sábado, 4 de julho de 2015

Salvar a Grécia: verdade ou consequência

Às vezes pergunto-me se estou a pensar de modo errado e quem apoia o Syriza e o governo grego tem razão ao dizer que são os outros países europeus que se estão a portar mal e a empurrar a Grécia para o abismo, mas a verdade é que já pedi dinheiro emprestado e já emprestei dinheiro e continuo a pensar que é preciso pagar as dívidas ou nunca mais ter a lata de pedir ao mesmo credor.

Entretanto houve um cidadão britânico que se lembrou de que a dívida grega poderia ser pagável se cada europeu contribuísse pessoalmente com a quantia que pudesse disponibilizar. O apelo foi feito no Twitter e noticiado pela revista Time. Chama-se a isto crowdfunding e parece-me que os apoiantes do Syriza não fariam mais do que a sua obrigação se contribuíssem concretamente para a causa em que teoricamente acreditam. Chama-se a isso pôr o dinheiro onde põem a boca - e, presumo, o coração.

À minha sugestão no Facebook não tive qualquer reacção. Eu sei que não tenho lá quinhentos "amigos", mas zero reacções? Está tudo mas é de coração na boca à espera do resultado do referendo de amanhã, e numa boca cheia com o coração nem entra dinheiro nem sai palavra 😉

Sem comentários: