terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Temporal

Chove-me em cima o mundo. Que canseira!
Tenho uma longa viagem por diante
E esta tarde a Via do Infante
Mais que estrada parece uma ribeira.

A água cai como paredes lisas
As árvores vergam ao chicote do vento
Relâmpagos estilhaçam o céu cinzento
Estão no máximo os limpa-pára-brisas. 

Felizmente o casaco tem capuz
Que o guarda-chuva (nem sei onde o pus)
Num dia como este vale zero.

Aumento o som do rádio e assim tempero
Trovões e ansiedade. Já só quero
Chegar a casa enquanto ainda há luz.


Nota: hoje não houve temporal digno desse nome, mas de vez em quando há cada um que quem só conhece o Algarve no Verão não imagina.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Claudio Abbado

Imagem DN

Há poucos dias ouvi, julgo que na rádio, que a Orquestra Mozart, fundada pelo maestro Claudio Abbado, estava com graves dificuldades financeiras e ia suspender a sua actividade. Não me dei conta então de que a doença do fundador era um factor nessa situação.
Hoje ouvi a notícia da morte do maestro Abbado e fiquei triste. Li a tristeza nos comentários dos blogues. Perguntei-me como terão ficado os músicos daquela orquestra e de outras que ele criou e/ou dirigiu.

Volto a ver as gravações em video que permitem apreciar a elegância dos gestos. Descubro outras em que partilha o seu entendimento da música. Recordo a sua força e a sua fragilidade.

Já nunca o verei dirigir ao vivo.

domingo, 5 de janeiro de 2014

Morreu Eusébio

Admito que não gosto tanto de Eusébio como os benfiquistas. Naturalmente, não aprecio a sua atitude para com o clube que o descobriu, e tenho pela sua recusa* em marcar golos contra o Benfica, quando jogou num clube adversário, um sentimento ambivalente. A seu respeito, contavam-se diversas anedotas: que não jogava com a cabeça mas de cabeça, ou que os seus mariscos preferidos eram os tremoços.

Por outro lado, se nunca o vi jogar em campo vi-o com certeza na televisão e faço de boa vontade coro com aqueles que o declaram um dos verdadeiramente grandes jogadores de futebol da sua época; alguns dos seus golos e algumas das suas jogadas, visíveis no Youtube como este resumo do que terá sido o grande jogo da sua carreira, contra a Coreia do Norte no campeonato Mundial de 1966, são nada menos que espectaculares.

Imagem da FPF

Lembro-me, isso sim, que no estrangeiro era muitas vezes o primeiro (o único!) nome de que as pessoas se lembravam quando eu dizia que vinha de Portugal. Confesso que isso não me dava orgulho nenhum; o certo é que ainda hoje são futebolistas os portugueses mais conhecidos por esse mundo fora.



*via O país do Burro

sábado, 4 de janeiro de 2014

Postais de Toronto X

O paraíso de uns é o inferno de outros... ou a outras horas. Nos dias sem electricidade em casa, a solução foi fugir: para os museus, para o teatro, e para o centro comercial Eaton Center, construído no final dos anos setenta e entretanto degradado e renovado, considerado a maior atracção turística de Toronto; na extremidade sul os gansos voadores constituem uma escultura do artista Michael Snow.

No dia a seguir ao Natal (Boxing Day) o Eaton Center enche com o frenesim dos saldos. É melhor ir lá depois, os saldos continuam com muito mais calma.


A foto abaixo, embora pareça, não é de nenhum centro comercial mas sim do hospital pediátrico de Toronto (Sick Kids).

(Toronto, Dezembro 2013)

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Postais de Toronto IX

Mount Pleasant é um cemitério que é também um parque; noutras épocas do ano os Torontonianos passeiam por ali de bicicleta, mas com temperaturas negativas o passeio foi de carro, parando aqui e além para tirar fotografias.


Consegui fotografar este esquilo, de longe, para não o assustar, mas as raposas não estavam para aí viradas.

(Toronto, Dezembro 2013)

domingo, 29 de dezembro de 2013

Postais de Toronto VIII

As iluminações natalícias são, em Toronto, iniciativa dos particulares - tal como outras actividades, nomeadamente a remoção de neve dos passeios - e por isso alegram sobretudo os bairros residenciais.
Este ano achei-as fraquinhas e pouco presentes, mas ainda assim algumas casas fazem justiça à minha memória.




Os moradores desta rua optaram por uma decoração diferente:


(Toronto, Dezembro 2013)