
(Bordeaux, Junho 2012)
A Place de la Bourse é a cara que Bordéus gosta de apresentar aos visitantes, ardilosamente reflectida num espelho de água onde nestes dias de calor o pessoal se entretém a chapinhar.
A Porte Cailhau e a Grosse Cloche são portas das muralhas do século XIV, restauradas no século XIX e, suspeito, seguindo uma ideia romântica do passado.
A ponte de pedra é possivelmente a mais bonita das que atravessam o Garonne, e foi projectada no tempo de Napoleão.
A sul do Cours Victor Hugo instalaram-se as comunidades norte-africana e senegalesa. Há souks e cafés frequentados só por homens. Curiosamente este bairro centra-se em torno da igreja muito católica de Saint Michel.
O Museu da Aquitania conta a longa história de Bordéus e da Aquitania, uma das três regiões que César dizia constituirem a Gália, habitada por povos que não eram Celtas nem Belgas. A visita é gratuita e muito interessante.
A catedral de Saint André e a sua torre sineira valem uma visita.
Voltando para norte, esqueça-se a Rue de Sainte Catherine, recomendada para compras em todos os guias mas sem interesse nenhum: as multidões estão lá mas as lojas boas estão no Cours de l'Intendance, que leva direitinho ao Grand Théatre e às esplanadas em seu redor.
7 comentários:
Obrigado pelo guia, Gi. E pelas fotos. Gosto particularmente do pessoal reflectido a chapinhar na água.
Quanto às portas, suspeito que suspeitas bem.
Paulo, será uma filosofia parecida com a dos "Monumentos Nacionais".
Exactamente.
Quero agradecer-te esta revisitação magnífica de Bordéus!
Muito bem feita e muito bem documentada.
Beijos,
Mfc, não tens de quê, ainda bem que gostaste. Bj.
Oh Gi ... a minha cidade em França. Da minha família digo bom e também um pouco minha. Lindo. Inveja da ópera que viu por lá. A ver se me vingo agora no verão :-), vou já à lista dos festivais de verão da Diapason, toma, toma :-) :-) - brinco claro ...
Fernando, :-)
Ora se eu soubesse que era a "sua" cidade, tinha-lhe pedido sugestões.
Enviar um comentário