sábado, 23 de julho de 2011

Pardalário*

Para mim, devem ser romenos. Primeiro veio o Aurélio, simpático, insinuando-se nos nossos afectos. Logo trouxe o Belchior e a Carolina, e aí comecei a perceber as relações hierárquicas: o Belchior, ligeiramente maior, apropria-se por vezes da comida que o Aurélio já tinha no bico. A Carolina nunca se aproxima, e come depois dos machos.

(Albufeira, Julho 2011)

Começaram a trazer o resto da família, que antes só se atrevia quando não havia humanos à vista. Agora vêm todos descaradamente à pedinchice, e quando lhes digo que estão a exagerar, que por hoje não há mais gulodices, arranjem-se como quiserem, trazem os filhotes, penudos e rechonchudos, de bico aberto e asas a estremecer, piando esfomeados e perseguindo os mais velhos. É para estes que pedimos, dizem claramente os adultos, e é verdade, eu bem os vejo a enfiar os bocados maiores nos bicos ávidos.

Ora os filhotes já não são assim tão bebés: perfeitamente capazes de voar, já aspiram migalhas do chão, mas continuam a pedir aos paizinhos que os sustentem.

Se isto não é típico da juventude do século XXI! Daqui a dias exigem-lhes iPads e DVDs do Chicken Run.


*A palavra e a profecia são do Paulo

10 comentários:

Paulo disse...

Ahahh.

Joao Quaresma disse...

Sabem muito! :))

luisa disse...

São uns espertinhos esses pardalitos. E eu sei do que falo, tenho uma colónia deles instalada entre as canas do meu telheiro. Até cantam bem e quase sempre me alegram, mas quando toca ao asseio... quem se trama sou! Não há chão nem móveis de jardim que aguentem :))

FanaticoUm disse...

É deveras interessante observar e tentar compreender a relação hierárquica nos pardais. É algo muito mais complexo do que se pode imaginar à primeira, quando se pensa que são apenas alguns que voam e se aproximam de nós.

Moura Aveirense disse...

Giro!... mas... não entendi a expressão «Para mim, devem ser romenos»... parece um pouco depreciativa, pelo menos para mim que tenho uma grande amiga de origem romena... :S

mfc disse...

Ahahahahaha... devem ser romenos!!!
Fizeste-me dar uma gargalhada!
Beijinhos

João Afonso Machado disse...

Estava avisada, Gi... Mas os pardais são uma companhia simpática em qualquer jardim.

Gi disse...

Paulo, pois...

JQ, bem mais do que eu...

Luisa, ainda esta manhã tive de passar tudo à mangueira.

FanaticoUm, sinto-me (quase) uma verdadeira etóloga ;-)

Moura, com as devidas desculpas, a minha experiência de romenos limita-se aos que pedem esmola nas ruas de diversas cidades europeias.

Mfc, a tua experiência deve ser semelhante à minha. Bjs.

Tem razão em ambos os pontos, João Afonso :-)

George Sand disse...

Então Gi é a geração à rasca :)

Gi disse...

George Sand, parece que sim :-)