quinta-feira, 20 de março de 2008

Perguntas ao contrário

Notícia do Euronews:

Comissão Europeia 19/03 19:45 CET
Bruxelas quer pôr termo à impunidade nas estradas europeias

Acabar com a impunidade dos condutores europeus que cometem infracções nas estradas de outros Estados-membros, este é o objectivo (...)
Esta harmonização diz respeito a quatro infracções bem precisas que de acordo com Bruxelas são responsáveis por 75 por cento das vítimas mortais nas estradas europeias. São elas o excesso de velocidade, o álcool ao volante, o não uso do cinto de segurança e o não respeito dos semáforos.


Pergunto eu: qual é a percentagem de automobilistas em excesso de velocidade que se envolve em acidentes mortais? A que velocidade vão?

Suponho que o mesmo se pode perguntar sobre os automobilistas com álcool no sangue, sem cinto de segurança ou que não respeitam os semáforos. Mas comecemos pela primeira, pode ser?

2 comentários:

Filipe Tourais disse...

Quando ouvi a notícia, o meu comentário foi: como é que um tribunal estónio me pode obrigar a pagar uma multa? O segundo foi: qual o interesse do Estado portuguÊs em fazer sair de Portugal o valor das multas? E um terceiro, sobre os inevitáveis enganos de multas em sítios onde nunca estivemos. É ridículo.

Gi disse...

Filipe, um tribunal estónio pode obrigar-nos a pagar uma multa se a sanção por não a pagar for não poder conduzir em Portugal.

A sua segunda pergunta leva-me a fazer outra: eles vão harmonizar também o valor das multas?