sexta-feira, 16 de março de 2012

Ecos

Una voce poco fa é uma das árias mais conhecidas de Rossini, uma das que me divirto a desafinar no duche ou no carro, se estiver sozinha. Esta tarde, a ouvir na Antena2 o Concerto para trompete em ré maior de Leopold Mozart, na interpretação de Wynton Marsalis, reconheci as frases familiares.

Aqui, a partir do minuto 01:30 (Il tutor ricuserà/ Io l'ingegno aguzzerò/ Alla fin s'accheterà/ E contenta io resterò)


e aqui, do minuto 01:15


Engraçado, não?

20 comentários:

  1. Impossível não notar.

    Como impossível é não notar também como as notas iniciais e tema dominante são as mesmas de um andamento de Music for the Royal Fireworks, de Händel

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  2. http://www.youtube.com/watch?v=4BQemxvhhDQ

    Gi, mude a caixa de comentários. Assim não somos notificados por mail.

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    1. Teresa, já mudei. Gostava do meu pop-up, mas esta versão embedded vem com a possibilidade de responder directamente ao comentário que se quer, o que é interessante.

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    2. Nada substitui o nosso pop-ip. E eu odeio esta nova caixa de comentários. Mas é a única que agora nos permite retorno.

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    3. O pop-up permitia ler os comentários sem deixar a página principal, o que esta caixa não permite. E para poder comentar nesta é preciso mandar o browser aceitar third-party cookies, se não o Blogger não reconhece a nossa identidade.
      Uma seca.

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  3. Andavam todos a copiar-se uns aos outros, portanto.
    Nunca tinha ligado ao Concerto para Trompete e, de facto, a Teresa tem razão. Quando menos esperamos, descobrimos que a ária da Rosina tem as suas origens em Handel.

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    1. Pois andavam, Paulo. Mas ao menos faziam boa música, ao contrário de alguns copiadores modernos que a Ana Vidal tem andado a mostrar-nos.

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    2. Eram copiadores de qualidade.

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    3. Uma espécie de Xerox, em lugar destas fotocopiadoras feitas na China.

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  4. Descobre cada coisa, Gi ! ;)

    Aposto que Rossini nem conhecia este Leopold, mas o concerto parece mesmo um pastiche vergonhoso e descarado de Händel. Leopold só tinha mais 30 anos.

    Ah. e partilhamos o fascínio pelo Uma voce poco fa da DiDonato ! Fenomenal!

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    1. Mário, é interessante pensar que naquela época não havia CDs nem outros registos facilmente audíveis por toda a gente, e até os compositores podiam nunca ouvir as suas próprias obras.
      Por outro lado, as partituras eram publicadas e se calhar circulavam. Por isso não faço ideia até que ponto os diversos compositores conheciam as peças uns dos outros.
      Mas acho graça encontrar estas semelhanças.

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    2. Mário, deixe-me apresentar-lhe a minha Rosina favorita. :)

      http://www.youtube.com/watch?v=RvW9cUCuPQI

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    3. Excelente, claro, Teresa, apesar de não ser uma gravação ao vivo.

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    4. Excelente, Teresa, a Berganza!
      Mas reparou que canta mais devagarzinho? Mas tem uns belíssimos registo grave, sensual.
      Ok, !º DiDonato, 2ª Berganza.

      Obrigado!

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  5. Gi, não há dúvida: tenho de contratar-vos (junto o Paulo e a Teresa) para a minha série! Posso roubar esta descoberta, já que estamos numa de roubos descarados? :-)

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    1. Mas está claro! Por mim estás à vontadinha!
      A maior parte das pessoas já acha o meu blogue um tédio, imagina se punha lá istp! :)

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    2. Qual roubar, Ana, empresto-lha de boa vontade :-)

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    3. Eu não tenho grande jeito para detective, ao contrário de vocês ambas as três. Se calhar perderias com o negócio, Ana.

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    4. Não perderia coisa nenhuma, Paulo. Já tenho várias dicas tuas que são preciosas, não sejas modesto. :-)

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