terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A tartaruga do milénio

Notícia do Público:

Problema resolvido com reprogramação dos terminais automáticos
Milhões de cartões de débito alemães sem funcionar porque novo chip não reconheceu 2010
05.01.2010 - 15h27
Por Lusa

Milhões de portadores de cartões de débito na Alemanha tiveram problemas para levantar dinheiro ou pagar contas nas lojas porque um novo “chip” à prova de falsificação não lia a cifra 2010, correspondente ao novo ano.
(...)


Hehe não era uma coisa assim que devia acontecer, à escala planetária, no dealbar do ano 2000? Afinal o bug atrasou-se... dez anos. Não consigo deixar de achar graça, que me desculpem os alemães desesperados na fila dos multibancos.

4 comentários:

fd disse...

Esta notícia não está alinhada com o estereótipo de espírito rigoroso e eficiente dos alemães mas bugs há mesmo em todo o lado, tanto mais que a complexidade vai aumentando para responder a novas necessidades. Em 2000 houve uma grande mobilização e todos estavam atentos a tudo, agora nem se pensou no assunto. Estamos cada vez mais dependentes e confiantes na tecnologia que já poucos se lembram de ter métodos alternativos para salvaguarda de problemas.

Gi disse...

Tem razão, FD, o excesso de confiança é um dos riscos da experiência.

mfc disse...

É por essas e por outras que não quero carros com electrónica a mais!

Gi disse...

MFC, muita electrónica também me assusta, mas descobri que me avisa do que se passa e nesse aspecto é mais útil do que pensava.