sábado, 30 de janeiro de 2010

Puppy Tweet

Notícia do i:

Ladrar em 140 caracteres? Sim, é possível com o "Puppy Tweet"
por Nelma Viana e Mariana de Araújo Barbosa, Publicado em 30 de Janeiro de 2010 | Actualizado há 14 horas
(...) Com a assinatura da marca de brinquedos Mattel, uma pequena tabuleta de plástico - para pôr na coleira - dotada de sensores de som e movimento, pré-grava as actividades do animal , traduzindo-as, posteriormente, em linguagem humana.
Só há um senão: é mais para brincar do que para ser levado a sério. É que a tradução da fala canina rege-se por um leque restrito de expressões pré definidas pelo aparelho. Não convém acreditar que o Puppy Tweet seja, na realidade, um conversor de linguagem.
O brinquedo vai estar disponível a partir de Outubro e vai custar cerca de 20 euros.

Vinte euros? Se se adaptar à coleira e ao tamanho do Jr, eu quero :-)

A morte das palmeiras

Há mais de dois anos falei aqui do parasita que tem atacado as palmeiras do Algarve.
A destruição continua, e o que devia ser um alerta geral parece mais um segredo que passa de boca de druida a orelha de druida.

(Faro, Janeiro 2010)

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Passarinhos suicidas

Há passarinhos nos campos de golf, passeando e comendo tranquilamente como se nunca pudessem levar uma bolada fatal na cabeça. Desta vez eram garças, mas as poupas também não se poupam (desculpem, não resisti).

(Balaia, Albufeira, Janeiro 2010)

As finanças do Sul

Notícia do Telegraph:

Funds flee Greece as Germany warns of "fatal" eurozone crisis
Germany has triggered a near-panic flight from southern European debt markets by warning that there will be no EU bail-outs, even though it fears the region's economic crisis has turned dangerous and could prove "fatal" for the entire eurozone.
By Ambrose Evans-Pritchard
Published: 8:14PM GMT 28 Jan 2010

The yield on 10-year Greek bonds blasted upwards by over 40 basis points to 7.15pc in a day of wild trading. (...) Contagion hit Portuguese, Spanish, Irish, and Italian bonds.
(...)
(...)[Germany's] economy minister Rainer Brüderle (...) said there would be "no bail-outs" for struggling debtors and no move to a "European economic government".
"A few European nations are exhibiting dangerous weaknesses. That could have fatal consequences for all countries in the eurozone," he said. Despite the warning, he said each country must solve its own problems.
(...)
Adding to worries, Moody's has issued an alert on Portugal's "adverse debt dynamics", saying Lisbon needs a "credible plan" to reduce a structural deficit stuck at 7pc of GDP rather than "one-off measures".
(...)


A Moody's pode não ser o Papa da economia e das finanças, mas aparentemente a sua influência é tremenda e este artigo pelo menos indica o que se vai comentando também lá fora sobre o que se passa nestes países que vivem como se o Carnaval devesse durar a vida inteira.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A maldade humana

Passaram ontem sessenta e cinco anos desde que o exército russo entrou no campo de concentração de Auschwitz. A maldade humana assombra-me. E continua. Continua.

Barretes

Notícia do Diário de Notícias:

Debate
Tirar o barrete à República: a discussão chegou ao busto
por ANTÓNIO PEDRO PEREIRA Hoje
Deixar de vez a inspiração francesa - este é o pretexto do escultor João Cutileiro para propor um concurso público de que saia a encomenda de um novo busto da República.
O escultor João Cutileiro lançou o debate e pede "um concurso público para que se crie um novo busto da República portuguesa".
A principal razão é a falta de identificação do actual com a cultura portuguesa - na cabeça da "República" (nome popular do busto) há um barrete frígio que chegou cá através da inspiração francesa (anda sobre o cabelo da Marianne, o busto de lá). "É uma vergonha", diz o escultor. Há muito quem pense o contrário.
(...) E finaliza: "Devia abrir-se um concurso público, bem divulgado e bem pago, para aparecerem candidatos que se dediquem a encontrar um novo busto".
(...)


Pois claro. Embora o autor do artigo e os seus entrevistados não pareçam ter ideia, o barrete frígio aparece na revolução francesa em referência ao barrete usado pelos escravos libertos em Roma, e portanto à conquista da liberdade. O barrete romano era mais simples, menos artístico do que o barrete frígio, mas a ideia é essa.

Deve haver melhores maneiras de gastar dez milhões de euros que nestas comemorações. Mas já me esquecia: com ou sem crise, não vai Portugal emprestar cento e quarenta milhões a Angola?


terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Poder sair

Agora que uma boa parte do pessoal dos blogs, e não só, parece ter-se mudado para o Facebook, que é uma espécie de adro da igreja onde nada se passa mas toda a gente se encontra, e indo eu na segunda tentativa de achar graça àquilo, interessante mesmo é o link para a Web 2.0 Suicide Machine, descoberto via Linha dos Nodos, e que reclama a capacidade de fazer-nos sair para sempre desta rede (ou teia?) em vez de deixarmos lá agarrados o endereço de email, a password e sabe-se lá que mais.

No entanto, como não há almoços grátis e tal, convém assegurarmo-nos que também não deixamos nada agarrado à dita Web 2.0 Suicide Machine.

A murro

Parece que o acontecimento mais interessante da semana passada em Portugal foi o par de murros que o Sá Pinto deu ao Liedson.

O Sá Pinto tem de resistir a tentar resolver tudo a murro. Ou não: talvez se lhe possa arranjar um cargo no desgoverno ou no parlamento, e deixá-lo agir de acordo com a sua natureza.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Pegas musicais

Ao vê-las no post de Natal de Mary Beard não resisti e mandei vir estas deliciosas pegas para fogão Too hot to Handel:

oven mitts e já agora também este Chopin Bag:

bag

(Albufeira, hoje)

A loja online funciona muito bem, o proprietário é uma simpatia. Ide ver mais coisas, ide.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Frio em Cuba

Notícia d'El País:

Cuba investigará la muerte por frío de 26 enfermos mentales
Los pacientes eran de avanzada edad.- Murieron a causa de diversas afecciones respiratorias
MAURICIO VICENT - La Habana - 15/01/2010
Veintiseis pacientes del hospital psiquiátrico de La Habana han muerto en los últimos días debido a las bajas temperaturas y por negligencias "relacionadas con la no adopción oportuna de medidas", han informado las autoridades de la isla, que han abierto una investigación (...)
(...) Desde hace más de una semana Cuba se ha visto afectada por una ola de frío que ha hecho bajar hasta los tres grados centígrados los termómetros en las cercanías del hospital, en el que reciben atención más de 2.000 pacientes.
(...)

Em primeiro lugar suponho que estes mais de 2.000 pacientes não estejam todos internados.
Mas é claro que o que me faz muita confusão são as temperaturas baixas em Cuba. Baixas? Baixíssimas! Eu passei lá um Natal há alguns anos, e não consigo imaginar nada para esta ilha que não seja calor tropical.
Que dizer dos temporais no Algarve quando já nem nas Caraíbas se pode confiar?

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Louvor


Recebi hoje por email. Pensei que podia ser brincadeira, mas confirma-se, está publicado online no Diário da República, aqui.

Hoje sinto-me catastrófica

As teorias de conspiração revelam o medo que quem se sente mal informado tem de estar a ser manipulado. Muitas vezes sinto-me assim mesmo, e só o medo (maior?) de ser paranóica, uma entidade clínica muito real, me defende de acreditar em estratégias maléficas do Clube Bilderberg, da Opus Dei, da Maçonaria e outros Illuminati.

Neste momento, depois de ler os títulos de jornais portugueses e estrangeiros, pergunto-me: a quem aproveita a estupidificação dos povos? Será que os donos do dinheiro e do poder pensam conseguir manter o seu nível de vida obrigando o resto da população a passar por uma catástrofe económica e social acompanhada pela desinformação total?

Isto é só um desabafo. Mas parece-me aceitável depois de ler que Sarah Palin vai ser comentadora num canal de televisão que segundo ela tanto valoriza a notícia imparcial e equilibrada, depois de ler que o Banco de Portugal prevê a retoma em Portugal a par de mais umas dezenas de milhar de desempregados e depois de ouvir já não sei em que canal de televisão o sinistro das Finanças dizer que vai controlar o défice, quando devia ser evidente que não há retoma para ninguém e que o desgoverno não tem dinheiro para mandar cantar um cego nem margem de manobra, depois de ler em quase todos os jornais que um terramoto de grau 7 escaqueirou o Haiti, um país desgraçado cheio de pretos sidosos e com um regime político deplorável, aonde vários países se preparam para entrar em força com humanitárias ajudas, desde os Estados Unidos e o Canadá à Venezuela, Venezuela esta que vai ela própria racionar energia! enquanto ali ao lado, na metade oriental da ilha, esse paraíso do turismo de massas no inverno que é a República Dominicana terá saído incólume, apesar de o sismo ter sido sentido em Cuba, outro país de pretos desgraçados com um regime político deplorável.

(Honra seja feita a El País, que terá sido o único a fugir ao molde e mencionar que a República Dominicana também terá sofrido alguma coisinha)

E mais: também li que este frio que enregela a Europa (e se calhar não só) pode ser uma pausa naquele aquecimento global desenfreado que nos vai levar ao cataclismo se continuarmos a viver como temos vivido. Isto só não me faz rir porque escondido no Telegraph vem este artigo sobre a economia do Japão e o ilusionismo em que nos mantemos, e quando a bolha estourar quem não quis ver verá, e nunca mais vamos realmente viver como temos vivido.

Medina Carreira, profeta da desgraça? You ain't seen nothing yet. O que me chateia, realmente, é que eu vejo mas não há sítio para onde fugir. Vou-me foder tanto quanto os outros, e é provavelmente a primeira vez que escrevo um palavrão assim neste blog.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Tácticas e acordos

Das duas uma: ou certos sindicatos têm ainda muita força ou este desgoverno aprendeu as tácticas dos filmes americanos em que entre a agressividade do polícia mau e a gentileza do polícia bom o bandido fica exactamente como o querem.

Maria Lurdes Rodrigues Isabel Alçada

Bad cop +++++++++++++++++++ Good cop

Fotos Manuel de Sousa e Portal da Educação respectivamente


domingo, 10 de janeiro de 2010

Cidades Romanas em rede

Notícia do Observatório do Algarve:

Ruínas de Milreu são património a valorizar
Faro convidada para Rede das Cidades Romanas do Atlântico
10-01-2010 7:58:00
Faro é uma das cidades que poderá integrar a Rede de Cidades Romanas do Atlântico a constituír no próximo dia 21, em Madrid, Espanha, e que abarcará parceiros de vários países.
A Rede de Cidades Romanas do Atlântico da qual os municípios portugueses de Coimbra e Lisboa são fundadores permitirá começar a dar a conhecer o mundo romano a partir de uma perspectiva muito inovadora (...)
A criação de uma imagem corporativa para promoção turística conjunta a partir da perspectiva da sua identidade romana, a colaboração e o intercâmbio de acções entre os gestores do património romano das cidades, o fomento da investigação histórica entre as cidades participantes e a realização de conferências, exposições, congressos e cursos são algumas das acções previstas.
(...)


Parece-me um projecto interessante.

Bom para viver

Notícia do Expresso:

Portugal é o 21º melhor país do mundo para viver
Portugal está mais bem classificado que o Reino Unido, Grécia, Eslovénia, Mónaco, Suécia, Polónia e mesmo o Japão, na lista da revista International Living.
Vitor Andrade (www.expresso.pt)
9:46 Domingo, 10 de Jan de 2010

A lista dos melhores países para se viver é liderada pela França, com a Austrália em segundo lugar e a Suiça a ocupar a terceira posição. Clique para ver a listagem completa dos países.

Ser o vigésimo primeiro será motivo de orgulho? Lá vou eu outra vez citar César, que terá dito que mais valia ser o primeiro numa aldeia espanhola que o segundo em Roma...

Clique-se pois e considerem-se as várias rubricas. Eu emigrava de boa vontade para a maioria dos países classificados antes de nós, e se calhar até para um ou dois classificados depois.

Recompensas

Notícia do JN:

Nacional Maria de Lurdes Rodrigues "honrada" por presidir à FLAD
Ontem
A antiga ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues manifestou-se honrada pela nomeação para presidir à Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, uma instituição "de prestígio, que marca a diferença pelo trabalho que tem desenvolvido". (...) O primeiro-ministro, José Sócrates, assinou sexta-feira um despacho no qual nomeia a antecessora de Isabel Alçada no ministério da Educação para presidir ao conselho executivo da FLAD a partir de um de Maio, substituindo nesta data Rui Machete.

... a acrescentar à notícia do Público:

Sexta-Feira 20/11/2009
Caderno > Portugal Socialistas derrotados nas autárquicas foram nomeados governadores civis
Por Maria José Oliveira António Galamba, não-eleito nas legislativas por um lugar, é o novo governador civil de Lisboa. Para o Porto foi escolhida Isabel Santos, derrotada em Gondomar O PS decidiu premiar alguns dos candidatos autárquicos que perderam as eleições de Outubro passado, nomeando-os agora para as funções de governador civil. (...)

... e a esta outra do i:

Banca
Governo já apresentou candidatura de Constâncio ao BCE
por Mariana de Araújo Barbosa, Publicado em 11 de Dezembro de 2009
O Governo já avançou com a candidatura de Vítor Constâncio à vice-presidência do Banco Central Europeu (BCE), de acordo com a edição online do Diário Económico.(...)

Tudo isto me mete nojo. Mas não sei porquê: já César, o meu ídolo, dizia que se tivesse recorrido a salteadores e bandidos para defender a sua dignidade, da mesma maneira [que a outros] lhes agradeceria (Suetonius, Divus Iulius, LXXII).

Se tivesse recorrido.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A tartaruga do milénio

Notícia do Público:

Problema resolvido com reprogramação dos terminais automáticos
Milhões de cartões de débito alemães sem funcionar porque novo chip não reconheceu 2010
05.01.2010 - 15h27
Por Lusa

Milhões de portadores de cartões de débito na Alemanha tiveram problemas para levantar dinheiro ou pagar contas nas lojas porque um novo “chip” à prova de falsificação não lia a cifra 2010, correspondente ao novo ano.
(...)


Hehe não era uma coisa assim que devia acontecer, à escala planetária, no dealbar do ano 2000? Afinal o bug atrasou-se... dez anos. Não consigo deixar de achar graça, que me desculpem os alemães desesperados na fila dos multibancos.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

O calendário Juliano

O blog De Rerum Natura trazia ontem um post com uma série de informações incorrectas sobre o calendário romano e a reforma efectuada por Júlio César.

Como não consigo ali fazer comentários, deixo aqui um link para um artigo que escrevi em tempos sobre o assunto. Está em inglês, no site Ancient Worlds onde, como já contei, nasceu o primeiro conceito deste blog.

Caesar's Calendar reform
How was the pre-julian calendar a mess and why was Caesar's reform urgent and necessary


E a propósito, feliz ano novo para os amigos e visitantes deste jardim :-)