sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Take-away em Bombaim

Eu adoro a Índia. Um dia talvez tente ir viver para lá pelo menos uns meses, porque ser turista é como surfar as ondas e apenas intuir as correntes.
Cheguei a este
site através dum blog que agora já não consigo encontrar. O site pertence aos dabbawalas de Mumbai, os 5000 homens que todos os dias vão levar o almoço a quem trabalha e prefere comida caseira à junk-food - porque gosta mais, porque fica mais barato, porque é mais saudável.

Foto © My Dabbawala


Os dabbawalas vão a casa do cliente buscar o almoço e ao seu local de trabalho levá-lo em lancheiras de metal (dabba). Segundo dizem, são fiáveis e pontuais, e só ocorreu um erro até hoje, em dezasseis milhões de entregas ao longo de quase 120 anos. Mumbai é uma cidade enorme, e os dabbawalas servem actualmente duzentos mil almoços diários entre o meio-dia e a uma da tarde. Dizem que só conseguem trabalhar porque a rede ferroviária é excelente; já tentaram outras cidades, como Delhi, mas não resultou.

A Índia tem que dar trabalho a mil e cem milhões de pessoas; por isso as coisas são realmente feitas à mão, e industrializá-la (como já avisava Gandhi) é muito complicado.

2 comentários:

Moura Aveirense disse...

Fui à India (Mumbai e Goa) em Janeiro deste ano e adorei! Definitivamente a viagem do ano!

Bom fim de semana, Moura Aveirense

Gi disse...

Eu estive na Índia há um ano e fiquei "agarrada" de tão diferente que aquilo é. Nem a Tailândia tem nada a ver.

Bom fim de semana, Moura!