sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Mudar a hora

Notícia do Expresso:

Hora de Inverno aumenta poluição
A mudança para a hora de Inverno, que ocorrerá em Portugal este fim-de-semana, leva a um maior consumo de energia e a mais poluição, indica um estudo da Universidade de Cambridge.
Lusa
9:59 Sexta-feira, 23 de Out de 2009

O atraso dos relógios no último domingo de Outubro marca o regresso à hora média de Greenwich, usada por Portugal e Reino Unido, mas manter a hora inalterada poderia poupar energia e reduzir a poluição.
(...)
Um estudo da Universidade de Cambridge divulgado esta semana estima que o Reino Unido poderia poupar 885 Gigawatts-hora nos meses de Inverno, o equivalente à electricidade gasta por 200 mil casas durante um ano, e reduzir a emissão de 446,925 toneladas de carbono.
"O uso de electricidade é maior à tarde do que de manhã", justifica Elizabeth Garnsey, professora de Estudos de Inovação, em declarações à agência Lusa.
(...)
Entre 1992 e 1996, Portugal adoptou o fuso horário da Europa Central, usado pela maioria dos restantes países da União Europeia.
Apesar de facilitar as comunicações e transportes internacionais, a mudança, empreendida pelo então primeiro-ministro, Cavaco Silva, foi criticada, porque afectava o ritmo escolar e dificultava o sono.
(...)


Lembro-me dessa época, em que as tardes de Verão eram tão compridas que não dava sequer jeito combinar jantares. Mas o que realmente me agradaria seria voltar aos tempos em que não se mudava a hora. E podíamos ficar com a hora que temos agora, que não é a hora solar real, mas que me parece bastante simpática.

Por favor, alguém responsável dê ouvidos aos investigadores de Cambridge, pode ser?

5 comentários:

mfc disse...

Mas haverá alguém que goste da mudança da hora de Inverno?!

Gi disse...

MFC, se ninguém gosta, porque se continua a fazer?

Moura Aveirense disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Moura Aveirense disse...

Embora não aprecie a noite a começar às 18h, compreendo a mudança da hora. Lembro-me que houve um ano, era eu adolescente, em que não se fez a mudança para a hora de Inverno: foi um transtorno para as crianças e jovens que tinham aulas de manhã, às 8h ainda era de noite (ou seja, as pessoas levantavam-se literalmente de madrugada).

Bom fim de semana, Moura Aveirense

Gi disse...

Moura, desculpe mas discordo. A mudança de hora vai dar claridade de manhã durante mais um mês, se tanto, mas de Dezembro a Fevereiro pelo menos as manhãs serão negras na mesma, e as tardes, entretanto, são altamente penalizadas.