terça-feira, 28 de setembro de 2010

更新

Indo eu, indo eu a caminho de comprar lenços de papel Renova, essa já mítica marca do nosso contentamento lusitano, capaz de inventar papel higiénico preto para os góticos deste mundo, lembrei-me de virar ao contrário a caixa (linda, diga-se de passagem) e ver onde é feita.



(Guia, Setembro 2010)

Pois é. E mesmo assim é mais cara que as outras.

Nota: já o papel higiénico preto diz que é feito em Portugal, e as embalagens normais de lenços de papel na União Europeia, whatever that means.

5 comentários:

Paulo disse...

Não fazia ideia que a Renova tinha direito a um espaço n'El Corte Inglés. Nem que havia tantas espécies e subespécies de lenços de papel. E também pensava que os produtos deles eram todos feitos cá.

Gi disse...

Internacionalizam-se, globalizam-se, deslocalizam-se... cansam-se, envelhecem... Hás-de vê-los daqui a uns anos, se a Kleenex não os comprar.

Ludmila Ciuffi disse...

Diga para mim o que é que não é feito na China hoje em dia... Tudo vem de lá. Sem enveredar muito pelo aspecto político/econômico, ficaria mais feliz se pelo menos soubesse que os chineses nas fábricas estão ganhando mais.

Joao Quaresma disse...

Isto tem o seu quê de assustador: no Domingo à tarde, nas compras, estive a reparar precisamente nisso. Só não era no papel higiénico, mas nos guardanapos de papel da Renova. Felizmente que ainda não há imposto sobre coincidências.

O papel higiénico "de luxo" da Renova está ser um sucesso em muitos mercados, e é já um case-study no programa dos MBA da INSEAD. Quando foi lançado no mercado australiano, foi falado na imprensa e toda a gente ficou muito surpreendida por ser um produto português... apesar de dizer apenas que é Made in EU.

Gi disse...

Ludmila, eles pelo menos estão a tentar ganhar mais e ter mais regalias sociais.

JQ, esta mesma embalagem diz product designed in European Union. E se reparar nos endereços, estão muito bem localizados.

Quanto às coincidências, parece que afinal las hay :-)