quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Manifesto ateu

Se eu acreditasse num deus único, seria o príncipe do mal, um que tivesse criado um mundo imperfeito, aí tivesse largado criaturas com sensibilidade e raciocínio, e estivesse agora refastelado a assistir ao espectáculo do seu sofrimento.

Nesse mundo mal acabado haveria tempestades e terramotos, vulcões, inundações e secas. Plantas e sobretudo animais teriam como principal objectivo a própria sobrevivência e para tal desenvolveriam competências como a crueldade e a indiferença. No limite, maltratar o outro evoluiria de necessidade a prazer.

Para alguns, como último refinamento, criaria os conceitos de bondade e de justiça para que, na ausência destas à sua volta, sentissem ainda maior a miséria.

Nesse contexto, a melhor hipótese de felicidade seria, provavelmente, manter o mais baixo perfil possível.

A esse deus eu votaria o maior ódio e desprezo. Felizmente para a minha sanidade mental, não acredito nele. Shit happens, é tudo.

sábado, 17 de novembro de 2018

Sede de acreditar

It is pitiable. He has a thirst for belief. Almost anything might do to satisfy it.

Lawrence Durrell, idem, pg 63

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

O vírus histórico

Toby as a victim of the historical virus could not look at the town without seeing it historically, so to speak - layer after layer of history laid up in slices, embodied in its architecture.

Lawrence Durrell, Monsieur, or the Prince of Darkness, pg 49

É assim que eu me sinto nos lugares onde César andou.

domingo, 21 de outubro de 2018

Reformas antecipadas Parte II

Continua a charada das reformas antecipadas.

O ministro Vieira da Silva veio dizer que afinal não há reformas antecipadas para ninguém a não ser que se tenha 40 anos de descontos aos 60 anos, o que deixa de fora praticamente todos os licenciados e prejudica milhares e milhares de pessoas que poderiam reformar-se mesmo com as duras penalizações presentes, e o restante governo confunde ainda mais a situação.
Ninguém percebe o que é o período de transição nem se os funcionários públicos estão ou não abrangidos por esta patifaria.

Nas vésperas da votação do Orçamento de Estado, quando os parceiros da geringonça podiam fazer-se valer, o Bloco de Esquerda emite uns protestos mansos e o PCP praticamente nem se ouve; quanto ao PSD, Rui Rio quer aparecer como o guardião do rigor, mais papista do que o papa, como se ele ou alguém acreditasse que este Orçamento é generoso.

É possível que a seguir o ministro/ o governo venha a recuar na intenção de restringir as reformas antecipadas tout court e toda a gente suspire de alívio, sem se dar conta que a troco desse recuo está a validar a injustiça inicial que é considerar que 40 anos de descontos valem mais para quem tem 60 anos do que para quem tem 61, 62 ou é mais velho ainda.

Aguardemos os próximos episódios.

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

As reformas antecipadas

NOTÍCIA FALSA?
FATOR DE SUSTENTABILIDADE ELIMINADO PARA PESSOAS COM 63 ANOS DE IDADE E 40 DE DESCONTOS

Vai uma confusão a respeito das reformas antecipadas. Na sexta-feira saiu em vários jornais a notícia de que a partir de Janeiro de 2019 as pessoas com 63 anos de idade e 40 de descontos verão eliminado o factor de sustentabilidade do cálculo do valor da sua pensão de reforma. Mas afinal não é bem assim: nessa mesma tarde Mariana Mortágua disse na televisão, e o Negócios de sábado trazia a notícia corrigida, que as pessoas com 63 anos de idade e que aos 60 anos de idade tinham 40 anos de descontos é que verão o factor de sustentabilidade eliminado. Uma pequena nuance que faz toda a diferença!

A mesma notícia dizia que as pessoas que, a partir de Outubro de 2019, tiverem 60 anos de idade e 40 de descontos poderão reformar-se antecipadamente sem o factor de sustentabilidade. Finalmente a coisa começa a ficar mais clara!
Ou não. Na verdade, esta notícia não é mais que um pedaço de fumaça para começar o ano de campanha eleitoral. As pessoas que aos 60 anos tiverem 40 anos de descontos terão começado a descontar aos 20 e serão um universo bastante reduzido. Não se aplicará certamente a licenciados, pois há quarenta anos raros eram aqueles que terminavam uma licenciatura antes dos vinte anos de idade. E os outros, podem ter começado a trabalhar aos 20, mas descontos, descontos, hmmmm....

Em todo o caso, esta medida vai gerar enormes injustiças. Basta entender que a partir de Outubro de 2019 uma pessoa com 60 anos e 40 de descontos verá o fator de sustentabilidade eliminado do cálculo da sua reforma mas quem tiver 63 anos e 42 de descontos não verá esse factor eliminado porque não tinha 40 anos de descontos quando fez 60 anos. Ou seja, quem é mais velho e descontou mais sai prejudicado.

Mas isto não fica por aqui: é outra vez o Negócios que hoje, quarta-feira, cita o ministro do Trabalho, Vieira da Silva, e afirma que a partir de Outubro de 2019 só as pessoas que tiverem 40 anos de descontos aos 60 anos de idade poderão reformar-se antecipadamente!

Está tudo louco?

sábado, 6 de outubro de 2018

O mundo como um jogo

O mundo tem mudado muito, e eu não creio que tenha sido para pior. O jogo é que é muito complexo, e umas vezes estamos a ganhar, outras a perder.

Isabela Figueiredo, no Facebook



terça-feira, 7 de agosto de 2018

A direcção do voto

"Politics is not about left or right. It's about up and down. The few screwing the many"

Molly Irvins, citada por Kathleen Turner

sábado, 21 de julho de 2018

Fake news

Se o presidente Trump não tiver mais nenhuma qualidade, teve pelo menos a de alertar para aquilo que chamou fake news. Começo a achar insuportáveis as notícias e/ou fotos que dizem reportar alimentos ou medicamentos fatais, cientistas geniais menorizados ou mercados de escravos na Líbia, que mesmo repetidamente desmascaradas continuam a correr as redes sociais - ou, para ser mais precisa, Facebook.

sábado, 14 de julho de 2018

Mundial de futebol

Haverá coisa simultaneamente mais deprimente e mais inútil do que um jogo para decidir quem fica em terceiro e quarto lugar num campeonato mundial?

sexta-feira, 13 de julho de 2018

Julius Caesar revealed

Este é o título do programa que Mary Beard fez para a BBC e cujo link hoje aqui deixo em celebração de mais um aniversário do “maior de todos os Romanos”.

sábado, 7 de julho de 2018

Below the surface

Nem tudo o que se lê online é deprimente. Hoje, no Twitter de Bill Thayer (@LacusCurtius) encontrei um link para esta extraordinária exposição de objectos encontrados durante a escavação de um linha de metro em Amsterdam. Fascinante!

sábado, 16 de junho de 2018

Da nova censura Parte I

Les réseaux sociaux ne sont pas des espaces de liberté, mais des espaces de censure où l’on voit apparaître des molécules idéologiques centripètes auxquelles s’agrègent progressivement tous les gens qui pensent de la même manière.

Raphaël Enthoven, Le point nº 2388, 7/06/2018, pg26

domingo, 10 de junho de 2018

Alteração climática

Mas afinal que triste terra é esta
Que me atraiu com juras de Verão?
Com este tempo a tímida giesta
Lamenta já o ter florido em vão.

Devia a natureza estar em festa!
Cores e aromas num fulgor pagão,
Em cada arbusto, uma flor mais lesta,
Dormindo só a rosa do Japão.

Não quero o frio e o vento por vizinhos.
Que brilhe o sol sobre o azul sem fim!
Cruzem o céu asas de passarinhos,
 
Cantem rosas e goivos no jardim.
E sem pudor, na berma dos caminhos,
Pintem papoilas assombros de carmim.

sexta-feira, 18 de maio de 2018

A vida breve

One might not care if a particle of light completes its history in a finite time.

Stephen Hawking, My Brief History, New York, 2013, pg 98


Na realidade, nunca me tinha posto essa questão, mas fiquei a pensar no assunto: os fotões morrem ou não?
Encontrei esta possível resposta. Acho-a tão bonita como a foto a cores de qualquer galáxia.

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Faits-divers

Enquanto nas televisões se discute futebol e as redes sociais se agitam a favor ou contra o artigo em que uma ex-namorada denuncia o ex-namorado, o preço da gasolina bate recordes históricos (1.649 €/l na Galp da Via do Infante, que uso como referência) apesar de o petróleo ainda andar por metade do valor atingido em 2008, e ninguém protesta: nem os taxistas, nem as transportadoras, nem as gasolineiras. A Senhora de Fátima continua a proteger a geringonça.

sexta-feira, 20 de abril de 2018