quinta-feira, 21 de junho de 2007

Os estrogénios e os jornalistas

Notícia do Público, hoje:

Conclusões do estudo de 2002 estavam erradas
Afinal, os estrogénios sempre fazem bem ao coração das mulheres com menopausa
20.06.2007 - 22h36 Ana Gerschenfeld

Os especialistas norte-americanos da saúde das mulheres enganaram-se. E, pela primeira vez, começaram hoje a admitir oficialmente o seu erro, com a publicação de um artigo no New England Journal of Medicine (NEJM) que marca uma viragem clara de atitude face às terapias hormonais da menopausa, ou THM.

(...)
Sempre se pensou, com base nomeadamente em experiências nos animais, que os estrogénios protegiam as mulheres das doenças cardiovasculares. Mas em 2002, nos EUA, um grande estudo dos riscos cardiovasculares das THM, o Women’s Health Initiative (WHI), foi interrompido devido a observação, nas participantes que recorriam às ditas terapias, de um aumento desses riscos e também dos riscos de cancro da mama. A partir daí, o pânico alastrou, levando grande parte das mulheres que recorriam a estes tratamentos a abandoná-los.
(...)
O estudo agora realizado por JoAnn Manson, de Harvard, e colegas, é uma derivação do WHI, designada por WHI-CACS (Coronary-Artery Calcium Study). Os cientistas estudaram a evolução das calcificações arteriais em 1064 mulheres do WHI que tinham entre 50 e 59 anos, tinham sofrido uma remoção do útero e eram tratadas apenas com estrogénios há cerca de sete anos e meio. Os depósitos de cálcio nas artérias coronárias fazem parte do processo de desenvolvimento da aterosclerose e são um bom indicador de futuros riscos cardiovasculares.

E o que os cientistas concluíram desta vez foi que, ao contrário do WHI, que abrangia também mulheres mais idosas e mais doentes, nestas mulheres mais jovens e saudáveis os estrogénios tinham um efeito claramente cardio-protector até aos 65 anos.O editorial que acompanha a publicação dos resultados no NEJM é bastante contido no seu tom, apesar de se estar a falar de um erro crasso do estudo inicial.

Compare-se com a conclusão do abstract do NEJM:

Conclusions Among women 50 to 59 years old at enrollment, the calcified-plaque burden in the coronary arteries after trial completion was lower in women assigned to estrogen than in those assigned to placebo. However, estrogen has complex biologic effects and may influence the risk of cardiovascular events and other outcomes through multiple pathways. (ClinicalTrials.gov number, NCT00000611 [ClinicalTrials.gov] .)

(post publicado igualmete em MedBlog)

Sem comentários: