terça-feira, 28 de outubro de 2008

Frio

Ainda outro dia troquei a roupa de Inverno pela de Verão e já estou a fazer a operação inversa :-(


(Praia Grande, Fevereiro 2008)

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

domingo, 26 de outubro de 2008

TomTom

Ganhei de presente um TomTom Go 930 e tenho estado ocupadíssima a descobrir-lhe os encantos: além de ser uma ajuda à navegação terrestre*, com mapas da Europa, dos Estados Unidos e do Canadá, serve de sistema de mãos livres para o telemóvel e de leitor de mp3 e/ou de ligação do iPod ao rádio do carro. E ainda de álbum de fotografias. Que mais se lhe pode pedir?

Que funcione de maneira simples, acho eu. Vou testá-lo amanhã.

Foto GPSmagazine


*e marítima? Tenho de perguntar aos meus amigos marinheiros.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Se o mundo votasse

Três amigos islandeses criaram este site onde cheguei via Teatro Anatómico, para estimar quem seria o próximo presidente dos EUA se os cidadãos de outros países pudessem votar.

Talvez tão interessante como as percentagens obtidas por vencedor e vencido seja ver quais os países que forneceram mais votos.

Como dizem os autores, isto é só uma brincadeira, por isso até eu votei.

Arte na rua

Engraçadas certas coincidências. Ontem reparei com mais atenção num graffito na parede de uma ruína à saída de Faro, e hoje fotografei-o na intenção de o pôr no blog. E a Io, de forma independente, fez um post sobre o mesmo tema.

Great minds think alike?



(Faro, Outubro 2008)

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A porta aberta

Notícia do Expresso:

Teixeira dos Santos anuncia
Regime especial para saída será aberto a todos os funcionários públicos
Mesmo que os seus serviços não estejam a ser reestruturados, os trabalhadores vão poder optar por sair da Função Pública através do regime de mobilidade especial, anunciou hoje o ministro Teixeira dos Santos.
14:42 Quinta-feira, 23 de Out de 2008
Os trabalhadores da Função Pública vão passar a poder aceder ao regime de mobilidade especial de forma voluntária (...)
(...) Teixeira dos Santos assegurou que "não há qualquer intuito de impedir o acesso à mobilidade", reconhecendo, no entanto, existir a "preocupação" da parte do Governo em "preservar a colaboração de funcionários altamente qualificados".
(...)
A mobilidade especial funciona em três fases, que implicam a perda gradual de remuneração, mas não de direitos (antiguidade, protecção na doença, subsídio de férias e de Natal) nem de deveres.
A primeira fase (de transição) tem a duração de dois meses e o trabalhador recebe a remuneração base por inteiro.
A segunda fase (de requalificação) dura 10 meses e o funcionário recebe cinco sextos da sua remuneração base.
A terceira fase (de compensação) segue-se ao primeiro ano de inactividade e o trabalhador passa a receber quatro sextos da remuneração base mas pode ter outra actividade fora da função pública.


Se a outra actividade funcionar em tempo de crise económica, é fazer as contas e ver se vale a pena.

Batem leve, levezinho

Notícia do Expresso:

Liedson faz história e anuncia naturalização
O avançado tornou-se o melhor marcador de sempre do Sporting nas competições europeias e brevemente poderá ser opção para Carlos Queiroz.
10:44 Quinta-feira, 23 de Out de 2008

(...) Após marcar o golo que valeu os três pontos ao Sporting na deslocação a Donetsk, o jogador anunciou que se vai naturalizar português.


Parece-me bem, a não ser que seja para fugir já a seguir como o Deco. O Sporting que cuide bem dele.

Produto estruturado

Notícia do Público:

Viagens familiares nas despesas do Alaska
O guarda-roupa de Sarah Palin e da família já custou 150 mil dólares aos republicanos

22.10.2008 - 18h56 Sofia Cerqueira
Segundo registos da campanha eleitoral, o comité nacional republicano gastou mais de 150 mil dólares (mais de 113 mil euros) em roupas e acessórios para a candidata à vice-presidência Sarah Palin e respectiva família, desde que se soube que a governadora do Alaska seria a escolha de John McCain, no fim de Agosto. Ao mesmo tempo, foram também revelados relatórios oficiais do estado do Alaska que declaram o débito de despesas familiares da governadora nas contas do estado.


Faz-me lembrar as tais obrigações de dívida colateralizadas que foram, parece, a causa do desmoronamento de bancos e seguradoras, e em que se embrulha(va)m hipotecas de risco com outros activos de maneira a mascarar o conteúdo.

À primeira vista pelo menos, os gastos da campanha republicana com a imagem da sua candidata à vice-presidência são uma opção daquela, e ninguém tem que se queixar.

As despesas de viagens das filhas da governadora Palin serem debitadas nas contas oficiais do estado é que não parece bem. Lembro-me, obviamente, do escândalo das viagens dos deputados portugueses (que suponho não passou do escândalo, ou passou?)

Mas há dois pontos a relevar na história dos gastos em roupa e cabeleireiro, e um deles está bem escondido: o primeiro é que quem doou dinheiro à campanha McCain pode não gostar da forma como estes 150,000 dólares foram gastos. E o segundo, o tal escondido, é que McCain beneficiou de financiamento federal: por conseguinte, a roupa e o cabeleireiro foram em parte pagos por todos os contribuintes americanos.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Criar dívidas

Com que então há uma crise financeira? Há crédito mal parado? As famílias estão sobre-endividadas? Os bancos pedem ajuda aos governos? As acções estão em queda nas bolsas?

Pelo menos o Millenium continua a impingir linhas de crédito pré-aprovado ao consumo. Os nossos impostos servem para que tudo continue na mesma.

Não é que já não soubéssemos.

(recebido hoje pelo correio: clicar para aumentar)

As Cidades e os Campos

Notícia de El País (via Hoje há Conquilhas, Amanhã não sabemos):

China lanza una gran reforma agraria
Los campesinos podrán vender, arrendar o hipotecar el derecho de uso de la tierra - El Gobierno apuesta por reactivar la economía rural e impulsar el consumo interno
JOSE REINOSO - Pekín - 10/10/2008
China se dispone a emprender una importante reforma del sistema de gestión de la tierra, que tendrá importantes consecuencias en el desarrollo del país. Pekín va a permitir a los campesinos vender, alquilar o hipotecar el derecho de uso de sus tierras, que, no obstante, seguirán siendo propiedad de las colectividades locales. (...)
"La medida acelerará el proceso de urbanización, ya que favorecerá la emigración de los habitantes del campo a las ciudades y promoverá la creación de grandes propiedades modernas en las zonas rurales" (...)


Não tem nada que ver com liberdade pessoal ou de movimentos. A ideia, parece, é que os camponeses não consomem tanto como os habitantes das cidades, por isso vá de empurrar os primeiros para elas.

Isto deixa-me estupefacta. Estes políticos não vêem nada à sua volta? Não sabem o que se tem passado no México, ou em Mumbai, ou em qualquer grande cidade onde afluam aos milhares os camponeses em busca de um sonho? Não sabem que de pobres se transformam em miseráveis, e que a sua acumulação torna as cidades insustentáveis?

Esta gente tem filhos e netos! Não percebem que a procura do lucro imediato dá cabo do futuro?

Esconder as dívidas

Já me tenho perguntado quais serão as consequências para os países das decisões governamentais de salvar os bancos e seguradoras em apuros com injecções de dinheiro líquido.

É que os países não têm esse dinheiro: têm que o ir buscar a qualquer lado, muito provavelmente aumentando a dívida pública que um dia terão (teremos) de saldar.

Por isso achei particularmente elucidativo este post no blog Samizdata:

Spectator politics correspondent Fraser Nelson spots that Gordon "off balance sheet" Brown, as I will now continue to call this shit of a national leader, has devised an accounting wheeze to remove the tens of billions of public debt involved in the Northern Rock bailout from the public accounts. As a result, Brown can claim that the UK public finances are fine, nothing to look at here, please move along.

Suponho que esta engenharia é aparentada com a que se usa em Portugal ao criar por exemplo hospitais EP, cujos gastos passam a não fazer pare do Orçamento Geral do Estado. Estou enganada?

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Furore

Delicioso é também o novo CD de Joyce DiDonato, Furore, que acaba de chegar às minhas mãos depois de meses de espera desde que a ouvi cantá-lo ao vivo.

Para conhecer a Joyce (que também participa no Lamenti) um bocadinho melhor:

Delícias exóticas

Descobri uma variedade diferente de kiwi: o gold, amarelo, com aroma e sabor mais suaves do que o habitual e verde kiwi Hayward.

Foto © Port International

Descobri também Rolando Villazón a cantar Monteverdi no novo disco de Emmanuelle Haïm, Lamenti, já antes mencionado no blog da Moura Aveirense


segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Chocolates

Trouxeram-me de Londres um pacote enorme de chocolates Cadbury. Quando já tinha começado a discioglier dei veli le belle forme do primeiro, lembrei-me subitamente das notícias sobre o leite chinês assassino, e sobre a recolha de lotes de chocolates Cadbury feitos no Extremo Oriente com leite chinês.


Perscrutei rapidamente os dizeres do pacote, e ali estavam eles, os temidos caracteres chineses, e a frase fatídica Cadbury Singapore.



Meio quilo de chocolates para o lixo. Lá irei à procura duma tarte de alfarroba.

(Albufeira, Outubro 2008)

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Chassez le naturel...

... il revient au galop.

Junto da piscina mandei arrancar a relva, os catacuzes e as ervas-azedas, cobrir a terra com areia, e a areia com lajes e madeira. Passei um Verão limpo - de folhas, de comichões e de picadas de insectos minúsculos mas ferozes.
Começa a estação das chuvas, e as ervas-azedas estão aí.


(Oxalis pes-caprae, esta semana, no meu jardim)

Estrelícia

Strelizia Reginae, a flor do paraíso:


(Hoje, no meu jardim)

À procura

Os bancos tremem, as bolsas descem, as economias entram em recessão... Os líderes europeus procuram a solução para a crise.

(recebido por e-mail, desconheço o autor)

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

E por falar de Economia

Não é todos os dias que se pode ler todos os dias o pensamento de um prémio Nobel, por isso e na conjuntura presente é particularmente interessante consultar o blog que Paul Krugman, prémio Nobel de Economia 2008, economista liberal, mantém no New York Times.

sábado, 11 de outubro de 2008

Don Giovanni online

A Royal Opera House oferece grátis online a possibilidade de ver e ouvir a produção do Don Giovanni que esteve em palco em Setembro, dirigida por Sir Charles Mackerras, com Simon Keenlyside (Don Giovanni), Kyle Ketelsen (Leporello), Joyce DiDonato (Donna Elvira), Marina Poplavskaya (Donna Anna), Ramon Vargas (Don Ottavio), Miah Persson (Zerlina), Robert Gleadow (Masetto) e Eric Halfvarson (Commendatore).
Basta seguir o link e escolher Don Giovanni no menu da esquerda.

Espero que isto signifique que vai haver DVD :-)

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Uns alegres outros tristes

Enquanto uns reclamam a disciplina de voto e outros votam segundo a sua consciência, parece que que todos esqueceram o que é a democracia representativa: só tinham que votar de acordo com o que prometeram ao eleitorado.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Ópera em Portimão

Já agora, e para que conste, começam no próximo dia 14 com uma Gala de Abertura, no temível Auditório Municipal de Portimão, as Noites de Ópera promovidas pela Câmara daquela cidade com a participação da Orquestra do Norte.

Veleiros em Portimão

Notícia do Observatório do Algarve:

Volta ao Mundo arranca em Portimão
09-10-2008 0:48:00
Seis veleiros iniciam domingo a primeira regata à volta do Mundo destinada a velejadores solitários e duplas, que durante nove meses vão navegar cerca de 65 mil quilómetros com escalas pelos cinco Continentes.
A Portimão Global Ocean Race, em que apenas podem participar veleiros monocasco Open 40 e 50 pés, inicia-se domingo às 14h00 e tem chegada prevista para Junho de 2009 naquela cidade algarvia, depois das passagens pela Cidade do Cabo (África do Sul), Wellington (Nova Zelândia), Ilhabela (Brasil) e Charleston (Estados Unidos).
Na regata concebida pela Global Ocean Sailing Venture, empresa dos velejadores Josh Hall (com três voltas ao Mundo em solitário) e do sul-africano Brian Hancock, participam seis embarcações - quatro duplas e dois solitários -, oriundas da Grã-Bretanha, Bélgica, Holanda, África do Sul, Alemanha e Chile. (...)


A partida deve ser bonita. Tentarei ver.

A Bolsa ou a Vida

Quando o nosso banco nos telefona a sugerir-nos que compremos acções da enésima fase de privatização da Brisa, ou da EDP, ou doutra empresa do género, quer aceitemos quer não sentimo-nos sofisticadíssimos por jogarmos, ou recusarmos jogar, na Bolsa.

Mas isto não é nada. Comprar acções de uma empresa nunca nos tornará ricos. Os mercados a sério lidam com derivados, futuros, fundos, fundos de fundos e coisas de que nunca ouvimos falar nem fazemos ideia do que sejam. Short-selling é um conceito que só a semana passada aprendi: vendem-se activos que não são nossos mas que pedimos emprestados para os readquirir quando valerem menos e os devolvermos a quem no-los emprestou. Isto não é mefistofélico?

Um clip com muito humor sobre este assunto, que me foi indicado por e-mail, está aqui.

A Bolsa é realmente um jogo, mas um jogo para profissionais, para aqueles que fazem da especulação modo de vida. O que se vende e compra em Bolsa não é moeda nem papel: são promessas. Os valores no mercado não reflectem a solidez das empresas. Isto, como dizia outro dia o Miguel Castelo Branco no Combustões, já não tem nada que ver com capitalismo. Acrescento eu: isto é realidade virtual, da mesma forma que as instalações são arte virtual, ou o Pacheco Pereira é um político virtual.

E pergunto: para aferir a gravidade e a evolução da actual crise financeira, que é consequência e causa da crise económica que vamos sentindo, não seria melhor usarmos também outros indicadores para além das subidas e descidas das Bolsas internacionais?

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Construindo o Allgarve

Disseram: vamos construir um hotel de cinco estrelas e cinquenta moradias.
Disseram: o hotel vai ser explorado pela Crowne Plaza.

Pensei: um cinco estrelas nesta encosta... moradias espalhadas pelos jardins... Pode ser um projecto interessante.

O hotel foi crescendo. As casas do outro lado da rua ficaram sem vista para o mar. As cinquenta moradias transformara-se aí numas duzentas, que já não são moradias mas um prédio enorme. Não há espaço nem para plantar um manjerico.

É assim a construção no Algarve:


(Cerro da Piedade, Albufeira, Outubro 2008)

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Quietude

Depois de mais um dia carregado de notícias de bancos a tremer, de injecções de dinheiro milionárias, de variações nos limites garantidos para as poupanças, ou seja, de insegurança e inquietação, preciso de um bocadinho de paz e sossego.


(Gerês, Setembro 2008)

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

O Mundo Imperfeito

A propósito deste post, aqui fica uma observação que fiz há mais anos do que os que me apetece contar:

Numa relação, o valor principal para o homem é a liberdade, e para a mulher a estabilidade.

sábado, 4 de outubro de 2008

OJ Simpson condenado

Notícia do Telegraph:

OJ Simpson guilty of kidnap and armed robbery
OJ Simpson faces life in prison after being found guilty of kidnapping and armed robbery.
By Patrick Sawer
Last Updated: 9:00AM BST 04 Oct 2008

The former American football star kidnapped two sports memorabilia dealers by holding them in a room at the Palace Station hotel and casino in Las Vegas before stealing items from them on September 13 last year (...)
Deputy district attorney Chris Owens, prosecuting, said Simpson took a gang of men to the Palace Station to retrieve items he lost while trying to hide them from Mr Goldman's family and the California court (...)
Yale Galanter, defending Simpson, (...) told the jury that Simpson never intended to commit a robbery but wanted to reclaim personal mementoes of his career and family life which were being sold by memorabilia dealers (...)
Mr Galanter said the incident got out of hand because of former co-defendant Mr McClinton, who pulled out a gun during the confrontation.
(...)
Judge Jackie Glass (...) warned the all-white jury against trying to punish Simpson over the death of his former wife.


Alguma semelhança com a condenação de Al Capone por evasão fiscal?

As alternativas

Do blog de Daniel Hannan, MEP conservador britânico:

If politicians wanted to do something useful, they would concentrate on ameliorating the effects of changes that they cannot control. Instead of spending gazillions in the hope of slowing climate change by a degree or two over the next hundred years, they would spend a fraction of that sum on helping communities adapt. Instead of trying to licence blogs, they would give Euro-sceptic bloggers less ammunition by cleaning up their act. And instead of pretending that they can stave off a recession - a recession made worse by their determination to hold interest rates down artificially during the boom years - they would help people deal with the downturn by cutting taxes.

Dia de pensar cão... Parte II

Estive a ler a proposta da Associação Animal para um novo código de protecção dos animais. Parece-me uma iniciativa louvável, e concordo com muitos dos artigos (não li todos).

No entanto o artigo 35 é ainda mais restritivo da circulação de animais de companhia do que a presente lei, pois se no ponto 1 promove a circulação de canídeos e felídeos em todos os locais públicos e estabelecimentos de acesso ao público, sempre que estes estejam obrigatoriamente acompanhados dos seus detentores e levados pela trela (...), já no ponto 2 propõe excepcionar do proposto no n.º 1 os estabelecimentos de saúde humana, de restauração e de comércio de produtos alimentares para humanos.

O que quer dizer: pode levar o seu companheiro de 4 patas à praia (boa, Van Dog!) mas está proibido, sem apelo nem agravo, de o levar ao restaurante (segundo a lei actual cada restaurante pode decidir).

Também no artigo 24 se obriga os detentores de animais de companhia a, enquanto estes sejam mantidos no domicílio e quando o domicílio não tenha uma área ao ar livre com as dimensões mínimas de 500 m2 de área útil onde os animais possam passear e exercitarse em segurança, garantirem que estes sejam obrigatoriamente passeados (...)

Ou seja: não se distingue um dogue alemão de um chihuahua. Ou de um gato...

É a desatenção aos detalhes que faz com que de iniciativas louváveis esteja o inferno cheio.

Dia de pensar cão...

... e gato, e touro, e frango, e lagartixa...

Notícia do Observatório do Algarve:

Menos “minas” nas ruas de Faro
03-10-2008 12:35:00
A partir de amanhã não vai haver desculpa para deixar os “presentes” do melhor amigo do homem nas ruas de Faro, pelo menos em algumas zonas da cidade.
O Dia Mundial do Animal vai ser assinalado em Faro com a colocação de 20 dispensadores de sacos de plástico para a remoção de dejectos caninos em diversas áreas da cidade.


Excelente ideia: esses dispensadores, que existem em alguns países europeus, são muito úteis. Oxalá não haja chicos-espertos a roubarem os saquinhos para outros fins, nem selvagens a destruí-los porque sim.

Outra notícia do Observatório do Algarve é propaganda à "Patas ao Ar", a simpática loja e cabeleireiro de que o Jr é cliente.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Genética

Parece um peluche mas é o avô paterno do meu Jr, o campeão internacional Squirrel's Double or Nothing, conhecido por Dealer.

Reformou-se este Verão: isso significa que, aos cinco anos e meio, deixou o circuito das exposições caninas, cortou o pêlo magnífico, e se dedica a namorar cadelinhas de boas famílias a quem, em princípio, fará filhotes lindos.

Este é o novo look do Dealer:

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Se uma força irresistível...

Há muitos anos que Gonçalo Ribeiro Telles anda a dizer que se construirmos casas em leitos de ribeiras, corremos o risco de as ribeiras um dia correrem através das casas.

Há mais perigos além das ribeiras: se se construir um hotel no trajecto habitual de uma manada de elefantes a caminho de mangas maduras, o risco de os elefantes virem a atravessar o hotel é mais que provável: vem acontecendo há dez anos no hotel Mfuwe Lodge na Zâmbia (via PhDiva e Daily Mail).
Foto © Mfuwe Lodge

Caixas de comentários

Não percebo os bloggers que não usam caixas de comentários. Escrever uma espécie de diário online é expôr-se à leitura e apreciação dos outros, e essa apreciação é oferecida na caixa de comentários.

Quem recusa a caixa e espera que os comentários venham por email perde aquelas reacções imediatas cujos autores não acham valer a pena mandar numa mensagem formal: os risos, as piadas espontâneas, os pensamentos que não exigem resposta.

Há também, claro, as pessoas que escrevem para si próprias e não querem saber o que os outros pensam, mas que sentido faz então ter um blog público?

É claro que, sobretudo nos blogs mais conhecidos e expostos, aparecem frequentemente spammers, quando não comentaristas agressivos ou insultuosos, que a coberto da anonimidade da rede acham que podem relacionar-se com os outros de uma forma que não ousariam na vida real. Mas para evitar essa gente há a moderação de comentários.

A interactividade na blogosfera e na net em geral é, para mim, um dos seus aspectos mais interessantes. Vivam as caixas de comentários.