Una voce poco fa é uma das árias mais conhecidas de Rossini, uma das que me divirto a desafinar no duche ou no carro, se estiver sozinha. Esta tarde, a ouvir na Antena2 o Concerto para trompete em ré maior de Leopold Mozart, na interpretação de Wynton Marsalis, reconheci as frases familiares.
Aqui, a partir do minuto 01:30 (Il tutor ricuserà/ Io l'ingegno aguzzerò/ Alla fin s'accheterà/ E contenta io resterò)
e aqui, do minuto 01:15
Engraçado, não?
Aqui, a partir do minuto 01:30 (Il tutor ricuserà/ Io l'ingegno aguzzerò/ Alla fin s'accheterà/ E contenta io resterò)
e aqui, do minuto 01:15
Engraçado, não?
Impossível não notar.
ResponderEliminarComo impossível é não notar também como as notas iniciais e tema dominante são as mesmas de um andamento de Music for the Royal Fireworks, de Händel
É verdade, Teresa, essa tinha-me escapado.
Eliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=4BQemxvhhDQ
ResponderEliminarGi, mude a caixa de comentários. Assim não somos notificados por mail.
Teresa, já mudei. Gostava do meu pop-up, mas esta versão embedded vem com a possibilidade de responder directamente ao comentário que se quer, o que é interessante.
EliminarNada substitui o nosso pop-ip. E eu odeio esta nova caixa de comentários. Mas é a única que agora nos permite retorno.
EliminarO pop-up permitia ler os comentários sem deixar a página principal, o que esta caixa não permite. E para poder comentar nesta é preciso mandar o browser aceitar third-party cookies, se não o Blogger não reconhece a nossa identidade.
EliminarUma seca.
Andavam todos a copiar-se uns aos outros, portanto.
ResponderEliminarNunca tinha ligado ao Concerto para Trompete e, de facto, a Teresa tem razão. Quando menos esperamos, descobrimos que a ária da Rosina tem as suas origens em Handel.
Pois andavam, Paulo. Mas ao menos faziam boa música, ao contrário de alguns copiadores modernos que a Ana Vidal tem andado a mostrar-nos.
EliminarEram copiadores de qualidade.
EliminarUma espécie de Xerox, em lugar destas fotocopiadoras feitas na China.
EliminarDescobre cada coisa, Gi ! ;)
ResponderEliminarAposto que Rossini nem conhecia este Leopold, mas o concerto parece mesmo um pastiche vergonhoso e descarado de Händel. Leopold só tinha mais 30 anos.
Ah. e partilhamos o fascínio pelo Uma voce poco fa da DiDonato ! Fenomenal!
Mário, é interessante pensar que naquela época não havia CDs nem outros registos facilmente audíveis por toda a gente, e até os compositores podiam nunca ouvir as suas próprias obras.
EliminarPor outro lado, as partituras eram publicadas e se calhar circulavam. Por isso não faço ideia até que ponto os diversos compositores conheciam as peças uns dos outros.
Mas acho graça encontrar estas semelhanças.
Mário, deixe-me apresentar-lhe a minha Rosina favorita. :)
Eliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=RvW9cUCuPQI
Excelente, claro, Teresa, apesar de não ser uma gravação ao vivo.
EliminarExcelente, Teresa, a Berganza!
EliminarMas reparou que canta mais devagarzinho? Mas tem uns belíssimos registo grave, sensual.
Ok, !º DiDonato, 2ª Berganza.
Obrigado!
Gi, não há dúvida: tenho de contratar-vos (junto o Paulo e a Teresa) para a minha série! Posso roubar esta descoberta, já que estamos numa de roubos descarados? :-)
ResponderEliminarMas está claro! Por mim estás à vontadinha!
EliminarA maior parte das pessoas já acha o meu blogue um tédio, imagina se punha lá istp! :)
Qual roubar, Ana, empresto-lha de boa vontade :-)
EliminarEu não tenho grande jeito para detective, ao contrário de vocês ambas as três. Se calhar perderias com o negócio, Ana.
EliminarNão perderia coisa nenhuma, Paulo. Já tenho várias dicas tuas que são preciosas, não sejas modesto. :-)
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