quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

A última tourada em Viana

Notícia do Diário de Notícias (recebida por e-mail):

Lisboa 01.12.08
Fim das touradas provoca polémica
PAULO JULIÃO, Viana do Castelo
Viana de Castelo. Aficcionados das corridas de touros criticam Câmara
Crítico tauromáquico diz ser "crime de lesa-pátria" destruir a praça da cidade
A compra da Praça de Touros pela Câmara Municipal de Viana do Castelo está a gerar opiniões controversas, depois do autarca Defensor Moura anunciar o fim das touradas na cidade.(...)
Durante mais de um século, a tradicional tourada esteve ligada a Viana do Castelo, o que agora deverá acabar com a compra pela Câmara da actual Praça de Touros com o objectivo de o transformar num Museu de Ciência Viva. (...)
"Estamos no século XXI e o sacrifício de animais, se se pode justificar eventualmente em locais em que é uma tradição enraizada, em Viana do Castelo não tem justificação. Não temos toureiros, forcados, touros ou cavalos", comentou Defensor Moura, para quem "ter um equipamento para fazer um sacrifício de oito animais por ano não se justifica".


Parabéns a Defensor Moura pela sua iniciativa. Custa-me tolerar a manutenção de tradições como a tourada, e mais ainda a sua criação artificial em cidades como Albufeira, por exemplo, para turista ver.
A organização Animal está a promover o envio de cartas de agradecimento ao presidente da Câmara de Viana do Castelo por esta sua atitude.

1 comentário:

Paulo disse...

Tem todo o meu apoio.