quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Malefícios do Photoshop

Notícia do i:

França e Reino Unido querem regras para as modelos de Photoshop
por Sandra Pereira, Publicado em 30 de Setembro de 2009
Deputadas propõem que os fotógrafos denunciem todas as imagens manipuladas
Quando uma adolescente olha para as incrivelmente magras e indefectíveis mulheres estampadas em capas de revistas sente-se infeliz? A deputada democrata liberal britânica Jo Swinson e a deputada conservadora francesa Valérie Boyer garantem que sim e ainda que as jovens não sabem distinguir estas imagens da realidade. Como tal, decidiram propor uma nova lei sobre as fotografias retocadas nos respectivos Parlamentos.
(...)
"A anorexia mental é a doença psiquiátrica que mais mata em França. Sem a pressão mediática que pesa sobre a representação feminina, não estaríamos nesta situação", argumentou Boyer, do partido do presidente Nicolas Sarkozy.
Apesar de a relação entre imagens e anorexia não estar provada, Isabel do Carmo, especialista em comportamento alimentar, acredita que a publicidade que mostra figuras irrealistas como se fossem reais "cria um sentimento de insatisfação corporal nas mulheres" (...)

Não posso estar mais de acordo. Cada vez vejo mais mulheres, e não só adolescentes, sofrer por terem uma ideia irrealista e irrealizável sobre o seu corpo. Vejo-as usar roupa dois números abaixo do seu parecendo assim mais gordas, ao contrário do que desejam. Oiço-as pedir mamas mais pequenas aos quinze anos, e abdómens sem pregas aos quarenta. Quando vêem a Cinha Jardim sem sombra de celulite nas páginas de uma revista, ou a Alexandra Lencastre sem uma mancha no rosto, o que hão-de pensar as mulheres normais, senão que é essa a realidade, e o que hão-de sentir senão uma enorme inferioridade?

Lembram-se da fúria de Sarah Palin quando apareceu na capa da Newsweek sem retoque, e a exigência para que fosse tratada como Barack Obama, cuja cor varia conforme os filtros do Photoshop?

Em desespero de causa, venha a lei: etiquetem-se as fotos retocadas. A meu ver, deviam trazer tarjas como as dos maços de tabaco: Esta foto pode causar sofrimento e ser prejudicial à saúde de quem a vê.

5 comentários:

Joao Quaresma disse...

«A meu ver, deviam trazer tarjas como as dos maços de tabaco: Esta foto pode causar sofrimento e ser prejudicial à saúde de quem a vê.»

Nos cartazes de propaganda eleitoral essa regra poderia ser bastante cruel... (http://www.antoniocosta2009.net/img/uma_equipa.jpg)

Anónimo disse...

Daí campanhas como esta referida por João Branco:
http://cafemargoso.blogspot.com/2009/10/cafe-publicitario.html

Gi disse...

JQ, os cartazes de propaganda eleitoral usam o Photoshop sem vergonha nenhuma.

Lalage, excelente cartaz, obrigada. Devíamos dar mais atenção a estas campanhas, não acha?

mfc disse...

Hoje é muito difícil encontrar verdade no que nos é mostrado!

Gi disse...

MFC, somos manipulados constantemente.