sexta-feira, 30 de julho de 2010

Definições

Diz a Rachelet no seu blog:

Alma é, em suma, aquilo que me dói quando tenho uma conta para pagar.
Moral é aquilo que me faz pagar a conta.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Notícias da Coreia do Norte

Notícia d'Al Jazeera:

UPDATED ON:
Thursday, July 29, 2010
23:59 Mecca time, 20:59 GMT

Sport
North Korean team 'reprimanded'
The North Korean football team have reportedly been severely reprimanded after losing all three of their games at the World Cup in South Africa.
Kim Jong-Hun, the coach, and his team were summoned to the People's Palace of Culture in the capital, Pyongyang for a dressing down on July 2, US-based Radio Free Asia reported on Thursday.
Myong Chol, the sports minister, was among about 400 government officials, students and athletes that too part in the six-hour session, the report said.
Players were forced to reprimand their coach at the end of the gathering, it said.
Kim Jong-Hun was also apparently made to work on a building site and expelled from the Workers' Party of Korea.
(...)


Se for verdade, não está longe do que esperávamos: é, se calhar, melhor do que receávamos. O seleccionador lá vai reabilitar-se com um trabalho manual, à boa maneira maoista. Viva o grande educador.

A propósito de gastronomia

Os cozinheiros são como os cabeleireiros: quando se encontra um bom deve-se pedir o telemóvel e segui-lo para onde ele for.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

O que é

(Hoje, no meu jardim)

Não, não é uma instalação de Joana Vasconcelos: é uma tentativa de preservar alguns cachos de uvas da gulodice dos melros.

Na Catalunha não

Notícia do Público.es (obrigada, Paulo; Juliana, salte este post):

El Parlament de Catalunya prohíbe las corridas de toros
Los parlamentarios han acordado terminar con este espectáculo por 68 votos a favor, 55 en contra y 9 abstenciones
PÚBLICO.ES/AGENCIAS BARCELONA 28/07/2010 11:37 Actualizado: 28/07/2010 15:06
El día 1 de enero de 2012 Catalunya será una comunidad sin corridas de toros, uniéndose a Canarias como la segunda región de España que prohibe este tipo de actos. El Parlament de Catalunya ha aprobado este miércoles prohibir las corridas de toros por 68 votos a favor, 55 en contra y 9 abstenciones, en una votación en la que no ha participado sólo uno de los 135 diputados.
(...)


Parabéns, Catalunha, parabéns Espanha.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Falemos então de gastronomia Parte I

Eu gosto de nouvelle cuisine: gosto de sabores finos e contrastantes, de quantidades sóbrias e de apresentações cuidadas e coloridas.

Na minha opinião a gastronomia portuguesa é básica, gastronomia de país pobre dos pontos de vista cultural e agrícola. O que nos vale é termos peixe e marisco naturalmente bons, porque quando se trata de misturar ingredientes está tudo perdido.

(Bath, Novembro 2009)

Na maioria dos restaurantes portugueses os cozinheiros nunca frequentaram uma escola hoteleira, nem sabem sequer o que isso é. Uma salada tradicional portuguesa é constituída por alface frisada, rodelas de tomate e cebola, e uma salada moderna tem além disso milho e queijo. O cúmulo da sofisticação será a salada César, mas quando a peço nunca sei o que me vai aparecer à frente: provavelmente não será uma salada César.

Há depois umas especialidades como cozido à portuguesa, massada de peixe, migas alentejanas, que a maioria das vezes se traduzem em tachadas de comida castanha e beige mais apropriada para ser servida a presos. Há postas mirandesas que enchem os pratos de modo que os acompanhamentos têm de vir à parte. Há a caldeirada de peixes que é uma mistura indescritível que prejudica todos os participantes.

Pães aprendemos a fazer há pouco tempo, e mesmo assim a variedade real é pouca. Doces sim, doces temos deliciosos. Os melhores do mundo, digo eu, até que me provem o contrário.

Melgas

Notícia do Expresso:

Número anormal de melgas e mosquitos em Vila Real Stº António
Um número anormal de melgas e mosquitos obrigou várias pessoas a abandonarem o parque de campismo de Monte Gordo, no Algarve, mas as autoridades dizem que não se trata de uma praga.
Lusa
16:57 Segunda feira, 26 de Julho de 2010

(...)
Contactada pela Lusa, a Câmara de Vila Real de Santo António disse estarmos perante "um número de melgas e mosquitos superior ao habitual", mas garantiu ser "uma situação normal"(...)


Talvez. Para mim, uma só melga já é uma praga.

domingo, 25 de julho de 2010

Falácias

Quando eu era jovem e ingénua achava graça ao Miguel Sousa Tavares. Pelo que me diziam, não era única. Mas desde há anos cada vez lhe acho menos, e mesmo assim de vez em quando leio os artigos que escreve no Expresso, e pontualmente dou-lhe razão.

Ele tem, contudo, um jeito especial para o raciocínio falacioso, e um bom exemplo vem no artigo desta semana, intitulado PARE, SCUT E OLHE (ainda não online), precisamente na parte sobre as SCUT:

(...) Porque carga de água uns usam sem pagar o que outros depois vão pagar sem ter usado? (...) Por que razão devo pagar as minhas portagens e duzentos quilómetros mais a norte ou a leste cidadãos iguais a mim passam sem pagar e remetem a conta para o meu IRS?(...)

Isto é populismo a mais. É que se há uns que pagam sem usar, os que usam também pagam, da mesma forma, ao pagarem os mesmos impostos. Está bem? Pode-se concordar ou não com o esquema, mas não vale a pena pintar a coisa mais feia do que ela é.

E já agora, não é a isto que chamam Estado Social? Quando todos pagam para alguns usarem - o sistema nacional de saúde, as escolas públicas, os subsídios aos agentes culturais, o rendimento social de inserção e por aí fora?

Gostos

Há uma expressão em inglês que ouvi já há uns anos e que de vez em quando sinto agudamente:

To have champagne taste on a beer budget

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Vittoria!

Haverá secas informáticas muito maiores do que descarregar os novos mapas do GPS?
Ao fim de não sei quantas horas, com algumas interrupções e a previsão de tempo restante frequentemente a subir, acabei de guardar o monstro actualizado. E só me apetece cantar Vittoria! em coro com este senhor:

O ouro de Salazar

Notícia do Bloomberg (via 31 da Armada):

Gold Makes Dead Portuguese Dictator Top Investor Without Gains
By Joao Lima - Jul 21, 2010

Former dictator Antonio de Oliveira Salazar might have been remembered as Portugal’s best investor had central bank rules allowed the country to benefit from his shrewdest trade: Europe’s biggest gold pile.
(...) Gold’s 26 percent advance in the past year leaves Portugal holding an increasingly valuable asset, though one the indebted government can’t touch because the law prevents proceeds from going to state coffers.
(...)
Portugal’s gold is managed by the Bank of Portugal, whose law says proceeds from sales must be placed in a reserve account and can’t be transferred to the state treasury. The bank pays a dividend each year to the government from earnings on interest and securities. The dividend paid for 2009 was 203 million euros ($260 million), the central bank said in a July 2 e-mail.
A Bank of Portugal official in Lisbon declined to comment on the management of the gold reserves, as did a Finance Ministry spokesman in the Portuguese capital.
(...)

Interessante, não? Para quem se lembra de vez em quando das reservas de ouro de Salazar, e se interroga sobre o que lhes terá acontecido nestes trinta e seis anos, este artigo desvenda o mistério, ou pelo menos parte dele.

Ainda bem que os desgovernos deste país não podem desbaratá-las, mas não saber em que investiu o Banco de Portugal o capital adquirido com as vendas todos os anos entre 2003 e 2006 (e antes disso?) deixa-me um bocadinho intranquila.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Trabalhar ao domingo

Notícia do Diário de Notícias:

Comércio
Hipermercados abertos aos domingos até à meia noite
por Lusa Ontem
O conselho de ministros aprovou hoje o alargamento do horário das grandes superfícies (mais de dois mil metros quadrados) ao domingo, passando estes estabelecimentos a poder funcionar todos os dias das 06:00 as 24:00.
(...)
Quanto ao risco de o funcionamento dos hipermercados ao domingo poder implicar o encerramento de algumas lojas de comércio tradicional e um aumento do desemprego, como têm defendido a confederação do comércio e outras associações do sector, Vieira da Silva mostrou-se convicto que esse é um receio ultrapassado.
(...)

Sempre me pareceu bem que as empresas tivessem liberdade de decidir os seus horários, e não creio que venha mal ao mundo por isso, desde que haja trabalhadores suficientes e turnos apropriados. Nos EUA são as mercearias de esquina que estão abertas até tarde e muito úteis são elas: assim as houvesse em Portugal, mas aqui tem-se a ideia que maior é melhor e assim se abrem hipermercados, enquanto os americanos mesmo a esses continuam a chamar simplesmente mercearias.

Mas há outra notícia relacionada no mesmo jornal:

Hipermercados
Igreja contra novos horários do comércio
por Lusa Ontem
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) discordou hoje do alargamento do horário das grandes superfícies ao domingo, afirmando que o lucro não deverá sobrepor-se aos valores familiares.
(...)
O porta-voz da Conferência Episcopal disse ainda que os domingos devem ser dias de 'celebração do credo', devendo ser aproveitados para 'estreitar as relações fraternas e familiares'.
(...)


Oh hoho que engraçado. São uns pândegos. Eu quero ver a CEP querer fechar os hoteis ao domingo, e os restaurantes, os hospitais, sei lá, os aeroportos, e até as lojas mais pequenas dos centros comerciais, para os trabalhadores celebrarem o credo e estreitarem as relações fraternas e familiares.

Mazel tov, eminências.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Praias em Paris

Notícia do Telegraph:

Home > Travel > Picture galleries
Paris-Plages: artificial beaches on the bank of the River Seine
Temporary artificial beaches have opened along the river Seine in the centre of Paris. The scheme started a single beach in 2002 and has now expanded to three separate beaches

Uma ideia fantástica: areia, chapéus-de-sol e espreguiçadeiras nos cais do Sena. Infelizmente não me parece muito recomendável (nem é permitido) juntar uns mergulhos no rio... Mas as fotos são uma graça, mesmo para quem, como nós, vive todo o ano perto do mar.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

A Síria contra o véu integral

Notícia d'El País:

Siria prohíbe a las universitarias ir a clase con el velo integral
El Gobierno de Damasco asegura que portar esta prenda es contrario a los valores académicos del país
AGENCIAS - Damasco - 19/07/2010
Las estudiantes universitarias de Siria que lleven el velo integral no podrán entrar en los campus públicos y privados del país, según ha informado la agencia estatal Sana. El ministro de Educación Superior, Ghiyat Barakat, ha señalado que vestir el niqab (que cubre el cuerpo y deja solo al descubierto los ojos) es "contrario a los valores y la ética de las tradiciones académicas sirias".
(...)
En 2009, el principal clérigo musulmán de Egipto, el jeque Mohamed Sayed Tantawi, prohibió a las estudiantes llevar el velo integral en la Universidad Al Azhar, y causó cierta indignación al decir que los musulmanes franceses deberían cumplir cualquier ley que Francia pudiera emitir prohibiendo el velo.

E agora? O que vão argumentar aqueles que se afirmaram contra a decisão da Assembleia Nacional francesa de proibir o uso do véu integral nos espaços públicos?

Eu aplaudo as leoas de Damasco.

Em cartaz: Placido e Domingo

Há anos, juro, que andava há procura dum vídeo que me passara diante dos olhos para desaparecer do Youtube entre arquivos e direitos de autor. Hoje encontrei não só o original mas uma versão de melhor qualidade apresentada pelo próprio Placido Domingo.

Não é de dar graças por tê-lo reencontrado, agora que Don Placido, para seu prazer e nosso, se passeia mais que nunca entre dois registos e quinhentas actividades, como se fosse o próprio factotum della città? :-D

O riso e o pranto

Jesus often wept but is never described as having laughed.
Nick Jowett, em comentário a este post.

Este blog andará a ficar cristianizado? Socorro! :-)

Pet-sitters

Notícia do Diário de Notícias:

Serviços
'Pet-sitters' cuidam do cão, das galinhas e regam a horta
por HELDER ROBALO Hoje
Depois dos hotéis para deixar os animais durante as férias, ou noutras ocasiões, já há empresas que vão a casa dar de comer aos animais, passeá-los e até cuidar do jardim. Todas excelentes alternativas para evitar o abandono, que é tão comum nos períodos de férias. Cada deslocação das empresas implica entre os oito e os 15 euros, dependendo das necessidades específicas de cada animal. A procura destes serviços tem aumentado muito, garantem os empresários ao DN.
(...)

Ainda bem que se começaram a criar estas empresas. Haja mais! Infelizmente muitos donos simplesmente não podem ou não estão dispostos a gastar dinheiro com os seus animais, por isso o abandono não é só nas férias, mas também quando os bichos ficam doentes ou têm acidentes ou partos indesejados, e aí não há pet-sitting que valha.

Para os que podem, também seria bom que se criasse e publicasse uma lista dos hoteis e dos restaurantes que aceitam a presença de animais.

Lista oficial anti-spam

Notícia do Diário de Notícias:

Inscrições
Lista nacional que rejeita publicidade ainda tem pouca adesão dos portugueses
por C.N. Hoje
Não chegam a 300 os consumidores que se inscreveram para não receber mensagens publicitárias no telemóvel.
Os consumidores que não queiram receber os serviços de valor acrescentado (SVA) têm desde há um ano a possibilidade de se inscreverem na "lista nacional de não recepção de comunicações publicitárias", disponível no site www.consumidor.pt. Cabe à Direcção-Geral do Consumidor manter a informação actualizada, mas, por enquanto, há menos de 300 inscritos nessa lista.
(...)


Pois eu inscrevi-me hoje. Espero que não tenha o efeito contrário: o facto é que, tendo devolvido, por deixarem de me interessar, cartões de empresas como a Loja das Meias ou a Prénatal, continuo a receber - ou, pior, passei a receber - mensagens publicitárias das mesmas, que só servem para me irritar.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Gafanhotos

Os egípcios tiveram a sua praga de gafanhotos, e eu já apanhei uma ou duas na vida, relativamente benignas. Acho os gafanhotos, quando vistos de perto, assustadores, com as suas mandíbulas e olhos de filme de ficção científica.

Este, coitado, só queria que não o incomodassem, e depois de uma única foto foi esconder-se na pimenteira.

(Hoje, no meu jardim)


Parece-me que se perdeu o hábito de beber cocktails: hoje pouco mais além se vai de uma caipirinha. Quem conhece o grasshopper (= gafanhoto)?

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Caesar

Ah, mas que sina esta de só me lembrar de aniversários no dia seguinte...

... eu que soube este discurso de cor.

O ovo e a galinha

Notícia do Diário de Notícias:

Investigação
Desvendado o enigma do ovo e da galinha
por agências Hoje
(...)
A investigação é séria. Os cientistas analisaram os ovários das galinhas e concluíram que a formação dos ovos só é possível graças a uma proteína – chamada ovocledidin-17 (OC-17) – presente nos animais. Daí ser essencial ter aparecido primeiro a galinha para 'fabricar' o ovo.
'Há muito que se suspeitava que o ovo tivesse aparecido primeiro, mas agora temos provas científicas que demonstram que a galinha apareceu antes', afirmou ao jornal Metro Colin Freeman, da Universidade de Sheffield (...)


Será?

O tal jornal Metro assim o diz, mas a CNN, como eu, quis saber mais e, podendo, foi à fonte:

Scientists solve chicken and egg riddle*
By Hilary Whiteman, CNN
July 14, 2010 -- Updated 1355 GMT (2155 HKT)

Editor's Note: *Maybe
London, England (CNN) -- Researchers in Britain have been credited with cracking the age-old conundrum about the chicken and the egg. But are they right?
After the publication of the rather dry-sounding scientific paper, "Structural Control of Crystal Nuclei by an Eggshell Protein," press headlines proclaimed the answer was... the chicken.
However, one of the paper's lead authors, Colin Freeman, from the University of Sheffield in northern England, told CNN that the result was not as conclusive as it seemed.
"I would argue that the concept of an eggshell came about way before the chicken, it's dinosaur or even pre-dinosaur thing. That's something to talk to an evolutionary biologist about probably," he said.
(...)


Jornalismo a sério é isto: ir às fontes, em vez de se limitar a copiar os bitaites das agências noticiosas.

Imagem Webweavers Free Clipart

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Nem tudo o que luz é ouro

Notícia do Diário de Notícias:

Privatizações
Galp e EDP vendidas este ano sem 'golden share'
por P.C., com agências Hoje
(...)
"As privatizações irão seguir conforme planeado, o programa está em curso, espero que ainda este ano, para além do processo Banco Português de Negócios (BPN), avancem as previstas no sector da energia, em particular da Galp e EDP", garantiu Teixeira dos Santos, na sua audição de ontem na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças.
Além destas duas empresas particularmente referidas pelo ministro das Finanças, o programa prevê igualmente para este ano a venda de outra energética, a REN, bem como a ANA, a gestora dos aeroportos.
Perante os deputados, o governante avançou que o Executivo não vai propor golden shares nas empresas referidas, ou seja, é intenção do Governo vender a totalidade do capital que ainda possui nas mesmas.
(...)


Se este desgoverno pretende mostrar-nos o que realmente pensa dos interesses estratégicos de Portugal e da bondade das golden-shares, muito agradecidos, não é preciso, já desconfiávamos.

Desconfio também, pessoalmente, que para tal desnorte nem bússula nem GPS seriam grande ajuda.

Nota de 09/07/10: No blog 31 da Armada há um post com o mesmo título sobre o mesmo tema, embora com conteúdo totalmente diferente, escrito no mesmo dia mas mais cedo. Palavra de honra que ainda não o tinha lido quando escrevi este.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Reformas Ponzi

Notícia do Telegraph:

Cost of civil servants' 'Ponzi' pension scheme threatens poverty for future generations
Civil service pensions have been run like an "unstable Ponzi scheme" that threatens to impoverish future generations, according to an independent report out today.
By Philip Aldrick, Economics Editor
Published: 5:30AM BST 07 Jul 2010

(...)
Peter Tomkins, Commission chairman and Fellow of the Institute of Actuaries, said: "The Government has hidden behind costings which pretend that the unfunded schemes earn a return well above [market rates] ... Like an unstable Ponzi scheme, it will only work if tomorrow's generations [are] able to stomach a higher cost to pay for the unfunded promises made today."
The Commission, made up of eight economists and actuaries who spent nine months putting the report together, also warned that "in 50 years' time, it is possible that every person over 65 could be supported by just two people of working age, compared with four today" (...)


Em Portugal, pelo que se ouve dizer, o sistema de pensões de reforma (de toda a gente, não só dos funcionários públicos) também é um esquema Ponzi ou, como é conhecido por cá, Dona Branca, em que os que chegam depois pagam os rendimentos do investimento dos primeiros, e os últimos a chegar já não têm que fechar a porta, pois já não a encontram aberta.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Pagar

Aqueles que nos dizem que temos de pagar as SCUTs que eles próprios construíram para o nosso progresso e desenvolvimento, são os mesmos que para o nosso progresso e desenvolvimento querem construir TGVs e aeroportos sem nos dizerem como os vamos pagar.

Importância estratégica

Artigo do Público:

Opinião
Ninguém atropelou os direitos dos accionistas
01.07.2010 - 11:49 Por José Sócrates, primeiro-ministro
O Governo fez o que devia fazer para defender os interesses estratégicos de Portugal e da Portugal Telecom (PT).
A PT é uma empresa muito importante para o País. E a participação da PT na Vivo é um activo estratégico de sucesso no mercado brasileiro - é mesmo a empresa de telecomunicações nº 1 no Brasil. Sucede que a internacionalização da PT e a sua presença no Brasil é absolutamente fundamental para a economia portuguesa.
(...)


Os accionistas (= proprietários) da PT são, segundo a própria empresa, maioritariamente estrangeiros: europeus (40%) e norte-americanos (23%) vs 36% portugueses. Por isso interrogo-me sobre a importância estratégica da PT para a economia portuguesa.

A maioria (73.9%) dos accionistas (= proprietários) da PT, incluindo o maior accionista português, votou a favor da venda da Vivo à Telefónica. Por isso
interrogo-me sobre a importância estratégica da Vivo para a PT.

Sei que as empresas e os bancos portugueses andam com dificuldade em financiar-se lá fora, e que os interesses financeiros de curto prazo dos accionistas (= proprietários) da PT seriam a entrada de mais de sete mil milhões de euros dos quais uma boa parte ficaria em mãos portuguesas. Por isso interrogo-me sobre a importância estratégica da PT para o primeiro-ministro.

Genericamente

Notícia do Público:

Farmácias vão ser penalizadas se não tiverem os medicamentos mais baratos
30.06.2010 - 15:33 Por Lusa
As farmácias que não tenham disponíveis os cinco medicamentos mais baratos da substância activa que é prescrita numa receita vão ser fiscalizadas e penalizadas, advertiu hoje a ministra da Saúde.
(...)
A partir de Julho, as receitas passam a discriminar o valor que o utente pouparia se lhe tivesse sido prescrito um medicamento mais barato, apresentando os cinco fármacos com preços mais baixos dentro da mesma substância activa.
(...)
Segundo a ministra, as penalizações em que incorrem as farmácias caso não tenham disponíveis os medicamentos mais baratos já estão contempladas na lei e podem ir desde multas até ao encerramento dos estabelecimentos.(...)


O que foi que aconteceu à gestão racional de stocks? O que foi que aconteceu a Não tenho, mas posso mandar vir? O que aconteceu à liberdade?

Quanto custou a actualização de software que permite apesentar e imprimir em cada receita as cinco variações mais baratas do medicamento prescrito? Quanto custa essa impressão? E o que acontece quando se escreve a receita à mão?

Quem ganha com o negócio dos genéricos?

Para onde fugiu o bom-senso neste país?