terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Sherlock Holmes

We met next day as he had arranged, and inspected the rooms at No. 221B, Baker Street, of which he had spoken at our meeting. They consisted of a couple of comfortable bed-rooms and a single large airy sitting-room, cheerfully furnished, and illuminated by two broad windows.

Arthur Conan Doyle, A Study in Scarlet, pg 18, London 1996

O museu Sherlock Holmes em Londres é uma graça. Fica em Baker Street, pois claro, uma casinha de época com vários andares ligados por uma escada com passadeira, dezassete degraus até ao primeiro andar onde se encontram o quarto do herói e e a sala de estar com janelas para a rua. O dr. Watson foi improvavelmente relegado para o segundo andar, para junto da senhora Hudson. A casa de banho com água corrente quente e fria, dá para as traseiras. No terceiro andar estão as reconstituições macabras com figuras de cera.

Há o violino, o cachimbo, o kit de cocaína, a foto de Irene Adler, os recortes de jornais, as armas, o esfigmomanómetro do bom doutor, detalhes e detalhes de aventuras que já nem recordo.

(Londres, Novembro 2009)

No rés-do-chão há, claro, uma loja onde quase quase comprei o chapéu de caçador de veados. Ficava-me lindamente.

6 comentários:

mfc disse...

Gostei da tua descrição interessada e interessante.

Mário R. Gonçalves disse...

Há anos que planeio e adio ir ver a cascata na Suíça onde Holmes e Moriarty deram o abraço fatal...

Goldfish disse...

Nem quero imaginar um chapéu de caçador de veados...

Gi disse...

MFC, obrigada :-)

Mário, lembro-me dessa cena mas não me lembro onde fica a cascata.

Goldfish, não é nada de assustador, pode vê-lo aqui.

Mário R. Gonçalves disse...

The Reichenbach Falls (Reichenbachfall) are a series of waterfalls of river Aar near Meiringen in Bern canton in central Switzerland.(Wikipedia)

Meiringen é a aldeia-museu de Sherlock Holmes; bonita mas muito turística. De lá vai um combóio de cremalheira em via estreita até à cascata.

Mário

Gi disse...

Obrigada, Mário. Tentarei incluí-las quando for a Berna, que não conheço.