domingo, 28 de setembro de 2008

Mais Verão?

Outra notícia do Público:

Especialistas estimam que Verão será de seis meses daqui a 50 anos
28.09.2008
Lusa

Os amantes do bom tempo vão bater palmas, mas as consequências não são de aplaudir. A Primavera em Portugal já tem mais dez dias e o Verão prepara-se para durar cinco ou seis meses daqui por 50 anos, alertam especialistas.

Alguém anda por aí de olhos fechados. Se esse Verão de seis meses for igual ao que tivemos este ano no Algarve (ou mesmo ao do ano passado) não vejo motivo para bater palmas.

Aliás o resto da notícia continua a fazer crer que os especialistas devem estar a falar de outro país.


A temperatura de conforto para ir à praia, que é de 21 ou 22 graus (...)

E eu a julgar que andava mais pelos 25 graus.

Recuando até 1931, verifica-se que os seis anos mais quentes até 2000 ocorreram nos últimos 12 anos do século XX, sendo 1997 o que registou mais calor.
A subida dos termómetros chega assim cada vez mais cedo. Começa a ser em Maio, e já não em Junho, que os veraneantes visitam a praia pela primeira vez no ano (...)

Há aqui uma grande confusão entre anos mais quentes e Verões mais quentes. De facto, a temperatura anual média pode ter subido, mas os Verões mais quentes de que me lembro foram há muito mais tempo: lembro-me da frescura do átrio do meu prédio, de ficar em casa durante a tarde com as persianas semi-fechadas, e lembro-me de a época de praia ser de Abril a Setembro com bom tempo ininterrupto.

Também na chuva se registam alterações, que os investigadores estimam agravar-se nas próximas décadas, prevendo-se que se concentre mais no Inverno e deixe de ser tão distribuída ao longo do ano.
(...)
O final do Inverno tem registado menos chuva, logo pode dizer-se que há uma antecipação da Primavera em uma ou duas semanas (...)


Pois. Este ano no Algarve começou a chover no primeiro dia da Primavera. Choveu vários dias todos os meses até Julho. O ano passado choveu torrencialmente em Agosto. Este ano chove torrencialmente em Setembro.

A fé dos outros

Notícia do Público:

Venezuela e Portugal assinam acordos nas áreas da educação, construção e energia
Chávez acredita que Sócrates irá mostrar a “verdade” sobre a América Latina

27.09.2008 - 16h19 Lusa
O Presidente venezuelano, Hugo Chávez, reconheceu que na Europa muitos ainda o vêem como um "diabo" e um "tirano", mas garantiu que o seu país quer ser amigo de todo o mundo, desde que respeitem a "dignidade" venezuelana. Após um encontro com o primeiro-ministro português, em Lisboa, Chávez disse acreditar na capacidade de José Sócrates para transmitir "a verdade" sobre o que se passa na América Latina.


O sr. Sousa a transmitir a verdade? Gostava de ver isso. A sério. Sem aspas.

sábado, 27 de setembro de 2008

O Gerês em flor

Não imaginava encontrar tantas flores nesta altura do ano.


(Terras de Bouro, Setembro 2008)


Havia também urzes perfumadas e as campainhas azuis que parecem ter invadido Portugal de norte a sul com mais ganas que os americanos o Iraque.

Terras de Bouro

No Minho há também aldeias recuperadas mas onde não parece viver ninguém. Uma delas é Brufe (os nomes das povoações no norte soam estranhos aos ouvidos do sul), onde além das casas tradicionais em granito há um restaurante de aspecto moderníssimo mas integrado, que nos foi recomendado mas estava fechado.




(Brufe, Setembro 2008)

No Gerês a cozinha é farta e básica. E encontram-se casas que pensei já não existirem, onde se serve carne do porco morto na véspera pelo dono e se apresenta como conta gatafunhos num pedaço de papel. A ASAE ainda não passou por ali.

The Bush bail-out

Que a proposta de Bush para resolver a crise provavelmente não resolverá nada é o que me parece poder deduzir-se de as cotações na Bolsa de Nova Iorque flutuarem com as expectativas de aprovação/ não aprovação da proposta sem que nada na atitude das empresas em causa se tenha fundamentalmente modificado.


Foto recebida por email, autor desconhecido

Júlio César volta a Roma

Se eu pudesse escolher um presente de aniversário, escolhia um fim de semana em Roma para a abertura desta exposição (via rogueclassicism).

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Igrejas de Braga

A Igreja Católica é em Braga uma presença fortíssima e a história das suas relações com a cidade, a Coroa e a população é fascinante.



Ao lado da belíssima fachada da igreja de S. Marcos fica uma capelinha onde os devotos oram aos seus santinhos como os seus antepassados oravam aos familiares e modestos deuses das esquinas e cruzamentos.



A igreja da Misericórdia encavalita-se na Sé, em cujas paredes foram incorporadas pedras de outros templos; e uma lindíssima Senhora do Ó olha de frente a antiga Casa da Roda.





(Braga, Setembro 2008)

Por um canudo

Quem se limita a ver Braga por um canudo, ou seja, pela luneta do Bom Jesus ou do Sameiro, não faz ideia de que perde um dos centros históricos mais bonitos de Portugal, que foi recuperado de maneira notável e está cheio de vida.



Os bairros exteriores são o horror habitual, mas o centro não tem nada a ver: desde as ruas comerciais com lojas Façonnable ou Lacoste em prédios setecentistas até às imponentes igrejas barrocas e às jóias inesperadas como a sala de leitura do Arquivo Histórico, é realmente uma viagem deslumbrante.




(Braga, Setembro 2008)

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Explicações precisam-se

Por favor, amigos economistas, expliquem-me:

#1 Se
a Reserva Federal empresta 85 mil milhões de dólares à AIG e em troca assume o controlo de 79,9 por cento do capital isso não é o mesmo que comprar a AIG? Ou nacionalizá-la? Ou no mínimo penhorá-la?

#2 Se
os Bancos centrais injectam mais liquidez para tentar acalmar mercados internacionais, isso não vai baixar o valor do dinheiro e subir a inflação (como no Zimbabwe)?

Flores de Itália


Nos jardins dos Borromeu:
(Isola Bella, Setembro 2008)



Impatiens balfourii nos campos de Cannobio:





(Traffiume, Setembro 2008)

A origem dos rituais

The "origin" of any ceremonial institution or ritual (...) is almost always a form of historical retrojection. It is not (or only in the rarest of circumstances) a moment "in the present tense" when we can imagine the primitive community coming together, devising and performing for the first time a ceremony that they intend to make customary. It is almost always the product of a retrospective ideological collusion to identify one moment, or one influence, rather than another as the start and foundation of traditional practice.

Mary Beard, The Roman Triumph, London 2007, pg 312

Lago d'Orta

Há no norte de Itália pequenos lagos menos conhecidos mas nem por isso menos bonitos, como o d'Orta, que tem no meio uma pequena ilha ocupada pelo mosteiro de San Giulio.

(Orta San Giulio, Setembro 2008)

Na simpática aldeia de Orta San Giulio, na margem oriental do lago, pode-se comer um gelado numa das esplanadas perto da praça principal.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Perspectivas

Notícia do Público:

Plano evita a falência e limita efeitos nos mercados financeiros
Reserva Federal assume o controlo da AIG
17.09.2008 - 08h27
Por PÚBLICO

Apesar de terem afirmado o contrário, o governo norte-americano assumiu o controlo de mais um grupo financeiro, a AIG
A Reserva Federal norte-americana vai emprestar até 85 mil milhões de dólares (60 mil milhões de euros) à American Internacional Group (AIG) e em troca assume o controlo de 79,9 por cento do capital da gigante seguradora, na tentativa de evitar o colapso de mais um grupo financeiro (...)
A intervenção pública na AIG permite ao governo norte-americano transformar-se num dos principais patrocinadores da equipa de futebol britânica Manchester United, onde jogam os futebolistas portugueses Cristiano Ronaldo e Nani.


Fantástico! Afinal o que o governo norte-americano deseja é controlar os passes do Cristiano Ronaldo e do Nani. Nem mais.
Se isto não é provincianismo bacoco, eu não sei o que é.

sábado, 13 de setembro de 2008

Ser cão em Itália

A Itália, a França, a Suíça, a Áustria e a Alemanha são provavelmente os melhores países para se ser cão. O Jr. entra em todo o lado, lojas, restaurantes, fala com imensos cães civilizadíssimos, não tem de se esconder para nada. Já foi visitar o Scala por dentro. E, claro está, em férias farta-se de caminhar e está sempre connosco.
Uma excelente vida de cão.

(Orta San Giulio, Setembro 2008)

As ilhas Borromeu

As ilhas Borromeu transbordavam de excursões de velhotes franceses e alemães. Em Agosto muitos devem cair à água, porque as ilhas são pequeníssimas e atulhadas de restaurantes e bancas de venda de souvenirs.

(Isola dei Pescatori, Setembro 2008)

Na Isola Bella várias gerações de Borromeus com mais dinheiro que bom gosto foram construindo um palácio e respectivo jardim que hoje se visitam.

(Isola Bella, Setembro 2008)

Mais uma vez andei a passear pelas ruazinhas mais esquecidas. Na margem oriental da Isola dei Pescatori, a água límpida e calma era muito convidativa, mas não cheguei a molhar os pés.

Cannobio: o Lido

O Lido de Cannobio é encantador mas não é uma praia... Aliás o lago estava cheio de detritos das chuvas da semana anterior.

(Cannobio, Setembro 2008)

Uma boa alternativa é sentar não demasiado perto dos cisnes, ligar o iPod e ficar a contemplar o lago ao som do nosso caro Jaroussky...

Cannobio Parte II

Passear pelas ruazinhas escondidas de uma povoação italiana é sempre uma viagem de descoberta.



Encanto-me com detalhes.

(Cannobio, Setembro 2008)

Cannobio

Adoro lagos, adoro a Itália, e adoro hotéis pequenos, bonitos e desconhecidos do turismo de massas.

Ao contrário de Stresa, que com os seus magníficos hotéis belle époque com duzentos quartos, as suas lojas de recordações uniformizadas e as suas excursões às ilhas Borromeu não passa de uma armadilha para turistas, Cannobio, mais a norte, já perto da fronteira com a Suíça, é uma vila discreta com uma praça lindíssima à beira-lago e uma mão-cheia de surpresas para quem a explorar.



(Cannobio, Setembro 2008)

domingo, 7 de setembro de 2008

Férias!

Finalmente! E apesar do tempo manhoso, são muito bem-vindas.

Vão ser um bocado repartidas: nos próximos dias espero ter isto diante dos olhos.

Foto MarkusMark

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Fit to lead?

Engraçado que sendo Barack Obama muito mais carismático do que John McCain é este que tem as frases mais memoráveis.
O seu discurso ontem na Convenção do Partido Republicano é um excelente exemplo. Note-se que se apropriou de alguns dos slogans de Obama (change), confirmando a sua tendência reactiva mais do que activa.

Difícil, difícil, é convencer os eleitores que vai fazer tudo diferente do actual presidente, que é do mesmo partido, que os males da América não têm nada que ver com o actual governo, que é do mesmo partido, e que agora é que vai ser bom, com o mesmo partido.

All you ever asked of government is to stand on your side, not in your way.
(...) And let me offer an advance warning to the old, big spending, do nothing, me first, country second Washington crowd: change is coming.
(...) I'd rather lose an election than see my country lose a war.
(...) I fight to restore the pride and principles of our party. We were elected to change Washington, and we let Washington change us.
(...) We believe in low taxes; spending discipline, and open markets. We believe in rewarding hard work and risk takers and letting people keep the fruits of their labour.
(...) Government assistance for unemployed workers was designed for the economy of the 1950s. That's going to change on my watch.
(...) In America, we change things that need to be changed. Each generation makes its contribution to our greatness.(...) The work that is ours to do is plainly before us. We don't need to search for it.
We need to change the way government does almost everything: from the way we protect our security to the way we compete in the world economy; from the way we respond to disasters to the way we fuel our transportation network; from the way we train our workers to the way we educate our children.
(...) I was blessed by misfortune.
(...) I fell in love with my country when I was a prisoner in someone else's.
(...) If you find faults with our country, make it a better one. If you're disappointed with the mistakes of government, join its ranks and work to correct them.
(...) nothing brings greater happiness in life than to serve a cause greater than yourself.
(...) We're Americans, and we never give up. We never quit. We never hide from history. We make history.


O texto integral está aqui, e os videos aqui.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Prazos

Notícia do Expresso:

Durante dois meses
ASAE fecha refeitório do Parlamento
A cozinha do refeitório do velho edifício de São Bento, com mais de 40 anos, vai estar encerrada para "obras de modernização", depois de uma acção da ASAE, não autorizada, há cerca de dois anos
20:23 Quarta-feira, 3 de Set de 2008


(...)
A secretária-geral da Assembleia garantiu que as questões levantadas pela ASAE são "de pormenor" e deu dois exemplos: as torneiras não deverem ser accionadas pelas mãos e o sistema de recolha de lixos.

Foto Osvaldo Gago


Já antes sugeri que a ASAE deveria fazer recomendações e dar prazos razoáveis para o seu cumprimento, em vez de fechar casas por detalhes. Mas dois anos para a Assembleia da República?

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Tranquilidade

Futebol a inspirar poetas? É verdade sim senhores: tratando-se do Sporting...
Aí vai, com autorização do autor:


DISCURSO DO "MISTER"

Pra ganhar o campeonato
(Coisa que tenho saudade),
Há que ter muito juizo!
Joguem bem e é preciso
Tranquilidade!

Menino João Moutinho
Nada de leviandade!
É aqui o seu cantinho,
Não vá por outro caminho!
Há que ter...
Tranquilidade!

E tu Andersen Polga
Aplica-te e de verdade!
A bola nunca se amolga
Marca os penaltys, empolga!
Fá-lo com...
Tranquilidade!

Veloso, pra que me topes
E eu te tope com bondade,
Deixa essa Fátima Lopes
Nem vás à noite prós copos!
Tens de ter...
Tranquilidade!

Não quero forrobodó!
Puno-os com severidade!
O Yannik Jaló
Falhar-me golos? Nem pó!
Chute com...
Tranquilidade!

Rui Patrício, interioriza
Na cabeça esta verdade:
Essa é a tua baliza
Respeita bem a camisa
Joga com...
Tranquilidade!

Tu Derlei, na Luz, bem sei
Não tinham de ti vontade;
Joga como manda a lei
Dos golos podes ser rei
Mas sempre em...
Tranquilidade!

Romagnoli, meu Pipi
(Um Pipi na flor da idade...)
O que queres que diga a ti?
Gostei sempre que te vi
Jogar com...
Tranquilidade!

Ismailov me debruço
Em ti eu tenho vaidade!
E essa vaidade aguço
Ao ver que um mocinho russo
Joga com...
Tranquilidade!

Vale isto prós outros todos
Já que o clube é uma irmandade;
Sem andarmos a dar bodos
Teremos pontos a rodos
Mas se houver...
Tranquilidade!

Tranquilidade... a palavra
Para meter na cabeça!
Só assim se desagrava
Um percalço que apareça.

Tranquilidade, rapazes!
A ver se somos capazes
De o campeonato ganhar!
Sirvam-vos estas lições!
Ou nem somos campeões
Desta 2ª Circular...

Joaquim Sustelo, in Ria... ou Sorria