segunda-feira, 14 de maio de 2012

Stop é para parar*

E quando acender o verde, o que é que se faz?

(Albufeira, Maio 2012)



*De uma campanha televisiva de prevenção rodoviária nos confins da minha memória.

8 comentários:

  1. Não sei como está temporizado todo o cruzamento semaforizado, mas só me ocorre que o condutor deve, ainda assim, dar prioridade aos condutores que vêm nos outros ramos.

    ResponderEliminar
  2. Será que de tão previdentes deixaram o sinal stop para quando há corte de luz...? :)

    ResponderEliminar
  3. Evidente caso de confusão semiótica...

    ResponderEliminar
  4. Moura, Luisa, Ludmila, e ainda não vos tinha dito que aquele sinal está logo a seguir ao portão de saída dos carros de bombeiros...

    ResponderEliminar
  5. Olá. O código da estrada estabelece uma hierarquia na sinalização que ajuda a esclarecer-nos. Nessa ordenação, os sinais luminosos (como os semáforos) estão antes dos sinais verticais (como o de STOP). O que significa que, neste caso, abrindo o sinal verde, o condutor tem prioridade (ao contrário do que afirma a Moura Aveirense); o sinal de STOP só vigora se o semáforo estiver desligado. No Porto, junto a saídas de bombeiros, esta combinação de sinais também se encontra; pode ser útil numa emergência.

    ResponderEliminar
  6. Maria, faz sentido, excepto os bombeiros terem de parar no stop.

    ResponderEliminar
  7. Sabe que um amigo meu, daltónico, arriscava a vida (a dele e a dos outros)em cada sinal vermelho.
    A placa, com aquelas letras gordas, talvez o ajude.
    Bom fim-semana, Gi.

    ResponderEliminar
  8. João Afonso, calculo que para os daltónicos seja importante saber que a luz vermelha é sempre a de cima e a verde a de baixo.
    Bom fim-de-semana para si também.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.