segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Às voltas no ar

Notícia do Público:

Voo tinha como destino Amesterdão
Avaria em avião obriga a aterragem de emergência na Portela
03.10.2011 - 07:54 Por PÚBLICO
Um avião que ontem levantou voo da Portela com rumo a Amesterdão foi forçado a regressar a Lisboa depois de ter sido detectada uma avaria no trem de aterragem.
O voo TAP 662 descolou pouco depois das 21h de ontem e, depois de ter sido detectado o problema, passou duas horas a sobrevoar em círculos o Atlântico para descarregar combustível - um procedimento de segurança comum -, antes de regressar à pista do aeroporto da Portela.
(...)


Deve ser o protocolo normal de actuação, mas quando ouvi a notícia de manhã, na Antena2, ficou-me uma interrogação: se tinham de andar no ar duas horas para gastar gasolina, e depois tinham de aterrar, não faria sentido ter continuado a viagem e aterrado em Amsterdam?

5 comentários:

  1. Também me fez espécie. O que terá a pista da Portela melhor que a de Schiphol que lhe permite a aterragem de aviões com o trem avariado?

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  2. Mas podemos ficar descansados. Uma nova notícia do Público diz que, mostrando-se surpreendido pela cobertura mediática que teve o incidente de domingo, a fonte disse ainda que, ao contrário deste tipo de situações, a ocorrência de avarias mais graves "não é comum".

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  3. Ora pensemos.
    Havia um problema.
    Os tanques de combustível são enchidos praticamente à justa para a viagem + um desvio para o aeroporto mais próximo do destino para que o peso seja o menor possível.
    Dada a existência daquele problema e a resistência ao ar do trem de aterragem o carburante não deveria dar para chegar ao destino... daí que tivessem que andar às voltas aqui pertinho para gastar o carburante.
    Se fosse aqui há uns anitos, abriam as comportas no oceano edespejavam-no lá para depois aterrarem com o mínimo de combustível por questões de segurança.

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  4. Mfc, então a avaria era o trem de aterragem não ter recolhido?
    Assim, com a tua explicação, já se entende, obrigada.

    Paulo, se a ocorrência de avarias mais graves "não é comum", ficamos mais sossegados, mas preferíamos que esta também não fosse, verdade? :-)

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  5. Este é o tipo de avaria mais comum nos aviões. De qualquer forma, penso que seja este o protocolo de segurança: a partir do momento em que a normalidade do vôo é perturbada, o avião deve aterrar no aeroporto mais próximo, ou o de origem. Por exemplo, já houve casos de aviões sobrevoando o espaço aéreo nacional, em que ocorrem incidentes de segurança (passageiros embriagados a causar distúrbios, por exemplo), sem nenhuma avaria, e que aterram de emergência em Portugal para detenção dos indivíduos.

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