domingo, 21 de outubro de 2007

O Melro e o Padre Cura

Vem este título* a propósito da noite de Gala de sexta-feira passada no S. Carlos, que serviu para apresentar dois cantores que vão aparecer mais vezes esta temporada e umas habilidades de José Cura.

A primeira parte foi preenchida com algumas árias e coros de ópera. Infelizmente, há uma boa razão para que nos espectáculos de ópera a orquestra fique no fosso: desta vez a Sinfónica Portuguesa encheu o palco e por várias vezes abafou completamente os cantores.

Estes cantaram mas não me encantaram; é possível que a ária de Liù, Signore ascolta, não tenha sido a mais bem escolhida para fazer brilhar Chelsey Schill, e admito que venha a revelar-se uma Gilda interessante, com uma voz cristalina. Johannes von Duisburg, hirto em palco, tem um vibrato nas notas longas que me incomoda. Medonho mesmo, foi pôr Maurício Ferrer, que está na mudança de voz, a cantar o pastor do início do terceiro acto da Tosca.

Quanto a José Cura, parece querer seguir os passos de Placido Domingo, desde cantar árias de barítono (que pena ter desaparecido do YouTube um clip em que Domingo contracenava consigo próprio a fazer Almaviva e Figaro) a reger a orquestra.

Mas para reger uma orquesta Cura tem ainda muito que aprender: no 1º andamento da 9ª Sinfonia de Beethoven achei-o uma distracção tão alarmante, com a batuta a fazer de metrónomo, que tive de fechar os olhos. O 2º andamento é tão genial (adoro aquelas pausas, as dissonâncias, a maneira como os temas são desdobrados pelos vários instrumentos - acho que está lá tudo o que os compositores do séc. XX quiseram fazer, mas em bom) que nem o Cura mo conseguiu estragar. O resto, confesso que achei uma seca.

Isto está mau. Veremos o que acontece com a continuação da temporada, mas acho melhor começar a sério a ver os programas de outras cidades pela Europa fora.

*Na realidade o título refere-se ao poema de Guerra Junqueiro, e não tem de facto à primeira vista que ver com o espectáculo em causa. O melro tem, mas é outra história.

2 comentários:

Paulo disse...

Cara Gi, obrigado por publicar aqui a sua opinião sobre a "gala", à qual acabei mesmo por não ir. Felizmente, pelos vistos, já que tive acesso a outras opiniões que vão no mesmo sentido.

Boa tarde de praia.

Xantipa disse...

Foi, então, a isto que tu foste...
Não se pode saber antes, não é?
Beijinho