Não percebo os bloggers que não usam caixas de comentários. Escrever uma espécie de diário online é expôr-se à leitura e apreciação dos outros, e essa apreciação é oferecida na caixa de comentários.
Quem recusa a caixa e espera que os comentários venham por email perde aquelas reacções imediatas cujos autores não acham valer a pena mandar numa mensagem formal: os risos, as piadas espontâneas, os pensamentos que não exigem resposta.
Há também, claro, as pessoas que escrevem para si próprias e não querem saber o que os outros pensam, mas que sentido faz então ter um blog público?
É claro que, sobretudo nos blogs mais conhecidos e expostos, aparecem frequentemente spammers, quando não comentaristas agressivos ou insultuosos, que a coberto da anonimidade da rede acham que podem relacionar-se com os outros de uma forma que não ousariam na vida real. Mas para evitar essa gente há a moderação de comentários.
A interactividade na blogosfera e na net em geral é, para mim, um dos seus aspectos mais interessantes. Vivam as caixas de comentários.