domingo, 20 de março de 2011

Informação e ignorância

Notícia do Expresso, edição em papel, caderno principal, página 2:

CARLOS E PARKER_BOWLES
Primavera começa em Portugal

O Príncipe de Gales e a Duquesa da Cornualha começam a 28, em Lisboa, o 'tour de primavera', que terá continuidade em Espanha e Marrocos.(...)

Confesso que me irrita que os jornalistas (não só os do Expresso, também outros como os do Diário de Notícias ou de revistas cor-de-rosa) continuem a tratar a duquesa pelo apelido do ex-marido mesmo depois do segundo casamento. Mas como esperar outra coisa de quem confunde campos de golfe com automóveis?

4 comentários:

Teresa disse...

Nisso, valha-nos a vetusta e sempre muito correcta iHola!, que se lhe refere sempre como la duquesa de Cornuailles.

À margem: descobri há dias, a jantar com um grande amigo que casou há poucos meses com uma espanhola (e tem a vida numa correria de fins-de-semana em Madrid, ele cá e ela lá), que em Espanha as mulhres não adoptam o apelido do marido. Não fazia ideia.

(isto não está a correr nada bem, irra! Já tive de apagar dois comentários)

Paulo disse...

Também não me parece elegante.

Vera disse...

Ela também não soma elegância ...

Gi disse...

Teresa, apaguei os comentários eliminados, e perguntei a uma amiga semi-espanhola mais detalhes sobre a (não) adopção do nome do marido - essencialmente se é opção recente ou antiga, e qual a prevalência - mas ainda não tive resposta.

Paulo, exactamente.

Vera, se isso fosse verdade, que não sei se é ou não, para lá de não ser bonita nem ter grande figura (também já não tem vinte anos), ainda assim não seria desculpa :-)