quinta-feira, 1 de julho de 2010

Importância estratégica

Artigo do Público:

Opinião
Ninguém atropelou os direitos dos accionistas
01.07.2010 - 11:49 Por José Sócrates, primeiro-ministro
O Governo fez o que devia fazer para defender os interesses estratégicos de Portugal e da Portugal Telecom (PT).
A PT é uma empresa muito importante para o País. E a participação da PT na Vivo é um activo estratégico de sucesso no mercado brasileiro - é mesmo a empresa de telecomunicações nº 1 no Brasil. Sucede que a internacionalização da PT e a sua presença no Brasil é absolutamente fundamental para a economia portuguesa.
(...)


Os accionistas (= proprietários) da PT são, segundo a própria empresa, maioritariamente estrangeiros: europeus (40%) e norte-americanos (23%) vs 36% portugueses. Por isso interrogo-me sobre a importância estratégica da PT para a economia portuguesa.

A maioria (73.9%) dos accionistas (= proprietários) da PT, incluindo o maior accionista português, votou a favor da venda da Vivo à Telefónica. Por isso
interrogo-me sobre a importância estratégica da Vivo para a PT.

Sei que as empresas e os bancos portugueses andam com dificuldade em financiar-se lá fora, e que os interesses financeiros de curto prazo dos accionistas (= proprietários) da PT seriam a entrada de mais de sete mil milhões de euros dos quais uma boa parte ficaria em mãos portuguesas. Por isso interrogo-me sobre a importância estratégica da PT para o primeiro-ministro.

Sem comentários: