sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Verão na horta

A minha horta continua a dar-me grandes alegrias.


Gostava de saber se este insecto é amigo ou praga.

(Albufeira, Agosto 2013)

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Intervenções

No fim de semana passado andei bem longe das notícias, das extorsões governamentais, dos valores marados nas contas da troika e das ameaças de intervenção na Síria.

Em Constância encontrei uma intervenção muito mais simpática à beira Tejo:

(Constância, Agosto 2013)


Lembrou-me, claro, a exposição de Joana Vasconcelos no palácio da Ajuda que acabei, com muita pena, por não poder ver.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O Visitante

Sua Excelência voltou esta noite, e insistiu em ficar cá. A certa altura tomou conta da cama do Jr., e  também tentou dar-lhe uma pantufada: foi preciso explicar-lhe o seu lugar na hierarquia. Está a dormir na sala.
Amanhã leva na coleira uma medalhinha com um recado para os donos, sejam lá quem forem.

(Albufeira, Agosto 2013)

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Gato

Há quem lhes ache graça, e há quem os veja como puros manipuladores. Este apareceu esta noite a miar desesperado, vindo não sei de onde. Meteu o nariz em todo o lado, recebeu mimos, comeu, bebeu, lavou-se e foi embora.

(Albufeira, Agosto 2013)

Figurante / Extra

In English after the break

Foi através do blogue Fanáticos da Ópera que soube que uma produtora cinematográfica precisava de figurantes para um sábado à tarde e dava em troca a possibilidade de assistir alguns dias depois às filmagens em que participaria Jonas Kaufmann. Apesar de toda a gente me dizer que seria uma seca, resolvi inscrever-me.

Foi realmente uma experiência única. Nem devo aparecer de forma reconhecível em qualquer fotograma, já que a minha missão foi simplesmente ajudar a compor a sala do S. Carlos de maneira a parecer cheia. A maior parte do tempo fiquei num camarote, com uma excelente vista geral sobre o que se passava no palco (onde estava a produção) e no auditório. E a maior parte do tempo não se passava nada: suponho que nos bastidores se organizava os planos.



Mesmo na terça-feira, em que se filmou a cena do duelo entre Kaufmann e John Malkovich (veja-se aqui a apresentação da konzeptopera em que se baseia o filme, The Giacomo Variations), entre os diversos takes até Malkovich sofria de tédio - e de uma grande dor de cabeça.

Em todo o caso, aumentei a minha cultura, diversifiquei o meu currículo ;-) e passei umas horas no S. Carlos, onda não pensava voltar tão cedo. No sábado foi servido jantar, uma espécie de ração de combate:



Felizmente na Pastelaria Bénard, bem pertinho, pode-se contar com um bom pastel de nata.

O melhor de ambas as sessões foi ouvir a Orchester Wiener Akademie, sob a direcção do maestro Martin Haselböck, tocar Mozart.



Quanto a Kaufmann, cantou maravilhosamente mas para os microfones, ou seja, ouvia-se pouco na sala. Em contrapartida, estava um regalo para os olhos, de rabo de cavalo, calças e botas de montar e camisa branca semiaberta. Nessa noite as fotos estavam proibidas, mas como resistir à tentação?

(Lisboa, Agosto 2013) 


quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Coisas

Há coisas que quando se começa parecem fáceis, quando se vai a meio parecem intermináveis, e quando se termina parece mentira.