domingo, 14 de junho de 2009

Mais um cão algarvio

Notícia do Observatório do Algarve:

Estes cães querem ser reconhecidos
14-06-2009 6:12:00
O Cão do Barrocal Algarvio espera obter o reconhecimento de cão de raça portuguesa. Companheiro de caçadores e pastores, é um símbolo do interior da região.
(...)
A ACCBA mostrou pela primeira vez a raça algarvia na primeira Feira de Peça e Caça do Algarve, em 2004, onde apenas contavam com 20 espécimes. Hoje já existem mais de mil na região e nas feiras chegam a participar 100 cães.
O Cão do Barrocal Algarvio era conhecido como 'lanudo', 'fraldado' e 'guedelhudo'. Tem como principais características físicas o pelo macio, orelhas levantadas e peludas na base e a cauda 'em bandeira'(...) Rogério Teixeira (...) realça a característica mais diferenciadora: “Quando pressentem um coelho dentro da toca 'sapateiam'” (...)


Parabéns. São de louvar as iniciativas que procuram aumentar a dignidade e o respeito devido aos cães, e definir uma raça pode ser importante. Nunca tinha reparado nestes cães, que até são muito elegantes: vejam-se aqui algumas fotos - pena que alguns estejam presos com correntes.

A propósito, quem estiver no Algarve nos próximos dias 19, 20 e 21 de Junho e 3, 4 e 5 de Julho, vá até Faro e contribua para a Ajuda Alimentar Animal.

Sem comentários: