segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Massa crítica

Há uma teoria que diz que se houver um número suficiente de pessoas a trabalhar numa área necessariamente aparecerão algumas que se salientarão.

Pode ter sido esta teoria a inspirar uma afirmação do sinistro da Ciência de que faltava meio milhão de investigadores na Europa, e que já referi em mais do que um post.

Hoje leio no Sol:

2a-feira, 8 Outubro
Obras de Arte
Imitações são especialidade em vilarejo chinês

Gostava de ter um Van Gogh para mostrar às visitas mas anda sem vontade de roubar um banco ou um museu? Vá a Shenzhen, a sul da China, onde milhares de artistas reproduzem obras de arte em grande quantidade
É um pequeno vilarejo em Shenzhen, de nome Dafen. Nele, podemos ver centenas de Mona Lisas e trabalhos impressionistas pelas janelas do estúdios dos jovens.
«A pintura a óleo é um grande negócio na China. Cerca de 60% dos trabalhos a óleo no mundo são produzidos em Shenzen», afirmou o presidente da Shenzhen GWBJ Art, Zhang Jingxuan. «Temos cerca de 5000 artistas que pintam tudo - clássico, impressionista, abstracto - todos os temas».
A habilidade dos artistas de Dafen para produzir réplicas em massa faz com que as pinturas sejam vendidas a preços muito convenientes. E se alguém não conseguir encontrar aquela obra de museu ou paisagem que deseja, os artistas locais podem fazer uma cópia rapidamente.
«Eu adorava pintar e arte quando era jovem. Então escolhi esta profissão. E eu adoro pintar Veneza», disse Ma Haibin, pintor de 33 anos que trabalha em Dafen há 10.

Porque é que Dafen ainda não produziu grandes artistas por mérito próprio?

5 comentários:

Paulo disse...

Também é uma coisa que não entendo. Vamos à Net procurar um quadro específico de um determinado pintor e aparecem vários sites a quererem vender-nos cópias perfeitas.
Vivemos na era da cópia.

Gi disse...

Não me passa pela cabeça ter uma cópia de um quadro, mas pensando bem, não sei porquê: se gosto de olhar para um Rembrandt, por exemplo, porque não hei-de ter uma cópia em casa para deliciar os olhos?

Paulo disse...

Why not?

Gi disse...

Porque sabemos que é mentira?

Paulo disse...

Hélas.