domingo, 25 de maio de 2014

Ópera em Barcelona

Consegui bilhetes para o Gran Teatre del Liceu, para a última récita da Tosca com o elenco A, isto é, com Sondra Radvanovsky no principal papel.

(Barcelona, Março 2014)

O Joaquim, no blogue Im Fernem Land, fez uma crítica que praticamente subscrevo a este espectáculo. Tenho de confessar que já não me lembro de pormenores que na altura teria podido comentar, mas em resumo, foi assim: a encenação de Paco Azorín é clássica mas sem graça, com umas coisas incompreensíveis aqui e ali, como, por exemplo, pôr a prisão no escritório de Scarpia, e aí os prisioneiros assistirem, sem se manifestarem, a todo o segundo acto. Ainda no primeiro acto, a entrada atrasada de Tosca para a cena com Scarpia admito que não deva ser imputada ao encenador.
Da orquestra e do maestro Paolo Carignani não guardo memória, mas se não exaltaram não terão maltratado aquela música belíssima.

Gostei de ouvir ao vivo Sondra Radvanovsky: tem realmente uma excelente voz e uma boa prestação cénica. Não é nada bonita, mas ao longe isso não me incomoda. Foi sem dúvida quem valeu o preço dos bilhetes. O tenor Jorge de Léon achei fraquinho, o seu Cavaradossi não me maravilhou, embora fosse melhor ao vivo do que no clip do próprio teatro.
Quanto ao barítono Ambrogio Maestri, que fez Scarpia, não estando ao mesmo nível da Tosca tem voz e cantou bem, mas faltou-lhe o prazer da maldade que tem de existir na presença e na voz e, como notou um dos comentadores do IFL, feliz ou infelizmente temos sempre Gobbi como referência.

2 comentários:

Fanático_Um disse...

O Liceu é um dos teatros onde mais gosto de ver ópera. O teatro é muito bonito, está primorosamente recuperado, e tem quase sempre elencos de primeira água. O público é conhecedor e exigente, o que também gosto.
Para a semana lá irei ver a Valquiria que, como habitualmente neste teatro, tem dois elencos em cena.

Gi disse...

Fanático_Um, também gostei muito da sala, que além de bonita é confortável e tem boa acústica.
Gostaria de lá voltar não daqui a muito tempo; para já fico à espera do seu relato da Valquíria.