quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Barretes

Notícia do Diário de Notícias:

Debate
Tirar o barrete à República: a discussão chegou ao busto
por ANTÓNIO PEDRO PEREIRA Hoje
Deixar de vez a inspiração francesa - este é o pretexto do escultor João Cutileiro para propor um concurso público de que saia a encomenda de um novo busto da República.
O escultor João Cutileiro lançou o debate e pede "um concurso público para que se crie um novo busto da República portuguesa".
A principal razão é a falta de identificação do actual com a cultura portuguesa - na cabeça da "República" (nome popular do busto) há um barrete frígio que chegou cá através da inspiração francesa (anda sobre o cabelo da Marianne, o busto de lá). "É uma vergonha", diz o escultor. Há muito quem pense o contrário.
(...) E finaliza: "Devia abrir-se um concurso público, bem divulgado e bem pago, para aparecerem candidatos que se dediquem a encontrar um novo busto".
(...)


Pois claro. Embora o autor do artigo e os seus entrevistados não pareçam ter ideia, o barrete frígio aparece na revolução francesa em referência ao barrete usado pelos escravos libertos em Roma, e portanto à conquista da liberdade. O barrete romano era mais simples, menos artístico do que o barrete frígio, mas a ideia é essa.

Deve haver melhores maneiras de gastar dez milhões de euros que nestas comemorações. Mas já me esquecia: com ou sem crise, não vai Portugal emprestar cento e quarenta milhões a Angola?


3 comentários:

Paulo disse...

Disparates de quem não deve ter mais nada que fazer, literalmente, e está a ver se lhe calha um trabalhito.

Goldfish disse...

E vamos mas é dar mais uns euros valentes a um artista português para, com alguma certeza, fazer um busto bem português mas provavelmente horroroso (quem sabe substituem o barrete por uma crista de galo de Barcelos).

Joao Quaresma disse...

...Ou um busto com quatro ou cinco mamas, representativa do estado social que se deseja.