domingo, 27 de março de 2011

Limpeza de Primavera

Hoje foi dia de jardinagem. Houve limpezas, podas, orientação das videiras, e não é que de repente, ao desbastar um hibisco, me aparece um ninho?

(Hoje, no meu jardim)

Mais contente não podia ficar. Claro que o desbaste passou a ter outro cuidado, que já se sabe como o meu coração é mole no que toca à bicharada, ainda que longe das pessoas que se dedicam a pôr na via pública comida para os pombos, os gatos e, como observei na manhã de sexta-feira, as gaivotas.

(Albufeira, Março 2011)

Ainda a propósito, ao arrancar hera num canto encontrei uma espécie de viveiro de caracóis. Preparava-me já para o genocídio quando me lembrei do vídeo que descobri ontem no Facebook do Vítor Rua, e digam-me lá como se pode trucidar tais animaizinhos depois de os ver nestas atitudes...

8 comentários:

mfc disse...

Fiquei tocado com o vídeo do caracol!
Mas a descoberta do ninho comoveu-me...

Moura Aveirense disse...

So sweet o caracolinho :)

luisa disse...

E esse ninho tem ar de estar habitado ou nem por isso? é que aqui no mato atrás de casa também vou sempre espreitar um ninho que está numa pequena oliviera... mas nem sombra de passarinhos por lá.:(

Já quanto ao caracol, apesar do vídeo, fiz-me forte! Ora que diabo... então está aí a chegar a época de um dos meus petiscos favoritos... não vou agora amolecer por causa do bichinho deleitado no duche... :)

Gi disse...

Luisa, este não tem ovos, mas suponho que pertencerá aos melros que por aqui costumam esvoaçar e a única vez que vi filhotes foi há cinco anos, em Maio, por isso não sei o que esperar.

Quanto a comer caracóis, se não nos tornarmos vegetariana/os teremos sempre que passar por cima destas cenas ternurentas, que remédio... Eu só gostaria que os bichos que comemos vivessem felizes e morressem sem sobressaltos.

João Afonso Machado disse...

Veja lá se o ninho não é do ano passado. A maior parte das nossas aves pequenas não não territoriais ou sedentárias. Pelo tamanho não é para o porte de melros e afins. É de ave mais pequena.
Adeus
JAM

Gi disse...

Pode ser, João Afonso, eu só o ter visto este ano não quer dizer que não estivesse lá.

Tem 14 cm de diâmetro externo e 14 cm de altura total, mas a profundidade útil é mais ou menos 5 cm e o diâmetro interno aproximadamente 11 cm.

Os passarinhos que visitam o jardim são estes, sendo que as rolas já desapareceram há um ou dois anos.

Por isso pensei que fossem os melros os responsáveis, mas posso estar enganada.

Paulo disse...

Foi divertido voltar a ouvir a passarada.

Entretanto, consta que a coluna vertebral dos caracóis é semelhante à de certos (muitos?) políticos. Uma grande vantagem dos primeiros sobre os segundos é não termos de os ouvir.

Gi disse...

Paulo, o rasto que deixam também é semelhante...