segunda-feira, 22 de setembro de 2014

domingo, 21 de setembro de 2014

Salonen na Gulbenkian

Desde que, há uns anos, vi no MUDE esta instalação, fiquei com alguma simpatia pelo maestro Esa-Pekka Salonen, e por isso comprei bilhetes para o concerto de sexta-feira passada na Gulbenkian.
Sobre o qual, em poucas palavras:
1. Gostei muito de ver o maestro reger a Segunda sinfonia de Beethoven como quem dança;
2. Independentemente do seu mérito, talvez a melhor maneira de se conseguir levar uma peça erudita contemporânea a uma quantidade significativa de público seja ensanduichá-la no meio de peças tão populares como as sinfonias de Beethoven;
3. Os grandes compositores criaram as suas obras em vários andamentos para permitirem ao público tossir entre eles;
4. Dirigir a Sétima no fim do programa, quando já se está cansado, não é fácil: já se pula mais do que se dança;
5. Ouvir cair a batuta na Segunda, ou uma fífia dos sopros na Sétima, não é o fim do mundo, mas desconcentra;
6. É difícil distinguir, quando dos aplausos, se o que emocionou o pessoal foi a excelência da interpretação ou a da obra por si mesma;
7. A Sétima, que amo e cuja audição repito, foi anteontem uma experiência matemática: assombroso ver como Beethoven soma, subtrai e multiplica e obtem sempre resultados diferentes mas perfeitos.

Fica aqui uma entrevista com o maestro sobre esta sua integral:

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Indicador de PMS

Num hospital, este sinalizador junta-se a um objecto que vai a esterilizar e muda de cor para indicar que o processo correu como deve ser.

(Faro, Setembro 2014)

De repente ocorreu-me que seria útil que nós, mulheres, o pudéssemos pôr na lapela para anunciar aos homens que, em certos dias, só se devem aproximar com muito jeitinho...

terça-feira, 16 de setembro de 2014

A derrota

Durante anos resisti à pressão para comprar uma batedeira elétrica, achando que, se não pudesse facilmente bater natas nem claras em castelo, não faria bolos e evitaria mais esse atentado à minha forma física e mental.

Finalmente cedi. A batedeira já cá canta, a primeira obra (um pão-de-ló de Alfeizerão) também:

(Albufeira, Setembro 2014)

Só me resta arrumar o monstro numa prateleira bem alta e difícil de alcançar.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Expliquem-me por favor

... porque continua o litro de gasolina 95 a custar na Galp da Via do Infante 1.629€ quando o barril de petróleo está a baixar de preço há meses e hoje não passa dos 100.82U$ (Brent) e 93.12U$ (WTI).

Já agora, expliquem-me também porque está o preço do barril do mar do Norte (Brent) a descer em vésperas de referendo na Escócia para decidir se se separa ou não do resto do Reino Unido.

E, se for possível, expliquem-me esta queda de preços com o Médio Oriente em alvoroço, o Iraque em guerra e outra guerra às portas da Europa. Não seria altura de os mercados andarem frenéticos?

domingo, 7 de setembro de 2014

Condomínio

aqui comentei os conglomerados de ninhos construídos pelas andorinhas.
As cegonhas, como se sabe, fazem os delas em lugares altos, como chaminés e postes de telefonia ou de electricidade. Nos postes de alta tensão que percorrem o Alentejo há verdadeiros condomínios, e este que fotografei hoje é possivelmente o mais habitado.

(A2, Alentejo, Setembro 2014)

Havia dois passarinhos pretos empoleirados na grade: não sei se algum dos ninhos era deles.