domingo, 23 de setembro de 2007

Marketing para uso interno


“Algarve é uma referência para outros países”
23-09-2007 8:37:00

O Algarve é visto por outros países, que pretendem apostar no sector do turismo, como "um exemplo a seguir", diz o presidente da AEHTA.
“O Algarve (...) é identificado em todo o mundo como um destino de qualidade”, refere Elidérico Viegas ao Observatório do Algarve.

Confesso que ficaria mais feliz se fossem "outros países" a dizê-lo.

Infelizmente parece claro, ao simplesmente olhar para os turistas que se encontram nas praias e nos centros destruídos de Quarteira, Albufeira ou Armação de Pêra, que o Algarve não é um destino de qualidade. Lagos vai pelo mesmo caminho de massificação, e os projectos para o sotavento não são de molde a tranquilizar ninguém.

O Algarve pode ser relativamente seguro - não costumam, de facto, rebentar bombas como nos países islâmicos - mas os turistas já sofrem roubos com alguma frequência e não recebem, em regra, resposta satisfatória, e nisso já o Algarve se assemelha à Itália ou à Espanha.

No entanto, nem só de segurança vive o turismo, e ainda não entrou na cabeça dos "responsáveis" que construir mais hotéis não é a solução se não se puder oferecer mais nada fora deles. Hoje em dia o povo salta de resort em resort e compara buffets e piscinas, e é-lhe indiferente estar no Algarve, na Tunísia ou na República Dominicana. O Algarve, aliás, sofre em comparação porque a água do mar é mais fria.

Os turistas mais criteriosos, contudo, pedem mais: pedem pirâmides, templos, palácios, história, paisagem. O Algarve, que tem Milreu, que tem Estoi, que tem a igreja de S. Lourenço, que tem Silves, que tem Monchique, que tem a barragem de Santa Clara, apenas vende areais e cerveja.

1 comentário:

Paulo disse...

Cara Gi, tem toda a razão. Mas os responsáveis pelo turismo neste país, e no Algarve em particular, não se apercebem disso.

Cumprimentos.