sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Ao telefone

Então é assim: a Liliana e o Bruno estão a separar-se e a história toda desde a descoberta da gaija, com as zaragatas, os conselhos, a sogra aos gritos, a guerra sobre o carro afinal comprado pelo sogro, corre não só entre os amigos de ambos (a Fátima, o Filipe, a prima Cláudia, o Nuno, a Mónica, entre outros) como entre todos os passageiros da primeira carruagem do Alfa Pendular entre o Algarve e o Porto, que não pudemos deixar de a ouvir contada ao telefone, com sotaque e vocabulário nortenho não censurado e tudo a que tivemos direito.

Lição centenária

Uma conversa com o A. abriu-me uma nova perspectiva sobre Manoel de Oliveira, um homem cuja produção desde há mais de um século é dirigida a um pequeníssimo nicho de mercado, dá sempre prejuízo mas continua a receber subsídios e mesmo assim, em tempo de troika, em vez de cortes, leva prémios.

Aprendam, que ele talvez não dure sempre.

Moved

We are moved by beauty
- whatever we see as beauty -
Gladly
we jump right in
never thinking to ask
to what
end

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Quando?

O problema é mesmo, e só, escolher a data para o consumir.

(Albufeira, Agosto 2012 - ou daqui a 7 anos)

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Descoberta do dia

Ouvi hoje pela primeira vez na rádio e, surpresa!, gostei deste Concerto para dois pianos de Igor Stravinsky.

Ódio do dia*

Os condutores de carros pindéricos sem ar condicionado que seguem em fila a quarenta quilómetros por hora na EN125, de vidro aberto e braço de fora para arejar o sovaco.

** ou Os "agostinhos" Parte III

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Porque é que a galinha atravessou a estrada?

Why did the chicken cross the road? é uma joke americana com mais de século e meio de existência*. A resposta original é simplesmente "Para chegar ao outro lado", mas depois dessa criaram-se múltiplas variações, muitas delas verdadeiros resumos de tratados filosóficos.

Mas ontem, diante de mais um animalzinho atropelado na estrada e posteriormente de um gato que se atravessou a correr à frente do meu carro, a pergunta pôs-se-me a sério: porque atravessam os animais estradas cheias de carros em movimento?

Da mesma forma que em tempos idos os cães, gatos, coelhos e galinhas conheciam e temiam lobos e ursos, conhecem hoje certamente e temem os automóveis. Sabem que andam pelas estradas a alta velocidade e que um encontrão com esses monstros mata.

Se não têm que picar o ponto no emprego, se não combinaram um jogo de sueca, se não vão ao casamento dos primos na freguesia do lado, o que os faz com tanto ar de propósito e arriscando a vida, atravessar a estrada?

*via Wikipedia

sábado, 11 de agosto de 2012

Okupraia

Esta manhã, na praia, as gaivotas observavam com um ar entre inquieto e ofendido a ocupação do seu território habitual.

(Armação de Pêra, Agosto 2012)