quinta-feira, 21 de junho de 2012

Um passeio por Bordéus

A Place des Quinconces é um enorme terreiro entre duas áreas arborizadas, onde fica a estação principal de todos os transportes públicos terrestres de Bordéus. Em si mesma não tem graça nenhuma, mas são interessantes as colunas adornadas com proas de navios, sobre um modelo Romano, assim como o monumento aos Girondins que tomaram parte na Revolução Francesa e foram guilhotinados a mando de Robespierre.



(Bordeaux, Junho 2012)




A Place de la Bourse é a cara que Bordéus gosta de apresentar aos visitantes, ardilosamente reflectida num espelho de água onde nestes dias de calor o pessoal se entretém a chapinhar.



A Porte Cailhau e a Grosse Cloche são portas das muralhas do século XIV, restauradas no século XIX e, suspeito, seguindo uma ideia romântica do passado.


A ponte de pedra é possivelmente a mais bonita das que atravessam o Garonne, e foi projectada no tempo de Napoleão.


A sul do Cours Victor Hugo instalaram-se as comunidades norte-africana e senegalesa. Há souks e cafés frequentados só por homens. Curiosamente este bairro centra-se em torno da igreja muito católica de Saint Michel.


O Museu da Aquitania conta a longa história de Bordéus e da Aquitania, uma das três regiões que César dizia constituirem a Gália, habitada por povos que não eram Celtas nem Belgas. A visita é gratuita e muito interessante.


A catedral de Saint André e a sua torre sineira valem uma visita.


Voltando para norte, esqueça-se a Rue de Sainte Catherine, recomendada para compras em todos os guias mas sem interesse nenhum: as multidões estão lá mas as lojas boas estão no Cours de l'Intendance, que leva direitinho ao Grand Théatre e às esplanadas em seu redor.

7 comentários:

Paulo disse...

Obrigado pelo guia, Gi. E pelas fotos. Gosto particularmente do pessoal reflectido a chapinhar na água.

Quanto às portas, suspeito que suspeitas bem.

Gi disse...

Paulo, será uma filosofia parecida com a dos "Monumentos Nacionais".

Paulo disse...

Exactamente.

mfc disse...

Quero agradecer-te esta revisitação magnífica de Bordéus!
Muito bem feita e muito bem documentada.
Beijos,

Gi disse...

Mfc, não tens de quê, ainda bem que gostaste. Bj.

Fernando Vasconcelos disse...

Oh Gi ... a minha cidade em França. Da minha família digo bom e também um pouco minha. Lindo. Inveja da ópera que viu por lá. A ver se me vingo agora no verão :-), vou já à lista dos festivais de verão da Diapason, toma, toma :-) :-) - brinco claro ...

Gi disse...

Fernando, :-)
Ora se eu soubesse que era a "sua" cidade, tinha-lhe pedido sugestões.