sábado, 4 de janeiro de 2014

Postais de Toronto X

O paraíso de uns é o inferno de outros... ou a outras horas. Nos dias sem electricidade em casa, a solução foi fugir: para os museus, para o teatro, e para o centro comercial Eaton Center, construído no final dos anos setenta e entretanto degradado e renovado, considerado a maior atracção turística de Toronto; na extremidade sul os gansos voadores constituem uma escultura do artista Michael Snow.

No dia a seguir ao Natal (Boxing Day) o Eaton Center enche com o frenesim dos saldos. É melhor ir lá depois, os saldos continuam com muito mais calma.


A foto abaixo, embora pareça, não é de nenhum centro comercial mas sim do hospital pediátrico de Toronto (Sick Kids).

(Toronto, Dezembro 2013)

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Postais de Toronto IX

Mount Pleasant é um cemitério que é também um parque; noutras épocas do ano os Torontonianos passeiam por ali de bicicleta, mas com temperaturas negativas o passeio foi de carro, parando aqui e além para tirar fotografias.


Consegui fotografar este esquilo, de longe, para não o assustar, mas as raposas não estavam para aí viradas.

(Toronto, Dezembro 2013)

domingo, 29 de dezembro de 2013

Postais de Toronto VIII

As iluminações natalícias são, em Toronto, iniciativa dos particulares - tal como outras actividades, nomeadamente a remoção de neve dos passeios - e por isso alegram sobretudo os bairros residenciais.
Este ano achei-as fraquinhas e pouco presentes, mas ainda assim algumas casas fazem justiça à minha memória.




Os moradores desta rua optaram por uma decoração diferente:


(Toronto, Dezembro 2013)

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Postais de Toronto VII

Outro Torontoniano famoso foi o pianista Glenn Gould. Com este tempo, não achei boa ideia ir à procura da campa no cemitério de Mount Pleasant; fui antes cumprimentar a estátua que lhe erigiram diante dos estúdios da CBC, e passei pelo prédio de apartamentos onde viveu os últimos anos. Ficam aqui as fotografias.



(Toronto, Dezembro 2013)

Fica também um video dele do Youtube para aquecer mais esta madrugada fria.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Postais de Toronto VI

Um dos três peixes cá de casa que sobreviveram ao apagão. Os outros dois andam nervosos e ainda não se deixam fotografar.
(Toronto, Dezembro 2013)

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Postais de Toronto V

Julgo que as notícias sobre a tempestade de gelo que deixou parte de Toronto sem energia elétrica chegaram a Portugal. Depois de dois dias sem luz, sem água quente, sem cozinhar nem aquecer comida em casa, sem internet, e sobretudo sem aquecimento, regressamos esta madrugada à civilização. Fiquei tão contente que até parece Natal ;-)



(Toronto, Dezembro 2013)