quarta-feira, 18 de maio de 2011

Livros e mais livros

A Rita Maria passou-me uma corrente, e eu prometi responder. É uma série de perguntas sobre livros, pelo que não deve ser muito complicado. Vou tentar:

1. Existe um livro que lerias e relerias várias vezes?
Não muitos, mas de facto gosto de ler e reler a correspondência de Cícero, que é uma espécie de janela aberta sobre os sentimentos e as atitudes, não só do próprio Cícero mas de toda aquela geração de Romanos.
Uma cusquice, se quiserem.

2. Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?
Alguns, e recentemente O Ano da Morte de Ricardo Reis de José Saramago, um livro muito bem escrito mas que me maça tanto, tanto, que acabei por desistir.

3. Se escolhesses um livro para ler para o resto da tua vida, qual seria ele?
Essa é uma perspectiva assustadora. Um só livro? Posso fazer batota e escolher umas Obras Completas? É que mesmo assim...

4. Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste?
Muitos, mas ainda espero lê-los.

5. Que livro leste cuja 'cena final' jamais conseguiste esquecer?
Do Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett, a cena final do 2º acto:
Jorge: "Romeiro, romeiro, quem és tu?"
Romeiro: "Ninguém!"
Cai o pano lentamente.

6. Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?
A minha mãe lia-me histórias: passar eu a lê-las foi a sequência natural, e tornei-me uma leitora voraz. Lia ficção, claro: comecei pelas histórias de fadas em livros de pano, depois em cartão com ilustrações em relevo que se podiam mexer, e entre texto puro e duro e banda desenhada, vim por aí fora.

7. Qual o livro que achaste chato mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?
Neste momento estou a ler um chatérrimo, o Mário que me perdoe: Selected Poems de Emily Dickinson. Todos os dias me pergunto se valerá a pena acabá-lo.

8. Indica alguns dos teus livros preferidos.
Quem quiser mesmo saber pode ir ali acima ver o meu perfil completo.

9. Que livro estás a ler neste momento?
Três: o já citado Selected Poems of Emily Dickinson, o segundo volume das Lettere ad Attico de Cícero e Furious Love de Sam Kashner e Nancy Schoenberger, acerca do romance entre Elizabeth Taylor e Richard Burton. Ele escrevia cartas lindíssimas.

10. Passa o questionário a dez outras vítimas.
Dez? Não me atrevo. Sugiro-o à Moura Aveirense, à Xantipa, ao Mário, se tiverem paciência, e a quem mais aqui apareça e se inspire. Se fosse cinema propunha-o à Isa, se fosse música ao Fernando Vasconcelos... Se responderem, irei ler as respostas com todo o gosto.

4 comentários:

Teresa disse...

Fiquei muito interessada no Furious Love

E o final de Frei Luís de Sousa?
«Morro, morro de vergonha!»

História hilariante com a minha amiga Crista, numa aula do quarto ano do Liceu, quando demos a peça. Leitura da cena final. A Crista, a fazer de Maria, com tom trágico: »Morro! Morro de vergonha! Cai o pano!»

Estivemos uns bons minutos a rir.

mfc disse...

Acho que me manteria fiel ao "Fio da Navalha". Li-o com 20 anos e marcou-me para sempre!

Rita Maria disse...

Obrigada! (Também nao estou a avançar com o Ricardo Reis e queria tanto...ganhei-o de herança de alguém de quem gosto (gostava? nao, gosto) muito.

Rita Maria disse...

Ah, agora fui ver tudo...eu também adoro a série romana da Colleen Mccullough, acho-a muito bem escrita e incrivelmente pesquisada (tirei uma excelente nota a "Democracia na Grécia e Roma Antigas" só á custa de ter lido esses livros) e gosto mais do Yes Minister / Yes Prime Minister em livro do que em série, os livros sao absolutamente fantásticos, releio-os imensas vezes!