluída em 2009, anunciou o Ministério da Administração Interna saudita
O porta-voz do Ministério da Administração Interna, Mansur al Turki, afirmou em entrevista no diário árabe Al Hayat que o muro de separação é necessário para «garantir que nenhum guerreiro radical cruze a fronteira, em qualquer das direcções».

A culpa é de quem votou na Grande Muralha da China para uma das novas 7 maravilhas do mundo. Os sauditas esperam vencer a próxima votação.

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Morreu a Senhora Body Shop


Fundadora da loja Body Shop faleceu aos 64 anos
11-09-2007 11:36:00
Anita Roddick, a fundadora da cadeia britânica de cosméticos respeitosos do ambiente Body Shop, morreu hoje à noite vítima de uma hemorragia cerebral maciça, indicou a família.
(...)
Anita Roddick, filha de uma família de emigrantes italianos, criou em 1976 a Body Shop, cuja reputação se funda em produtos 100 por cento biológicos, como os seus sabonetes de frutos, opondo- se ferozmente à experimentação com animais.
Body Shop tem actualmente mais de 2 mil lojas em todo o mundo e foi comprada em Março de 2006 pelo "número um" mundial de cosméticos, o francês L´Oreal.
A marca manteve a sua identidade e é dirigida a partir de Inglaterra de forma independente pela empresa mãe.

Curiosamente, a L'Oréal mantém a sua política de testes em animais, o que não impediu a senhora Roddick de lhe vender a sua empresa. Às vezes parece que não há ética que sobreviva a uma boa proposta financeira.

Para informações sobre empresas que testam e não testam em animais (e tem-se cada surpresa!), podem consultar-se estes links:

Para saber mais sobre os testes que se fazem em animais, e se se tiver estômago para isso, pode visitar-se:

A Associação Animal, com sede em Portimão, é filiada na ECEAE.

Al Qaeda explica-se

Notícia do Sol:

4a-feira, 12 Setembro
Há 28 minutos
Al-Qaeda
Novo vídeo vai expor «motivos e motivações» do 11 de Setembro

A divulgação de um novo vídeo da rede terrorista foi anunciada num site islamista (...).
«Em breve, se Deus quiser, (será divulgado) um vídeo intitulado: ‘as conquistas de Nova Iorque e Washington: motivos e motivações’»

Nada que possam dizer desculpa ou justifica o assassínio em massa de pessoas comuns.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Bem estar e estar bem

O blog House Atreidesconta da publicação de um inquérito sobre o bem-estar subjectivo dos povos, resultado de um estudo levado a cabo em 2006 por N. Marks, S. Abdallah, A. Simms e S. Thompson, e intitulado The Happy Planet Index.

No site da Universidade de Leicestero mapa e o resumo da pontuação dos 178 países inquiridos, e afirma-se que há uma forte correlação entre o sentimento de bem-estar e o acesso à saúde, à riqueza e à educação básica.
Portugal vem em 92º lugar. Reparei que S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste aparecem antes de nós.

House Atreides refere que no Courrier Internacional (...) "uma razão pela qual os dinamarqueses parecem bem-dispostos pode ter que ver com o estarem bêbados quando participam nos inquéritos do Eurobarómetro".

Se calhar não são só os dinamarqueses. Em alguns estudos, tanto os investigados como os investigadores não parecem estar muito bem...

Bem vindos ao interior

Notícia do Público:

Alterações vão constar já no próximo Orçamento de Estado
Governo anuncia aumento de benefícios fiscais para empresas do interior
09.09.2007 - 15h39 Lusa

O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou hoje o aumento dos benefícios fiscais para as empresas já instaladas ou a criar no interior do país.
"Neste momento os benefícios fiscais são de cinco por cento para as empresas que existem. Vamos aumentá-los para o dobro, para dez por cento. Os benefícios para as novas empresas serão aumentados para 15 por cento", afirmou o chefe de Governo, adiantando que estas alterações já constarão no próximo Orçamento de Estado.
Com estas medidas, o Governo pretende assegurar uma "discriminação positiva" para que o interior do país possa desenvolver-se em condições de igualdade com o resto do país, sublinhou José Sócrates.

Que bom. Que felicidade. Sem serviços de saúde, sem escolas, mas com benefícios fiscais de 10% (o que quer que isto signifique). Louvado seja.

sábado, 8 de setembro de 2007

Addio al Maestro

Foi hoje a enterrar Luciano Pavarotti. Tinha uma voz maravilhosa e um sorriso aberto. Gostava de partilhar com o mundo o dom que recebera.
Ficará como o duque de Mântua; ficará com o Nessun Dorma. Mas não só: a ópera deve-lhe, além de interpretações magníficas, uma nova popularidade e graças a esta a possibilidade de florescerem e serem acarinhados tantos novos talentos.

Havia girassóis na Catedral de Modena, e aqui lhe deixo mais um em homenagem.

Foto de PD Photo.org

sábado, 1 de setembro de 2007

Aqui fala a marta

Notícia do Sol:

Ontem
Direitos dos animais
2500 martas soltas de uma quinta por activistas

Polícia, agricultores e habitantes de Vaasa, Finlândia, estão desde a madrugada a tentar recolher as 2500 martas que foram libertadas de uma quinta durante a noite. As autoridades suspeitam de activistas dos direitos dos animais

Sou incoerente. A minha primeira reacção é "declarar a minha simpatia com o gesto". Podem atirar a primeira pedra.
No entanto, 2500 martas à solta também não me parece boa ideia. Quem se preocupa com animais sabe que não é assim que se salvam bichos que desde sempre viveram em cativeiro.
De qualquer forma, há uma diferença entre martas e maçarocas. Até as galinhas sabem disso.