domingo, 11 de novembro de 2012

O sorvedoiro grego

Notícia do i:

Europa tenta evitar que a Grécia entre em falência dia 16
Por António Ribeiro Ferreira, publicado em 10 Nov 2012 - 03:10 | Actualizado há 1 dia 7 horas
Eurogrupo devia libertar tranche na segunda-feira mas adiou a decisão para 26 de Novembro
O parlamento grego aprovou quarta-feira o pacote de austeridade (...) Este fim-de- -semana será votado o orçamento para 2013, que inclui muitas das medidas aprovadas quarta-feira. Com estas decisões, Atenas esperava que o Eurogrupo, que se reúne segunda-feira, desbloqueasse a tranche de 31,5 mil milhões de euros, decisiva para o país poder pagar salários, pensões e outros serviços essenciais já a partir de dia 16.
(...)


O que mais me impressiona é que dois anos e tal passados sobre o início do plano de resgate à Grécia, se lhe faltar uma fatia do empréstimo o país fica sem dinheiro para pagar salários, pensões e outros serviços essenciais, ou seja, parece que não está nada mais capaz de corresponder aos seus compromissos do que alguma vez esteve.

Ora isto é como emprestar dinheiro a um desempregado que não consegue arranjar novo emprego, para que possa comer: é muito bonito, mas tem de se ir emprestando mais e mais, com a certeza de nunca lhe resolvermos o problema e nunca reavermos o nosso dinheiro.

E ser o Estado Social a emprestar-lhe não é diferente, porque o Estado Social, como parecemos ter descoberto (alguns! outros nem isso) há pouco tempo, somos nós.

4 comentários:

Goldfish disse...

É a velha história de dar o peixe ou ensinar a pescar. O que mais me transtorna é que ninguém parece interessado em ensinar ou (pior!) em aprender a pescar - a começar por Portugal. Aos políticos, pelo menos, parece que só há dúvidas entre pagar o peixe já ou, em alternativa, pagá-lo mais tarde. A nossa frota pesqueira e a quantidade de peixe no nosso mar já tiveram melhores dias, é certo.

Gi disse...

Goldfish, concordo quando dizes que ninguém parece interessado em aprender a pescar. Eu fico de boca aberta quando oiço pessoas como Angela Merkel dizer que Portugal está a cumprir os objectivos quando nós sabemos que este desgoverno vai falhar o défice, falhou as receitas fiscais previstas, e tem falhado todas as reformas a que se comprometeu.
Ou anda a enganá-la muito bem ou nos anda a enganar a nós. Podes escolher.

Goldfish disse...

O meu marido diz que o Gasparzinho anda a fazer aquilo para que lhe pagam - lá no emprego dele na UE, não aquilo que era suposto fazer enquanto governante de um país. Sendo isto verdade (é que o disparate é tanto que não acredito que eles acreditem no que dizem, não podem ser assim tão cegos e estúpidos) mais uma vez os enganados são aqueles que, entre nós, ainda acham que isto assim vai a algum lado (bom).

Gi disse...

Também me custa acreditar que seja tudo burrice e incompetência. Não sei se leste este post.