sábado, 4 de abril de 2015

Na cúpula do Reichstag*

No único dia de chuva que apanhei em Berlim fui visitar a cúpula do Parlamento alemão. É preciso marcar com antecedência, o que pode ser feito facilmente online; a visita é gratuita, dura cerca de meia-hora e há áudio-guia em português: um luxo. Enquanto se sobe a rampa em espiral


vamos sendo informados sobre o Parlamento e sobre os edifícios que dali se avistam:


Ao chegar ao topo descobre-se a enorme abertura central que explica o frio sentido durante a subida:


É o momento de olhar com superioridade legítima ;-) a sala onde os deputados federais decidem o futuro da Europa!

(Berlin, Março 2015)

* O Reichstag é o edifício, o Bundestag a instituição.

6 comentários:

Catarina disse...

Gostaria de conhecer.
Bos Pascoa!
Abraco

Goldfish disse...

Adorei Berlim! As reconstruções, as movida, os edifícios e praças novos, tudo. Só tenho pena de não ter podido entrar em lado nenhum (por exemplo, no Reichstag) por ter levado a minha cadela e não ter onde a deixar. O que adorei ouvir o hino à Alegria a ser tocado pelos carrilhão do Tiergarten!

Gi disse...

Goldfish, é o problema de quem viaja com cão, mesmo num país super amigo dos cães como a Alemanha. Se temos hipótese, revezamo-nos a tomar conta dele num café e não demoramos muito tempo nas visitas; se não, temos de o deixar no hotel.

Gi disse...

Catarina, Berlim vale imenso a visita, e o Reichstag também.

Fanático_Um disse...

Na minha visita a Berlim não tive oportunidade de ir ao Reichstag, ficará para uma próxima oportunidade.
Surpreende-me o que relatam em relação aos cães. Tenho um familiar muito próximo que vive na Alemanha, visito-o frequentemente e uma das coisas que me surpreendeu positivamente foi a possibilidade de se levar o cão (ele tem um) para todo o lado, incluindo para o local de trabalho. Já para não referir a existência de bebedouros para cães à entrada da maioria das lojas e restaurantes e até, segundo ele me disse, a possibilidade de oferecerem comida (ração) a pedido. As cidades de que falo são Hamburgo e Dusseldorf.

Gi disse...

Fanático _Um, na Alemanha, como já tenho referido, o meu cãozinho entra em restaurantes, hoteis, lojas, e mesmo em alguns museus e monumentos (ao colo).
Mas na maioria dos museus não entra, na Ópera também não, e no Reichstag também não foi autorizado. Nessas situações, um de nós fica com ele enquanto o outro visita, ou tem de ficar no hotel.