terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Postais de Toronto IV

A propósito de torres, fiquei a saber que o arquitecto Frank Gehry é natural de Toronto e tem um projecto para uma zona da cidade que está a levantar polémica. São três torres com oitenta andares que se propõe vão substituir armazéns considerados históricos, e se uns aprovam o conceito espectacular (ver aqui) e o interesse turístico que poderia ter, a outros desagrada a desconformidade e a sobrecarga nas infraestruturas da área.

Outro projecto de Gehry em Toronto, este concretizado, foi uma renovação da Art Gallery of Ontario, em particular a galeria em vidro e a escada barroca no pátio interior.


(Toronto, Dezembro 2013)

Visitei no sábado a AGO para apreciar o seu novo estilo, mas também para ver a colecção de pintura canadiana da primeira metade do século XX (o Grupo dos 7, que não conhecia e gostei de ver), alguma pintura europeia e a exposição temporária de obras da colecção Guggenheim agrupadas sob o título The Great Upheaval. Foi engraçado ver pintura figurativa das primeiras fases de Kadinsky e Mondrian. Infelizmente foi, como de costume, uma visita em passo acelerado; valeria a pena voltar com mais tempo.


(Toronto, Dezembro 2013)

2 comentários:

Catarina disse...

Gosto particularmente de Tom Thompson. A Galeria McMichael em Kleinburg, pertinho de Toronto, tem uma grande coleção de quadros de Thompson e do Grupo dos Sete. É uma galeria dedicada apenas à arte canadiana.Tavez a tivesse visitado anteriormente.

Não acha a cidade especialmente fria desta vez?! : )

Abraço

Gi disse...

Não conheço essa galeria, Catarina, mas fico com vontade de lá ir.

Já passei aqui outro Natal pelo menos tão frio como este, há uns 20 anos, mas nunca sem aquecimento em casa. Felizmente já tenho electricidade outra vez.