quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Explicações precisam-se

Por favor, amigos economistas, expliquem-me:

#1 Se
a Reserva Federal empresta 85 mil milhões de dólares à AIG e em troca assume o controlo de 79,9 por cento do capital isso não é o mesmo que comprar a AIG? Ou nacionalizá-la? Ou no mínimo penhorá-la?

#2 Se
os Bancos centrais injectam mais liquidez para tentar acalmar mercados internacionais, isso não vai baixar o valor do dinheiro e subir a inflação (como no Zimbabwe)?

4 comentários:

Joao Quaresma disse...

Não sendo economista, aqui vai:

1. É uma nacionalização, mas que deverá correr nos mesmos moldes da Fannie e do Freddie: provisória, dando-se a reprivatização em 2010, se não me engano.

2. Penso que não uma vez que se destinam a manter alguma liquidez em circulação e os juros mantêm-se inalterados e altos. O que se passa também é que os investidores estão naturalmente retraídos pela crise, e o arrefecimento que se vive é em grande parte resultado disso. Daí que se o BCE decidisse um abaixamento dos juros, isso seria um input (adoro estes termos) positivo que nesta altura do campeonato não implicaria aumento da inflação e pouparia aos contribuintes europeus muitos milhões dos seus impostos, para obter resultados mais que paliativos. Em suma, o que o BCE está a fazer é mais uma vez errado, em nome da sacrossanta luta contra a inflação (isto numa altura em que o emprego sobe...).

Tanto se critica a administração Bush, que tem gerido a questão irrepreensivelmente, enquanto do Sr Trichet não se diz nada.

3. Não, não li isto em nenhum lado.

Gi disse...

Obrigada, JQ.

Pelo que me tenho apercebido mais liquidez não significa mais dinheiro, mas apenas a redistribuição daquele que existe.

Quanto à gestão Bush ser irrepreensível, tenho grandes dúvidas.

Alvaro Santos Pereira disse...

Olá Gi,

É uma nacionalização, ainda que disfarçada. E é temporária. No entanto, os últimos tempos mostram bem que os governos dos países mais avançados não têm problemas de nacionalizarem os seus bancos e seguradoras quando as coisas não correm bem.

Quanto à liquidez, o que os bancos centrais estão a tentar fazer é evitar os erros da Grande Depressão de 1929, quando as falências dos bancos privados foram exarcebadas pela acção da FED, que reduziu a liquidez (ou os montantes de fundos disponíveis) dos mercados em vez de a aumentar.

Em princípio, não teremos problemas inflacionários, pois os bamcos centrais estão simplesmnete a contrapor a contracção do crédito (causada pela crise financeira) com a injecção de mais fundos. Veremos

Alvaro

Gi disse...

Obrigada, Álvaro, tentar entender a economia é muito complicado.

Os governos de países cuja filosofia é a do mercado livre nacionalizarem (comprarem) bancos e seguradoras gigantes quando estas não andam bem parece estranho - aliás uma boa parte do povo americano parece achar o mesmo.

Li já não sei onde que mais tarde a liquidez extra poderia ser retirada, não sei se isto é verdade.