quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Falemos então de gastronomia Parte II

Adoro os petiscos gregos. Enquanto entre as tapas espanholas se encontra do muito bom ao muito mau, os mezedes gregos são deliciosos.

Gosto sobretudo do saganaki (queijo assado), das keftedes (almôndegas temperadas com hortelã), dos crepes de queijo feitos da mais subtil massa folhada, dos pimentos grelhados. É fundamental fazer um intervalo com a salada de legumes verdes, azeitonas kalamata e queijo feta. E antes de tudo, para preparar o estômago, um tsatsiki (iogurte com pepino e alho).

(Rhodes, Setembro 2005)

Ainda não conheço suficientemente os vinhos gregos para falar deles, e as sobremesas são demasiado doces para mim, mas os mezedes são uma perdição.

Além do óbvio, que é ir à Grécia comê-los, existe em Bruxelas um simpático restaurante grego que recomendo vivamente.

5 comentários:

Paulo disse...

Acompanho-te. À Grécia, claro, que eu gosto de ir directamente à fonte.

Pitucha disse...

O que não falta em Bruxelas são restaurantes: gregos e outros. E bons! (Para variar do tempo...)
;-)

Gi disse...

Paulo: boa. Comecemos a programar isso, que eu estou sempre pronta a lá voltar.

Pitucha: é bem verdade. Até portugueses :-)

Ludmila Ciuffi disse...

Gi,
Para a Grécia nunca fui, para Bruxelas pretendo ir em breve. Mas estou apostando nos chocolates e na cerveja...
Ludmila

Gi disse...

Ludmila, como não gosto de cerveja não posso comentar, mas os chocolates são bons, e a cidade tem muito a oferecer :-)