terça-feira, 29 de junho de 2010

Vuvuzela

E já que se fala de futebol (What else?, como diria o George Clooney), não me queiram convencer que é possível tocar música com a vuvuzela*. Aquilo é igual a um burro a zurrar e mais nada.

Sei do que falo. Em terras de mouros e ciganos há sempre burros e cavalos a pastar num campo qualquer perto de si.

(Guia, Junho 2010)



*via Diz que não gosta da música clássica. NB: ;-)

Fora o árbitro!

Notícia do Expresso:

Mundial - 2010
Blatter pede desculpa e relança debate sobre novas tecnologias
Joseph Blatter pede desculpa pelos erros cometidos pelos árbitros durante os oitavos de final do Mundial 2010 e garante que a introdução das novas tecnologias será discutida na próxima reunião da FIFA.
Lusa
11:07 Terça-feira, 29 de Junho de 2010

(...)
"É evidente que depois do que acabámos de viver, seria ridículo não reabrir o dossier da ajuda tecnológica na reunião de julho em Cardiff", disse Blatter, referindo-se à próxima reunião do organismo, agendada para 21 e 22 de julho.
(...)


Irra! Parece difícil aceitar no futebol ajudas que já são usadas noutras modalidades, de tal maneira que os árbitros já têm uma fama de corrupção quase incomparável.

Neste campeonato mundial os erros de arbitragem têm sido clamorosos, sobretudo nos fora-de-jogo, e não só nos oitavos de final como apontado no artigo, embora talvez a Inglaterra tenha mais peso ao queixar-se.

Ora se há coisas mais sérias que a bola, não devemos esquecer-nos que a bola movimenta muita gente, muito dinheiro e muitas emoções, que um campeonato mundial não é um jogo de amigos na praia, e que os jogadores, alguns deles muito jovens, investiram muito tempo, muito esforço e muita fé para ali estarem.

Os jogos deviam ganhar-se e perder-se pela sorte e pelo talento, não por injustiças flagrantes. Se o povo gosta de circo, ao menos que não façam dos trapezistas palhaços.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Evgeny Onegin

Depois de ler este post no valkirio, não resisti a uma viagem ao S. Carlos para ouvir a penúltima ópera da temporada e da direcção Dammann.

(TNSC, Lisboa, Junho 2010)

O Paulo, como de costume, tem razão: a encenação é idiota, os músicos duma maneira geral estiveram benzinho, e o baixo Alexei Tanovitski é um caso à parte: uma voz linda, potente, melodiosa. Eu gostei também da soprano Natalija Kovalova, no papel de Tatiana, com um timbre claro e competente na evolução do primeiro para o terceiro acto. O tenor Musa Nkuna já é nosso conhecido: tem entusiasmo qb mas a voz, sobretudo nos graves, falta-lhe um poucochinho. Quanto ao barítono, Albert Shagidullin, as coisas até iam menos mal até ser confrontado com Tanovitski a cantar o príncipe Gremin do camarote real: a partir daí praticamente deixou de se ouvir, abafado pela orquestra (que de resto, dirigida por Michail Jurowski, tocou com delicadeza e sensibilidade) como já antes fora abafado nos ensembles.

Achei os figurinos, como tem sido hábito, confusos e feios. Entre outros pontos, e para além de Tatiana se vestir de criada e Olga de rapaz, alguém saberá explicar porque andam ambas de gabardina dentro de casa?

Quanto à encenação, repito, é idiota, e se posso imaginar alguns dos conceitos subjacentes, o que não quer dizer que acerte, acho injustificável fazer o intervalo antes do duelo, separando uma unidade temporal e criando outra onde ela não deve existir.

Mas valeu a pena a viagem para assistir a uma récita decente, com um bom soprano e um baixo que em cinco minutos mostrou do que falamos quando falamos de música. Oiçam-no aqui neste video amador:

Canções da minha vida

Esta foi a primeira canção da minha vida, mas em versão instrumental, num disco de vinil pesadíssimo de 78 rotações tocado no gira-discos de casa dos meus avós.

Se ainda existir quando lá voltar, vou pedir à avó que mo ofereça.

Dor

Pode haver prazeres solitários mas não há maior solidão do que a da dor.

E não é por serem cinco da manhã.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Lembranças

Estando eu agorinha mesmo a ouvir na Antena2 esta peça


não é que no minuto 1:40 e a partir do 4:53 me lembrei desta outra?

terça-feira, 22 de junho de 2010

Arqueologia na Sardenha / Sardinia archaeology

Exemplos da cultura nuraghica (e porque já conhecia os nuraghi propriamente ditos) são os chamados túmulos dos gigantes /Examples of the nuraghic culture (and since I had already visited some nuraghi) are the so-called giants' tombs:


(Coddu 'ecchiu, Sardegna, Junho 2010)

Praias da Sardenha / Sardinian beaches

Das mais selvagens às mais organizadas / From the wilder to the more organized

(Cannigione, Sardegna, Junho 2010)


(Baia Sardinia , Sardegna, Junho 2010)


sempre a água mais transparente / always the clearest water

(Golfo Pevero, Sardegna, Junho 2010)

Flores na Sardenha / Sardinia flowers

Nos campos e caminhos / In fields and paths...

(Cala Bitta, Sardegna, Junho 2010)


(Coddu 'ecchiu, Sardegna, Junho 2010)


(Cala Mannena, Sardegna, Junho 2010)


... e em jardins / and in gardens:

(Hotel Villa del Golfo, Cannigione, Sardegna, Junho 2010)

Barcos na Sardenha / Boats in Sardinia

A Sardenha é uma ilha é uma ilha é uma ilha / Sardinia is an island is an island is an island.

(Porto Cervo, Sardegna, Junho 2010)


(idem - o Lauren L)


(Poltu Cuatu, Sardegna, Junho 2010)

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Divertido

Notícia do Expresso:

Mundial - 2010
Ronaldo marcou "golo divertido"
Cristiano Ronaldo disse que marcou um golo "divertido" na goleada de Portugal sobre a Coreia do Norte e elogiou o desempenho da equipa lusa.
Lusa
15:06 Segunda-feira, 21 de Junho de 2010


Foi divertido sim senhor. Só o Cristiano Ronaldo para brincar com a bola daquela maneira e ainda a meter na baliza.

De resto, claro que toda a segunda parte do jogo (não vi a primeira) foi divertida, uma boa goleada pela nossa equipa é do melhor que há. Melhor seria se não tivesse havido umas agressões manhosas dos jogadores portugueses, e se não receasse pela pele da equipa norte-coreana quando voltar ao seu país.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Portagens

Tenho de pedir à minha cabeleireira que não abuse do louro nas madeixas: de vez em quando sinto que me falham os neurónios, como quando leio as notícias de hoje sobre as novas portagens nas auto-estradas SCUT.

O texto do ministério das Obras Públicas (via Moura Aveirense) determina:

(...)
O sistema de Portagens implementado é electrónico, de um modo semelhante ao da Via Verde. Assim, a partir de 1 de Julho todos os carros que andam em auto-estradas sem portagem manual têm de ter um dispositivo de identificação electrónico (identificador).
Os utentes que já possuem Via Verde não precisarão fazer nada. (...)
Os outros terão de efectuar um pedido de reserva de identificador (...)
O dispositivo de identificação electrónica é gratuito nos primeiros seis meses de entrada em vigor desta medida.
Também os veículos de matrículas estrangeira que, em Portugal, circularem nas Auto-Estradas sem portagens manuais terão que ter um identificador associado a um meio de pagamento (...)
A partir de 1 de Julho todos os carros novos terão já o identificador de matrícula, tendo o comprador apenas de escolher qual o modo de pagamento a que quer aderir.
A partir de 1 de Julho quem utilizar as Auto-Estradas sem portagem manual e não tiver o dispositivo de identificação electrónico e/ou o título de reserva, será objecto de processo de contra-ordenação, nos termos da lei em vigor.


Identificador electrónico? Via Verde? Identificador de matrícula? Os carros estrangeiros também?

Felizmente, a Via Verde esclarece (ou não):

(...)
A empresa, detida pela Brisa e pela SIBS, esclareceu que "os identificadores associados ao sistema Via Verde poderão ser convertidos, em data a anunciar oportunamente, de forma automática e sem qualquer custo adicional em dispositivos electrónicos de matrícula". Ou seja, os utentes da Via Verde não necessitarão de adquirir o identificador.
(...)


Bom! Então não tenho de fazer nada. Acho eu. Mas diz o Expresso:

Cobrança de portagens nas SCUT está dependente da votação no Parlamento de um projeto de lei, que visa impedir a entrada em funcionamento. a 1 de julho, do sistema de cobranças através de chips nas matrículas.
(...)


Tenho de dizer que esta história das cobranças automáticas me irrita profundamente pelo que tem de vigilância obrigatória. Eu tenho um identificador Via Verde que uso quando e se quiser. Se não me apetecer usá-lo, passo na fila do lado e pago em dinheiro. E não me digam que é caro manter as portagens manuais (lá vão mais uns desgraçados para o desemprego), porque há anos nos Estados Unidos se usam portagens automáticas que recebem moedas.

Mas o mais lindo de tudo nesta história é este artigo no Jornal de Negócios:

Veículos do Governo não pagam portagens nas SCUT
Os veículos afectos aos membros do Governo, aos presidentes da República e da Assembleia da República e ao procurador-geral da República não vão pagar portagens nas até agora auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT).
Lusa
(...)
De acordo com o decreto-lei 44-B/2010, de 05 de Maio, as isenções, à semelhança do que sucede nas restantes auto-estradas do país, abrangem também os veículos afectos aos presidentes dos tribunais Constitucional e de Contas e dos supremos tribunais de Justiça e Administrativo.
Estas isenções abrangem ainda os veículos de protecção civil, bombeiros e ambulâncias, afectos aos comandos da GNR e PSP, de fiscalização de trânsito, e militares e das forças de segurança "quando em coluna".
Também estão isentos os veículos da concessionária, Estradas de Portugal, Instituto de Infra-Estruturas Rodoviárias e Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária.
(...)


Chapéus há muitos, seu palerma.

sábado, 12 de junho de 2010

Ser pai ou mãe

Notícia do Público:

Genética
Testes de paternidade: Exames proibidos nas farmácias poderão ser vendidos nos supermercados
12.06.2010 - 09:15 Por Lusa
(...)
O único teste de paternidade que esteve à venda nas farmácias chama-se UNODNA Trust e é um dispositivo que compara os perfis de ADN do homem e da criança, através de dois kits para recolha de amostras de saliva que são posteriormente enviados para um laboratório.
Os resultados finais chegam por meio informático, depois de o cliente instalar um programa no computador, que é enviado com o teste.
(...)
Contudo, o Infarmed decidiu na terça-feira impedir a venda deste teste nas farmácias, alegando que “os testes de paternidade não são considerados dispositivos médicos para diagnóstico in vitro por não se destinarem a um fim médico”.
(...)


E os testes de gravidez, destinam-se a um fim médico? A gravidez é doença?

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Encontros

Graças à Maria Helena que a colocou no Facebook, fiquei hoje a conhecer esta peça galvanizante de Joe Hisaishi:


Mas... não é a Dança de Anitra do Pier Gynt de Grieg que se ouve entre os minutos 2:21 e 2:40?

terça-feira, 8 de junho de 2010

Euro

Notícia do Público:

Decisão
Estónia com luz verde para entrar na zona euro
08.06.2010 - 12:23 Por Lusa
Os ministros das Finanças da União Europeia deram hoje luz verde à entrada da Estónia na Zona Euro, no que será o primeiro país báltico a ter a moeda única, disse uma fonte diplomática europeia.
(...)
Entre Abril de 2009 e Março de 2010, o país teve uma inflação de - 0,7 por cento, inferior ao valor de referência europeu de 1 por cento calculado para esse período, enquanto o défice do país foi de 1,7 por cento em 2009 e a dívida pública ficou por 7,2 por cento.
No mesmo documento, a Comissão Europeia afirmou que a Estónia é o único dos nove países europeus aspirantes ao euro - juntamente com Bulgária, República Checa, Letónia, Lituânia, Hungria, Polónia, Roménia e Suécia - com requisitos para o fazer.


O que eu acho estranho é
haver neste momento países aspirantes ao euro.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

O despertar da China

Notícia do Público (via Delito de Opinião):

O lado negro do país com as maiores taxas de crescimento económico
China: a fábrica do mundo também quer ter carro e casa própria
06.06.2010 - 08:04 Por Ana Rute Silva
Acontecimentos como a greve na Honda e a vaga de suicídios na Foxconn estão a mostrar as dores de crescimento no império asiático.
(...)
A fábrica do mundo está a sucumbir à pressão da competitividade. E saltou para as páginas dos jornais por razões pouco habituais. Depois do caso da Foxconn, empresa de Taiwan que há muito tem sido denunciada pela China Labor Watch, 1900 trabalhadores da japonesa Honda, em Foshan, cansaram-se das 12 horas de trabalho diárias, seis dias por semana a ganhar 1500 yuans (179 euros). Estão em greve desde 17 de Maio e o protesto interrompeu a produção de todas as quatro fábricas da Honda na China, incluindo as que são geridas com parceiros locais.
(...)
A nova classe média já ultrapassa os 100 milhões de habitantes. Crescem hábitos de consumo e centros comerciais, dispara o preço do imobiliário (ver texto) e a inflação. A China já não quer ser só, e apenas, o país do baixo custo, apetecível para as multinacionais ocidentais. Quer comprar uma casa e ter um carro.(...)
Ao sair da pele de uma economia emergente, de produção low-cost e eficiente, e oferecer salários mais justos, a China fará aumentar os preços dos bens em todo o mundo, dos brinquedos da Mattel à moda de Tommy Hilfiger.(...)


É o que eu já tenho dito: a China da mão-de-obra barata e sem direitos não vai durar sempre. Os chineses vão querer um estilo de vida semelhante ao ocidental, e quando isso acontecer os custos de produção também vão assemelhar-se aos ocidentais.

Quanto tempo até que isso aconteça? A economia ocidental aguentar-se-á até então? Essas são perguntas a que não sei responder. Mas que o despertar da China se fará de acordo com a natureza humana, disso não tenho quaisquer dúvidas.

Da inconsciência como forma de vida

Notícia do Diário de Notícias:

Governador/Posse
"Saio de consciência completamente tranquila" -
Vítor Constâncio

Hoje
Vítor Constâncio garantiu hoje deixar o cargo de governador do Banco de Portugal "de consciência completamente tranquila" por tudo o que fez e deixou esboçado, sublinhando a apreciação positiva a nível internacional do regulador.
(...) "Se assim não fosse, certamente eu não seria escolhido entre muitos potenciais candidatos para a vice presidência do Banco Central Europeu.(...)" (...)

Eu ouvi há umas semanas na televisão o sr. Trichet dizer que não fazia ideia de qual a actuação do sr. Constâncio no Banco de Portugal. Se calhar a razão da eleição não foi a competência do sr. Constâncio, mas ele parece desconhecer coisas como negociações políticas, jogos de xadrez, peões, ou até palhaços.

Da incompetência como forma de vida

A razão principal para pôr gasolina nos postos da Galp nas auto-estradas é a facilidade de uso da bomba com Via Verde.
Ora há pelo menos uma semana que a dita Via Verde não funciona no posto onde costumo abastecer, e a bomba nem sequer aceita cartões multibanco, pelo que fui hoje perguntar o que se passava.

Não sabemos, também temos dificuldade em funcionar com a bomba 1.
Então porque não telefonam a reclamar?
Ah, não temos nenhum número de telefone para onde ligar.

E saiu apressado, evitando assim as perguntas que se seguiriam: Já avisou o seu chefe? Já experimentou a lista telefónica? etc.

domingo, 6 de junho de 2010

Concerto para cães

Notícia do Telegraph (via Opera Chic):

Sydney Opera House hosts concert for dogs
Organised by American musician Laurie Anderson and her rock legend husband Lou Reed, the Music For Dogs event featured a surreal concerto of high-pitch whistles, synthesizers and strings.
Published: 6:22PM BST 05 Jun 2010
(...)
The 20-minute concert opened with a set featuring whale calls and soothing white noise, before moving through a rhythm and beat section to a discordant crescendo almost drowned out by hundreds of barks and howls.
(...)


Espero que os latidos e uivos significassem aprovação. O Jr, felizmente, parece apreciar música barroca, mas calculo que se vivêssemos na Austrália o teria levado a este concerto.

Talvez o ponham no YouTube ;-)

Festa da Flor

Nunca estive na Festa da Flor na Madeira, mas a minha mãe esteve este ano e trouxe-me algumas fotografias.

Ao contrário do que foi prometido pelo sr. Sousa e levou Alberto João Jardim a negar todos os nomes que lhe tinha chamado, o desgoverno nacional não mandou um cêntimo de ajuda para a reconstrução da ilha. O que valeu às famílias foi a solidariedade de pessoas e instituições não governamentais e isso, diante das necessidades, foram trocos.

No entanto, ao que me dizem,



(Fotos © R.M., Funchal, Abril 2010)

sábado, 5 de junho de 2010

Baratas

A Isabela, no blog Novo Mundo, diz tudo:

Tenho medo e nojo dessas perfeitas criaturas de Deus. Deus também erra.

Música e micróbios

Notícia do Spiegel (via Paulo):

06/01/2010
Symphonic Sewage
Waste-Treatment Plant Plays Mozart to Microbes
A sewage plant near Berlin is playing Mozart to its biomass-eating microbes, hoping the sweet sounds will make them work harder. The Austrian composer may save the facility as much as 1,000 euros a month.
(...)
The process was developed by Mundus, a small German firm headquartered in Wiesenburg in northeastern Germany.(...)
The process derives from the company's special stereo systems that are meant to accurately replicate the vibrations and sounds of a concert hall.(...)


Mozart para aumentar a produtividade da compostagem? Olha que ideia tão engraçada! Vou já experimentar, que o processo que comecei há um ano ainda parece longe de estar pronto.
Ah, espera aí, afinal não é bem assim: é preciso uma aparelhagem especial que se aluga por quatrocentos euros por mês. E quanto a estudos científicos, há? Foram feitas comparações entre amostras? Estão publicadas?

Afinal o facilitismo não é só neste país. Aqui o desgoverno finge que vai mandar dinheiro para uma região assolada por uma catástrofe natural, finge que vai dar novas oportunidades de formação profissional e académica, finge que vai controlar o défice. Na Alemanha não é tão grave: há só uns gajos que fingem que as bactérias são melómanas para venderem aparelhagens de som.

Chama-se a isto dar música, julgo eu.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

E não se pode canalizá-lo?

Notícia do Público:

Maré negra espalha-se a mais estados norte-americanos
02.06.2010
Helena Geraldes
A maré negra no Golfo do México, que já dura desde 22 de Abril, chegou há duas semanas aos pauis da Luisiana. Esta semana está a espalhar-se para norte, tendo chegado ontem ao Alabama e Mississípi.
(...) Desde o início da catástrofe já foram libertados para o Golfo do México entre 71 e 113 milhões de litros de crude.
Hoje, as autoridades da Florida confirmaram ter avistado uma mancha negra a 14 quilómetros da zona costeira (...)
(...) Dois estudos das universidades da Florida e do estado da Luisiana revelaram extensos lençóis de crude debaixo de água, aparentemente causados pelos dispersantes químicos utilizados pela BP.(...)


Quanto a este desastre tenho duas perguntas.
A primeira é: aquele petróleo todo pode ser utilizado, ou é desperdício puro?
E a segunda: se não se consegue tapar o buraco, não será possível pôr-lhe um tubo por onde o petróleo saia orientado?