Mostrar mensagens com a etiqueta festas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta festas. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Dia da Espiga

O dia da Espiga é uma festa tradicional algarvia, e julgo que também alentejana. Lembro-me de ter ido uma vez em criança, com as criadas, colher a Espiga, que afinal é um ramo composto por espigas de trigo, papoilas, malmequeres, e, segundo a Wikipédia porque eu já não me lembro, folhas de oliveira, de alecrim e de videira.
Este conjunto, com o seu significado óbvio de fertilidade, deve ser pendurado na porta da casa para a proteger até ao ano seguinte.

No Algarve ainda não é difícil encontrar os componentes da Espiga, mas naquela altura fiquei com a sensação de termos andado imenso à procura, sob um intenso calor, e o regresso fez-se à boleia, o que desagradou ao meu pai, sempre discretamente preocupado com a segurança (num recinto público com muita gente uma das primeiras coisas que fazia era procurar localizar as saídas de emergência).

Como de costume a miscigenação entre o cristianismo e as práticas pagãs encontra-se no dia da Espiga, que coincide com a festa móvel cristã da quinta feira da Ascensão. Anteriormente estas celebrações relacionavam-se com o calendário lunar e as estações do ano e, se tivermos o cuidado de reparar, as festas cristãs ainda se podem reportar a esta calendarização.

sábado, 26 de dezembro de 2009

Presentes de Natal

O Jr recebeu dois presentes este Natal: uma camisola que fará o sacrifício de vestir nos dias mais frios, e um brinquedo que ele adora destruir à dentada e por isso só lhe é concedido em curtos períodos de recreio.

(Albufeira, Dezembro 2009 e Janeiro 2007)



Se ele tivesse escolha, se calhar devolveria, trocaria ou re-ofereceria a camisola. Para nós, humanos, que raramente admitimos mas detestamos metade das surpresas que nos fazem, o Telegraph tem sugestões úteis sobre o destino a dar aos presentes não desejados.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Boas Festas

Soube pelo 31 da Armada que a TAP resolveu ontem fazer um evento natalício em pleno aeroporto de Alcoch... perdão, da Portela. Já tenho ficado feliz com outras surpresas deste género, porque me parece esta um bocadinho forçada?

Como prefiro outro género de música, aqui deixo antes este video que um amigo me mandou por email e me deixou de lágrimas nos olhos (apesar de algumas vozes femininas):

domingo, 29 de novembro de 2009

Festas de Natal

A mourama no inverno adquire outras qualidades - e outros defeitos, mas vamos agora às qualidades.

(Quinta do Lago, Novembro 2009)

ISSL_Feira_de_Natal Começou a época de feiras e bazares de Natal promovidos pelas comunidades expatriadas, sobretudo britânica e alemã, em apoio de várias organizações de beneficência. Ontem no Quinta Shopping na Quinta do Lago havia vinho quente, sopa de castanhas, cachorros quentes, rifas, ornamentos de Natal e crianças e adultos a gozar um dia ao sol.

Cartaz da ISSL

(Quinta do Lago, Novembro 2009)

O tema da beneficência continuou à noite no Teatro das Figuras, em Faro, com um concerto da Orquestra do Algarve para angariar fundos para a construção de um centro de cuidados continuados para doentes com Parkinson ou Alzheimer, uma projecto com oito anos e que tarda a arrancar.

Para não falar da música, bem tocada mas raramente empolgante, (a abertura da Flauta Mágica e o Concerto nº 12 para piano de Mozart, com Ubiratã Rodrigues na direcção e Joana Gama ao piano, e a 2ª Sinfonia de Beethoven dirigida por Adriana Znachonak), direi apenas que pianista e maestrina estavam elegantíssimas, como raramente se vê em palco, e que a afinação do famoso piano me deixou algumas dúvidas, sobretudo nos agudos (mas se calhar foram os meus ouvidos cansados).

(Teatro das Figuras, Faro, Novembro 2009)

Nota para mim mesma: quando voltar a este teatro tenho de me lembrar de não comprar bilhete para as três primeiras filas, que sobem em vez de descer.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Natal Parte III

Segundo a revista diapason, a melhor interpretação da 7ª sinfonia de Beethoven é a de Carlos Kleiber, e como é a minha preferida*, aqui deixo o segundo andamento da versão de 1983 em Amsterdam com os violinos em pizzicato no final. Boas Festas!


* A sinfonia - ainda não me pus a escolher interpretações.

Natal Parte II

Hoje estou assim, cheia de pensamentos positivos. Será por não ter dado importância às notícias do dia.


Boas Festas!

Natal Parte I

Ia eu de manhã a pensar nas pessoas maravilhosas que trabalham em organizações de solidariedade social, e a sentir-me culpada por não pertencer a nenhuma, quando devagarinho nasceu e se definiu este pensamento natalício:

Se conseguirmos perceber em que é que o nosso trabalho pode ser útil para os outros e o encararmos como tal, isso só pode aumentar a nossa auto-estima e o cuidado que pomos nesse mesmo trabalho.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Bacoquices de Natal

Notícia do Correio da Manhã:

2007-12-24 - 13:00:00
Prendas: Membros do Governo fizeram colecta
Ministros pagam viagem a Sócrates
A prenda de Natal que os membros do Governo decidiram dar este ano ao primeiro-ministro foi um cheque-viagem no valor de quatro mil euros, apurou o Correio da Manhã.

A colecta foi organizada pelo gabinete do ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, que teve o cuidado de enviar mensagens para todos os ministérios e secretarias de Estado, relembrando a necessidade de cada um dar a sua contribuição para a prenda natalícia de José Sócrates.
(...)
Por sua vez, José Sócrates ofereceu aos membros do Governo um GPS Ndrive, concebido com tecnologia portuguesa. Um gadget que o primeiro-ministro tem orgulhosamente oferecido a praticamente todos os líderes europeus.
Os trabalhadores da residência oficial foram todos contemplados com um iPod.
Sócrates deverá fazer uso da sua prenda de Natal já no dia 26, altura em que parte para uma semana de férias.


Três perguntas:
#1: Os sinistros ofereceram uma viagem de ida e volta ou só de ida?
#2: Será que com o GPS eles se orientam melhor?
#3: O Sr. Sousa continua a dar música aos trabalhadores?