quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Negócios claros

Notícia do Diário de Notícias:

Aviação
TAP quer vender a Groundforce
Ontem
A TAP decidiu alienar a totalidade do capital da Groundforce, principal causadora dos prejuízos da companhia em 2009.
(...)
A gestora de bagagens foi, em 2009, a principal causadora dos prejuízos da companhia, apesar da TAP, no ano passado, ter recuperado grande parte dos 285 milhões de euros negativos registados em 2008, adianta o Jornal de Negócios.
Segundo o mesmo jornal, apesar de prever uma redução dos prejuízos em 2010, a Groundforce ainda deverá registar 19 milhões de euros negativos.


Eu não percebo nada de negócios, mas pergunto-me quem quererá comprar uma empresa que é a principal responsável por 285 milhões de euros de prejuízos.

Ou talvez sejam dezanove milhões?

A verdade é que o Jornal de Negócios diz que há mais de um ano que a TAP está a tentar vender os 50,1% da Groundforce que em tempos foram detidos pelos espanhóis da Globália e que, pelos vistos, a Autoridade da Concorrência, em Novembro último, lhe recusou autorização para comprar.

Em resumo, há pr'áí 50,1% de uma empresa que só dá prejuízo e que não pertencem a ninguém, que mesmo assim a TAP gostaria de comprar mas, não podendo, abre mão dos restantes 49,9%.
Há um ano que estão à venda e ninguém os quer.

Claramente eu também não.

3 comentários:

Paulo disse...

Não percebo por quê. Não te daria um jeitão seres dona de uma empresa que gere bagagens? Eu gostava que fosses. Sempre podia ir chatear-te sempre que me chegassem fregueses com malas perdidas.

Gi disse...

Tu achas que se fosse eu a gerir se partiam malas???

Paulo disse...

Nem se partiam nem se perdiam.