domingo, 19 de fevereiro de 2012

Contas feitas

A Casa do Médico de S. Rafael, em Sines, é uma espécie de lar de terceira idade concebido para médicos e seus familiares, podendo também funcionar como hotel para médicos de passagem, à semelhança de uma mais antiga que existe no Porto.

Estive a ler o respectivo regulamento na Medi.com de Janeiro, o mesmo que se enconta aqui e, quando cheguei ao tarifário, fiquei perplexa. É que sempre que se dividem as pessoas em escalões para fins monetários, saem aberrações.



No caso, se um médico tiver rendimentos no valor de dois mil euros e quiser ter um quarto só para si, terá de pagar 1155 euros, o que lhe deixa para despesas pessoais 845 euros.
Mas se tiver uma reforma de dois mil e um euros, para ter o mesmo quarto desenbolsará 1755 euros, e ficará então com 246 euros para si.

Por outro lado, se receber entre 526 e 704 euros, ou entre 1001 e 1154 euros não tem direito a quarto individual, porque não conseguirá pagar a mensalidade correspondente ao seu escalão. Mais vale receber só 525 euros, porque tem quarto individual e ainda lhe sobram 225 euros!

Curioso igualmente é que, numa Casa do Médico, assistência médica e de enfermagem poderá ser fornecida, se necessário, sendo o seu custo suportado pelo hóspede (5.5).

5 comentários:

mfc disse...

É bom atentar que estamos a falar de diárias de 10 a 50 €, o que é absolutamentecompetitivo com a maioria dos estabelecimentos que fornecem alojamento.

Gi disse...

Mfc, está bem (entre 10 e 58.5, já agora), mas nesses o cliente pode escolher o hotel que lhe for mais favorável, enquanto aqui, pelo mesmo quarto, tem de pagar consoante o escalão. Mesmo uma percentagem dos rendimentos seria uma proposta mais razoável, embora não fosse a minha escolha.

Moura Aveirense disse...

Triste ser idoso em Portugal.

FanaticoUm disse...

É verdade Gi, a perplexidade é também minha e, penso, de todos os que alguma vez encararam a hipótese de vir a usufruir deste espaço.

Gi disse...

Moura, lá isso é.

FanaticoUm, talvez tenhamos de preferir o Porto :-p