quarta-feira, 30 de abril de 2008

Mais uma vez o preço do petróleo

Notícia do Público:

ANAREC acusa petrolíferas de especulação de preços
Combustíveis mais caros entre 2,1 e três cêntimos por litro
30.04.2008 - 09h14
Por Lusa

(...)
"É uma especulação pura, porque mesmo que o barril de petróleo suba em dólares, os euros mantém-se os mesmos. Não há justificação nenhuma", referiu o presidente da ANAREC [Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis], Augusto Cymbron, desafiando as refinarias a mostrar as facturas do que pagam por cada barril que compram.
"Só assim é que as pessoas verão de facto o que se está a fazer", concluiu Augusto Cymbron, dizendo ainda que o Governo fecha os olhos a estas subidas porque representam mais receita, através do IVA, para os seus cofres.

Confronte-se com esta notícia do Euronews:

Petróleo 29/04 20:49 CET
BP e Shell anunciam resultados em alta
Impulsionadas pela subida do preço do petróleo e do gás natural, BP e Shell anunciaram esta terça-feira resultados relativos ao primeiro trimestre do ano que ultrapassam as estimativas dos analistas.
Em relação ao período homólogo, a BP registou lucros de 6,6 mil milhões de dólares, ou 4,2 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de 48%.
Os lucros da Royal Dutch Shell cresceram 25% entre Janeiro e Março. O resultado das actividades de exploração e produção subiram 12%, para 5 mil milhões de euros.


Pois.

Sem comentários: