sábado, 29 de janeiro de 2011

O mar numa garrafa

peixe-leão
No fim-de-semana passado visitei o Oceanário de Lisboa, onde nunca tinha ido. Aliás a minha experiência de aquários é muito limitada: fui duas vezes ao Aquário Vasco da Gama, a primeira quando era miúda, e uma vez ao Polaria de Tromsø, na Noruega. Adorei o Vasco da Gama, o Polaria achei pouco pelo preço. O Zoomarine de Albufeira é mais e menos que um aquário e não conta para a estatística.

raias
Sei contudo que há muitos, alguns deles célebres e bem grandes, e que é só a nossa mania de que fazemos maior e melhor do que os outros que nos leva a julgar que o Oceanário é único.

lontra
Não é com certeza, não pode ser - mas deve ser tão fascinante como qualquer outro, e igualmente merecedor de visita, e ali passei duas horas, arregalada e feliz como uma criança, diante dos tubarões, das raias, das rãs e das lontras, e dos fundos coloridos do Índico onde nadam os incontornáveis peixes-palhaço que alegraram a infância dos meus sobrinhos.

peixe-palhaço

(Lisboa, Janeiro 2011)

3 comentários:

Goldfish disse...

Eu consegui lá entrar ainda durante a Expo, quando fui visitá-la com a minha mãe e a minha avó (devido a problemas de locomoção de uma e à idade da outra, tínhamos prioridade). É lindíssimo! E, depois de visitar o zoo de Amesterdão, cheguei à conclusão que as condições do de Lisboa não são assim tão más, e eles têm imenso orgulho nele...

Fernando Vasconcelos disse...

Ainda que vivendo em Lisboa só visitei o Oceanário por duas vezes. Uma delas durante a Expo ... Gostei. Durante uns tempos tiveram programas para crianças muito engraçados. O meu filho passou lá uma noite mesmo junto ao aquário grande, uma grande aventura para ele (tinha acho 6 anos). Não sei se continuaram mas era bastante bem feito.

Anónimo disse...

O Oceanario e muito bonito. Acredite que nao fica atras de nenhum aquario internacional. E a localizacao e linda. Tambem me sinto uma crianca quando o visito ; )


Desculpe a falta de acentuacao mas o teclado do movel nao os tem....